VISTO NEGADO PARA O CANADÁ

Tive o visto negado para o Canadá. E agora? O que eu faço?

Se você teve um visto negado, antes de reaplicar, você precisa entender os motivos pelos quais esse visto foi negado. Não adianta tentar reaplicar com o mesmo processo se está claro que você não tem dinheiro o suficiente ou não tem vínculos, por exemplo. É preciso correr atrás de melhorar os pontos indicados como fracos no seu processo. 

O que leva o visto canadense a ser negado? 

O visto canadense pode ser negado por uma série de fatores, sejam eles falta de fundos, falta de vínculos com o seu país, você não convencer o oficial de que vai voltar para o seu país de origem, você mandar documentos errados, o propósito e a estadia da sua viagem serem duvidosas, se o seu exame médico tiver algum problema, se você tem antecedentes criminais, se você não preencheu corretamente os seus formulários (os formulários são em inglês ou francês, então alguém que não fale os idiomas e não solicite ajuda profissional para preenchê-los, pode ter dificuldade de responder esses documentos da maneira correta, especialmente se estiver tentando submeter o visto por conta própria). Se você morou ilegalmente em algum lugar também pode ser um motivo para recusa. 

Como eu posso saber o motivo do meu visto ter sido negado? 

Quando você tem o visto negado, recebe a carta de recusa com os motivos concedidos pelo consulado pela negativa. Lá são mencionados todos os motivos pelos quais o seu visto foi negado. Se ainda assim você não tiver entendido as razões da recusa, existe outro documento, com explicações mais detalhadas e específicas do que a carta de recusa, chamado ATIP. Esse documento demora um pouco para chegar, ao menos 30 dias, e apenas pode ser solicitado por um residente do Canadá (pode estar aqui como estudante ou trabalhador, por exemplo) ou PR, ou um cidadão canadense. 

Quanto tempo depois da recusa do meu visto eu posso reaplicar? 

Não existe um prazo para isso. Já vi gente reaplicando no mesmo dia, mas o melhor é você reaplicar quando tiver corrigido o que apareceu na sua carta de recusa ou na sua ATIP para ter certeza de que haverá menos chances do seu visto ser negado novamente. 

Que documentos posso usar na minha reaplicação? 

Além dos documentos referentes aos motivos da negativa, é bom fazer uma carta de intenção explicando exatamente o que você mudou na sua aplicação e por que agora você é um bom candidato a ir para o Canadá com o seu visto solicitado. 

Devo fazer essa reaplicação com ajuda ou sozinho? 

Um consultor de imigração sempre será a pessoa mais indicada para fazer a aplicação do seu processo e obter uma chance maior de sucesso. Ele vai saber quais os documentos que você pode utilizar em cada caso de recusa. No entanto, se você preferir fazer sozinho, isto não impede que você reaplique sozinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *