Hoje vou falar 5 coisas que são vantagens que nós, brasileiros, temos quando nos mudamos para o exterior.
1 – Somos muito caras de pau na hora de falar inglês ou francês. Não somos uma nação tímida.
Eu ouvi isso recentemente de alguém que me disse que o professor de inglês falou isso sobre os brasileiros. A gente não sabe falar, mas a gente tenta e que se dane. O importante não é falar corretamente e sim se fazer entender, mesmo que a gente só esteja falando bobagem. A grande maioria dos brasileiros que eu conheço não fazem realmente questão nenhuma de pronunciar corretamente aquilo que estão se propondo a falar, mas se esforçam muito para se comunicarem. Existem nações que são mais fechadas e se arriscam menos a falar a língua quando não a dominam. Algumas vezes tive diálogos com pessoas aqui que quando viram que não iam conseguir usar uma palavra ou falar algo que queriam falar, desistiram de falar dizendo “esquece” e eu fiquei sem saber o que eles iam falar.
2 – Somos multi task.
Acho que o mercado de trabalho no Brasil exige que o brasileiro seja multi funções. Ele tem que saber um pouco de tudo para conseguir se manter em um emprego, ao contrário de aqui no Canadá onde todo mundo é bem especialista e se você pedir para que a pessoa saia um pouco do que ela faz, ela já não sabe mais fazer. Isso evita que os funcionários sejam explorados por seus patrões, mas ás vezes pode colocar um brasileiros em posição vantajosa na hora de arrumar um emprego. Fora que o brasileiro é muito guerreiro. Se ele vir que saber aquilo é necessário pra ele se manter ali, ele mexe os palitinhos dele e aprende.
3 – Brasileiros têm iniciativa e são empreendedores
Quem disse isso foi a Nanda Rangel (obrigada também, Nanda!) e ela está certíssima. Eu fico impressionada com a quantidade de brasileiros que eu conheço aqui, eu inclusive, que abriram seus próprios negócios e hoje estão aí gerando empregos. O Canadá já é um país que dá oportunidade da gente empreender. E o que tem de brasileiro aproveitando essa oportunidade é impressionante. Fora isso, vemos muitos brasileiros crescendo muito rápido dentro do próprio emprego justamente por causa dessa iniciativa. Fora o fato de sermos multifunção que eu falei antes!
4 – A gente tem um outro referencial do que é algo ruim ou difícil
O que pros canadenses seria algo gigante, pra gente é algo muito pequeno ás vezes. Gente, a gente ouve aqui do povo que se eles ficarem 20 minutos no trânsito é um absurdo. Gente, se eu ficasse só 20 minutos no trânsito pra ir pra qualquer canto, eu ia me sentir no paraíso. Se uma pessoa é assassinada, durante aquela semana toda a pessoa vai ser notícia na TV. Pode até ser um pouco de insensibilidade da nossa parte não ficarmos mobilizados com a morte de alguém, mas é porque já estamos meio calejados com isso no Brasil, né? Não sei se vocês assistiram o vídeo das situações inusitadas que eu passei no Canadá. Uma delas foi que o meu professor me perguntou se o brasileiro era mais estressado que o canadense e eu respondi que óbvio que sim e ainda tive que ouvir do meu colega o quão sofrido era o povo canadense. Eu paguei de doida ali, mas toda vez que eu ouço esse tipo de coisa me lembro que eles não têm um referencial de comparação do que é realmente passar perrengue forte, muitas vezes, viver num local inseguro, com pobreza, corrupção braba, e um tanto de coisa. Pode ser que tenham sim passado por muitos perrengues e passem diariamente por dificuldades, mas quando comparado com o Brasil…. É por isso que o pessoal vem pra cá e acha tudo maravilhoso. Vem trabalhar em obra ou em restaurante e acha o máximo que no final do mês dá pra pagar o custo de vida todo ou quase todo e ainda tem qualidade de vida.
5 – Brasileiros são limpos
Sim, somos limpos. Por mais que a gente faça cagada na rua, dentro de casa somos normalmente limpos. Quando eu entrei nesse apartamento e nas outras casas de canadenses aqui, todas elas pareciam zonas de guerra. Esse meu aqui só faltava ter calcinha em cima da geladeira. A gente tentava caminhar na casa e parecia que estávamos em um campo minado, tendo que desviar das minas. Você dificilmente vai ver a casa de um brasileiro assim aqui. Ou fedorenta. E qual a vantagem de sermos limpos? Essa eu ouvi de algumas pessoas que tiveram conversas com os landlords. Os landlords falaram coisas como “agora quero alugar pra brasileiro sempre”, “chama mais amigos brasileiros pra morarem aqui no prédio”, “vou transformar esse prédio em um prédio só pra brasileiros”. Ou seja, deixamos uma boa impressão para alguns landlords. E quem sabe o sufoco que é alugar um apartamento aqui no Canadá, sabe que precisamos ter aí uns pontinhos a mais na hora da disputa de um apartamento.
6 – Brasileiros sempre vêem o lado bom das coisas.
Quem disse isso foi a Mariana Rilko (obrigada Mari). Vejam só: “Pagamos impostos altíssimos no Canadá”. Aí o brasileiro diz “mas, gente, pelo menos a gente vê esse dinheiro sendo bem aproveitado né? Temos segurança, saúde, escola, tudo direitinho”. Ou então “Nossa, o transporte de Toronto é caro, custa 140 e poucos dólares”. Mas gente, olha a malha que o transporte cobre??
Ou então aquela clássica: A gente vê um esquilo, qualquer esquilo, que nada mais é do que um rato com um formato diferente e fica tirando foto achando lindo.
7 – O jeitinho brasileiro
Sim, o jeitinho brasileiro. Uma vez eu falei em um vídeo aqui que eu não achava que o jeitinho brasileiro fosse de todo ruim. Eu acho que muitas coisas ruins vêm do jeitinho brasileiro, mas se vocês enxergarem o jeitinho como uma forma de conseguir se virar nos 30, se adaptar a alguma coisa, usar a sua criatividade para sair de uma situação indesejada então sim, o jeitinho têm as suas vantagens.
O jeitinho que eu quero dizer aqui é procurar soluções, improvisar, sermos criativos… Tudo isso. “Ah, mas isso vindo de você que é carioca diz muita coisa porque carioca é malandrão”. POUPE-ME do seu preconceito.