VALE A PENA VIR PARA O CANADÁ?
Recentemente, tenho recebido muitas mensagens de pessoas que acham que eu só falo mal do Canadá, especialmente depois que eu disse que não gostava de Vancouver e que achavam que, na minha opinião, o Canadá não valia a pena. Bem, antes de tudo, gostaria de dizer que a minha ideia não é, NUNCA, vir aqui para encher o ouvido de vocês com críticas ao Canadá e sim tentar passar a minha realidade e a realidade de muitos dos meus inscritos que já chegaram ao Canadá e enfrentaram diversos tipos de dificuldades. Afinal, as coisas lindas do Canadá todos podem mostrar, especialmente quando acabaram de chegar e estão deslumbrados com o país. As coisas difíceis e ruins ninguém quer falar a respeito porque é onde vem o maior número de críticas. E fora que tem gente que só está a fim de vir reclamar na internet mesmo. Lembrando que eu não sou dona da verdade de ninguém, nem da do meu marido. Só da minha. Então, vamos lá: Vale ou não vale a pena vir para o Canadá? Eu acho que isso depende muito do seu perfil, de onde você mora no Brasil, da sua profissão, da sua família, da sua condição financeira, das suas expectativas de lugar perfeito, e por isso vou dividir isso em tópicos dando A MINHA OPINIÃO.
1) Perfil
Se você é uma pessoa acomodada, se você é uma pessoa que não quer desbravar o mundo, se você é uma pessoa mimada e preguiçosa, se você é uma pessoa dependente, eu não acho que o Canadá vai te satisfazer. Aliás, nem o Canadá e nem nenhum país no mundo, exceto o Brasil. Se você é uma pessoa super apegada à sua família e você tem mais medo do desconhecido do que da realidade do Brasil, fique no Brasil. A gente já teve essa conversa no vídeo que eu fiz com motivos que fazem as pessoas voltarem para o Brasil. Eu acho que o Canadá ou morar no exterior de maneira geral te ajuda a melhorar esses aspectos, mas mesmo assim, algumas coisas são bem difíceis de mudar. Você vai encontrar imigrantes de muitos perfis diferentes, até porque, nem todo mundo vem com o mesmo tipo de visto ou com a mesma intenção para o Canadá. Mas uma coisa que eu vejo em 90% deles é que são pessoas dispostas a sair da sua zona de conforto em busca de algo melhor, por maiores que sejam os desafios encontrados no caminho.
2) Lugar que você mora no Brasil
99,9% das pessoas que eu conheço querem sair do Brasil por causa da violência. Mas, gente, convenhamos que existem lugares mais tranquilos no Brasil SIM. Nem todo lugar está sofrendo como o Rio de Janeiro nesse momento. Aliás, muitos lugares não chegam nem perto. Eu entendo que mesmo pessoas que saiam de lugares mais seguros em busca de qualidade de vida no Canadá, mas a realidade de medo constante não é a de toda a população brasileira. Se você está saindo de locais onde você não vê mais solução, o Canadá vale muito a pena. Para mim, que vim do Rio de Janeiro, vale CADA CENTAVO INVESTIDO NESSE PROJETO.
3) Profissão
E quando eu digo profissão, não digo apenas a sua área, mas também se existe emprego no Brasil pra você e se você está atualmente empregado. Digo isso porque eu fui autônoma a vida toda numa profissão nova, que é a Naturologia Aplicada, onde as pessoas estão mais interessadas em gastar com a comida que necessitam para viver do que com bem-estar. Eu fui vendo a minha carreira regredindo no Brasil, como muitos de vocês vêem também. Então, nesse caso, para mim, valeu muito a pena. O que tornou tudo complicado é trabalhar numa área regulamentada. No caso, área da saúde. Outra coisa que eu vejo as pessoas avaliando é quem é concursado. Nossa, o povo concursado sofre demais. E, por isso, todas as outras coisas têm que ser positivas quando em contraste com ser funcionário público. Porque largar um emprego garantido com uma aposentadoria mara… tem que valer muito a pena mesmo. O que eu acho que vale muito a pena no quesito profissão no Canadá é que o Canadá te permite se reinventar. Começar do zero, em algo completamente novo, empreender e eu sei hoje que se eu decidir largar a acupuntura que foi a minha meta de vida nos últimos 10 anos, eu posso começar aos 30, 40, 50 anos do zero em outra profissão.
4) Família
Quando eu digo família é: com filhos ou sem. Porque a resposta a essa pergunta com filhos é, na minha humilde opinião, sempre SIM! Ou se você quer ter filhos no futuro. Novamente, um número enorme de inscritos vem conversar comigo dizendo que tudo o que eles querem é o melhor para os filhos. Não que para quem não tenha filhos ou não queira ter filhos não valha a pena. Mas os filhos, normalmente, são a âncora para um bom planejamento. Mesmo os filhos inexistentes ainda. Pessoas que vêm com filhos são extremamente cautelosas e eu percebo menos falhas no planejamento das pessoas que vêm com filhos. O Canadá passa a valer muito mais a pena para quem tem filhos justamente porque, na minha percepção, as pessoas que vêm com filhos, vêm mais planejadas, pesquisam mais, se informam mais e já sabem exatamente o que vão encontrar no Canadá. Mais uma vez, a minha percepção das pessoas que vêm com filhos para cá é que elas vivem muito mais tranquilas se os filhos vão para a casa dos amigos, se querem passear num parque, se querem andar de bicicleta, se querem ter liberdade para serem crianças. Não precisam ficar dentro de condomínios trancados ou até dentro de casa brincando nos tablets ou vendo desenho. Adiciono mais uma coisa para a parte de família: Famílias homossexuais, transsexuais, etc. Vocês serão aceitos por quem vocês são e isso já faz tudo valer a pena também.
5) Condição Financeira
Você é rico? Pode ir pro Canadá. Você vai amar o Canadá tendo rios de dinheiro? Acho que você vai achar alguns defeitos, especialmente na saúde. Você quer ficar rico no Canadá? Bom, acho até que você pode ficar rico, mas depende bastante da sua área de trabalho. Não acho que a maioria das pessoas queiram vir para cá para ficarem ricas. Acredito que as prioridades sejam outras. Se você não tem dinheiro, o problema já não é que não vale a pena. É como você vai fazer para chegar no Canadá e se manter no Canadá. Uma vez no Canadá, você vai ver que o custo de vida, comparado com grandes centros no Brasil, é bem mais em conta, o salário mínimo compra muito mais do que o mínimo no Brasil. Você tem reais condições de viver com o salário mínimo. Especialmente em casal. Você consegue comprar um carrinho por mil dólares. Você consegue ter uma alimentação saudável por um valor razoável.
6) Expectativas
Primeiro que vir para o Canadá com expectativas, quaisquer que seja, é a maior furada. Expectativa é a coisa que mais vai fazer o Canadá não valer a pena. Até porque, expectativa está relacionada com muitos outros sentimentos, especialmente o medo e a frustração que temos com várias coisas no Brasil e também com o Canadá que é vendido para a gente na mídia. E é por isso que eu sou tão tão tão chata e pareço que só falo mal do Canadá. Porque eu criei expectativas sem fim como provavelmente você que me assiste criou ou cria todos os dias também. Os motivos que me levaram a Vancouver são hoje os motivos que me fazem querer sair de lá. Não foram expectativas de encontrar algo que eu não imaginava que me prejudicou e sim de após pesquisar tudo tudo tudo, achar que certas coisas não seriam tão ruins quanto pareciam ser. Foi ser otimista demais ao invés de realista demais. É difícil falar para não criar expectativas. Acho que é natural do ser humano que está buscando e sonhando com algo melhor. O Canadá tem sim milhares de coisas melhores que o Brasil assim como o Brasil tem milhares de coisas melhores do que o Canadá. E dói quando vemos que algo no Brasil era melhor do que no Canadá, onde sonhávamos que seria melhor que no Brasil. Ou pelo menos tão bom quanto no Brasil. Antigamente as pessoas passavam anos pesquisando para imigrar para o Canadá, afinal, o processo muitas vezes demorava 2, 3, 4 anos. Hoje em dia, tem gente que mal e porcamente se planeja e em 6 meses já está no Canadá. Dá certo para algumas pessoas? Sim! Claro! Mas não vejo dar certo para a maioria que faz isso. Se você vier para o Canadá tendo noção de que ele não é o paraíso, tá longe de ser perfeito, tem defeitos como qualquer outro país nesse mundo, o Canadá vai valer muito a pena para você.