AVISO: ESTE CONTEÚDO NÃO É DE MINHA AUTORIA, PORÉM POSTO AQUI COM A AUTORIZAÇÃO DE UMA DAS PESSOAS QUE FEZ O GUIA.
Conheça o Working Holiday Visa, uma possibilidade de você vir para o Canadá com um visto de trabalho. Clique aqui – WHV – Guia para iniciantes v2.0.0 para ver o guia ou leia no blog.
O QUE É ESTE GUIA?
Este guia é um resumo, um compilado de informações e foi criado para tirar as dúvidas de principiantes que estejam buscando informações de como trabalhar legalmente no Canadá, ele não é oficial, não tem vinculo com nenhuma agência de intercâmbio ou consultoria, e não pode ser culpado por qualquer erro que você possa a vir cometer.
O QUE É O WORKING HOLIDAY VISA?
O Working Holidays (WHV) é uma das três modalidades do International Experience Canada (IEC) , para pessoas de países que possuem o Youth Mobility Agreement (YMA). O Brasil não faz parte do YMA, porém é possível requisitar através de uma Recognized Organization (RO) ou empresas que as representem, como World Study e Encubate.
Mesmo o Brasil não fazendo parte dos países homologados, é possível aplicar para esse visto por uma RO Canadense e empresas parceiras. Informação oficial.
QUAIS SÃO AS EXIGÊNCIAS PARA CONSEGUIR UM Working Holiday Visa?
● Idade mínima de 18 e máxima de 35 anos. (…)
● Você precisa apresentar um passaporte válido.
● Seguro de saúde para toda duração do programa.
● Nada consta criminal (Nem sempre é solicitado)
● Exame médico realizado por um médico autorizado.
● Ter sido fichado por dirigir embriagado é um crime sério no Canadá, e será um impeditivo, a não ser que você faça uma reabilitação.
● Os EUA e Canadá compartilham informações entre si, se você ou um parente esteve ilegal nos EUA isso pode comprometer sua habilitação.
QUEM PODE DISPONIBILIZAR UM WORKING HOLIDAY VISA?
No site do CIC (site oficial da imigração) existe uma lista de ROs que podem comercializar o Work Holiday. Essa lista sofreu uma alteração no final de 2018 e apenas uma RO permaneceu autorizada a comercializar Working Holiday Visa com brasileiros:
● Go International (Tamwood)
Note que ainda existem outras RO’s podendo comercializar programas do IEC para brasileiros, como Young Professionals e International CO-OP. Estes são programas com requisitos diferentes, se distanciando um pouco do Working Holiday Visa.
(ATUALIZAÇÃO JANEIRO DE 2020: A Go International Não está mais fazendo Working Holiday Visa)
O QUE FAZ UMA RO?
A RO tem a função de te auxiliar na sua viagem e ajudar a planejar. Elas são livres para criar regras adicionais para o programa, como por exemplo ser recém graduado ou pós-graduado ou mesmo estar cursando uma graduação ou pós-graduação, este são exemplos de exigências, elas podem ofertar serviços extras e cobrar a mais por isso, como por exemplo um emprego de nível básico (entry level) em alguma empresa parceira, ou mesmo um curso de inglês em uma escola parceira.
ATÉ QUANDO VAI DURAR?
As ROs respondem essa duvida dizendo que o Working Holiday Visa é um programa piloto (em testes pelo governo canadense) e que a cada ciclo do programa não se sabe se ele continuará vigente, ou seja enquanto não se abre novas vagas, não podemos saber se esse programa continuará funcionando.
POSSO CONTRATAR UM RO PARA CONSEGUIR O MEU VISTO?
A GO International não negocia diretamente com brasileiros, e se você tentar entrar em contato irão te redirecionar para a Encubate , sua parceira no Brasil e no Canada. Graças a essa parceria, estas empresas podem comercializar o Working Holiday Visa para brasileiros.
POSSO TRABALHAR COM O WHV?
Sim, o visto é um OWP – Open Work Visa ou seja um visto de trabalho aberto, com ele você pode trabalhar em qualquer região do Canadá até 40h por semana (full-time) permitidas por lei e em qualquer área, desde que a área não seja regulamentada ou seja você não pode exercer: medicina, advocacia, engenharia etc, sem uma validação do seu diploma, antes de requisitar o visto verifique se sua área exige esse tipo de validação, na maioria dos casos essa re-validação exigirá uma faculdade no Canadá o que pode sair caro. A título de informação áreas de TI – Tecnologia da Informação são profissões não regulamentadas, ou seja, você não precisa revalidar seu diploma para trabalhar em empregos dessa área.
QUANTO TEMPO O VISTO VALE PARA BRASILEIROS?
O visto tem duração de 1 (um) ano para brasileiros, a partir do momento em que você o ativa, isso ocorre geralmente ao chegar em um aeroporto no Canadá. Informação oficial.
QUANTO TEMPO DE VISTO PARA QUEM TEM DUPLA NACIONALIDADE?
Para pessoas que tem dupla nacionalidade é possível que a segunda nacionalidade possa conceder até 2 anos deste mesmo visto, sugerimos que consulte a lista das nacionalidades e seus respectivos tempos de duração no site oficia l, alguns países como Itália por exemplo tem restrições como, participar do programa apenas uma vez podendo trabalhar apenas 6 meses, pesquise as regras para a sua nacionalidade.
QUAL A VANTAGEM DE APLICAR USANDO A SEGUNDA NACIONALIDADE?
Se sua nacionalidade está na lista de países anfitriões do canadá pelo acordo YMA, você poderá aplicar sem necessidade de uma RO, ou seja diretamente pelo site do CIC, a maior vantagem será custo com o programa.
SAIU O MEU VISTO, QUANTO TEMPO TENHO PARA ATIVÁ-LO?
A partir da data de emissão do seu visto, você tem até 1 um ano para ativar esse visto no Canadá, após a ativação você tem 1 ano para usufruir do seu visto. Exemplo: Seu visto saiu em 10/12/2018 você tem até 09/12/2019 para chegar no Canadá e ativá-lo, após a ativação você tem até 09/12/2020 de visto válido para usufruir.
PRECISO COMPROVAR ALGUM VALOR AO CHEGAR NO CANADÁ?
A quantia de $ 2.500,00 CAD dólares canadenses, pode ser e quase sempre é requisitada pelo oficial de imigração no momento da sua chegada, ela é exigida para custear seus primeiros meses no Canadá, ela pode ser comprovada através de extrato de conta-corrente, cartão de crédito etc, percebemos por experiência que os oficiais sempre pedem outras contas bancárias para garantia de fundos em caso de necessidade extra. Informação oficial.
POSSO ESTENDER MEU VISTO?
Infelizmente não. Mas é possível, no entanto, uma segunda aplicação no IEC.
POSSO APLICAR MAIS DE UMA VEZ PARA ESTE PROGRAMA?
É possível aplicar até 2 vezes com cada RO, e cada RO pode criar regras adicionais em relação à segunda aplicação. Você pode tanto aplicar em categorias diferentes (WHV, Young professionals ou Student internship) quanto aplicar duas vezes pela categoria Working Holiday . Segundo essa informação oficial pelo Twitter , sim é possível aplicar uma segunda vez. Inclusive há casos em nosso grupo de pessoas que aplicaram inclusive para mesma categoria do programa e mesma RO.
POSSO USAR A EXPERIÊNCIA DE TRABALHO DO WHV PARA A IMIGRAÇÃO?
Sim, é perfeitamente possível. Se a sua experiência for Full Time, ou equivalente em Part-time, nos NOCs 0, A ou B, você pode usar essa experiência para aplicar para a imigração. Veja aqui em qual NOC seu trabalho se encaixa.
POSSO LEVAR A MINHA FAMÍLIA COM O WHV?
Poder pode, mas, o WHV foi feito para um aplicante apenas, o que as pessoas fazem é levar a família com o visto de turismo, nesse caso você precisará fazer exame médico para todos os membros da sua família que irão com você. Informação oficial .
ONDE ACHO UM MÉDICO APTO A REALIZAR O EXAME?
O Brasil está na lista de países que necessitam fazer exame médico para residentes ou residentes temporários (WHV se enquadra em residente temporário) que irão ficar no Canadá por mais de 6 meses. Para encontrar um médico que faça esse exame, acesse esse link . Mesmo estando no Canadá como turista é necessário fazer este exame antes de mudar ou pegar um novo visto, somente se sua intenção for permanecer por mais de 6 meses no Canadá.
MEU CÔNJUGE PODE APLICAR PARA UM VISTO TAMBÉM?
Sim, o cônjuge também pode conseguir um visto de trabalho caso o aplicante principal esteja trabalhando em um emprego incluído em uma das ocupações qualificadas (de nível de formação técnico/superior) NOC 0, A ou B. Informação oficial.
MEU CÔNJUGE INDO COMIGO COMO TURISTA PRECISA DO EXAME?
Se sua intenção for aplicar para um OWP para ele, sim, e é melhor já ir com o exame feito, inclusive os filhos, pois algumas escolas exigem no momento da matricula, pois caso o aplicante principal consiga um emprego no NOC uma das regras para o cônjuge retirar o visto é ter o exame médico pronto, isso poupará tempo, pois em média, caso não tenha nenhum problema no exame médico são no mínimo duas semanas de prazo para que o resultado fique pronto, se o cônjuge for do sexo feminino e por acaso coincidir com o período menstrual, esse tempo pode dobrar, esse exame está em média $ 280 CAD por adulto e 50 CAD por criança.
CONSEGUI UM EMPREGO NO NOC, COMO O MEU CÔNJUGE RETIRA O VISTO?
Se você aplicou para o programa e conseguiu uma oferta de trabalho no NOC, você deve levar para a fronteira mais próxima essa carta da oferta de trabalho com o título ou descrição da vaga contendo o NOC em evidência, caso na sua oferta não tenha essa informação clara, solicite uma carta mais completa em sua empresa, além disso você precisará dos seus 3 últimos comprovantes de pagamento de salário (quinzenal ou semanal), certidão de casamento traduzida e juramentada, além do exame médico (ou comprovação do último exame) do seu cônjuge, com isso em mãos vá a fronteira e então vocês fazem o chamado ” flag†pole¢†que é procedimento de sair e entrar novamente no Canadá, feito isso é possível pegar o visto de trabalho na mesma hora, pagando apenas a taxa de $ 255,00 CAD.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
MEUS FILHOS PODERÃO ESTUDAR GRATUITAMENTE SE EU TIRAR O WHV?
No geral sim , No Canadá cada província determina como irá gerenciar as escolas da região, a lei da província permite que filhos de um trabalhador com visto de trabalho aberto (OWP) com um emprego ativo e com contrato de no mínimo 6 meses possa matricular os filhos em uma escola pública canadense, porém isso depende muito da província, em Ontário ON você pode consultar o Education Act de Ontario . A parte que trata da não cobrança da mensalidade é o Item 49, subparágrafo (7). Em British Columbia BC leia a Seção 82 da Lei Escolar.
MEU VISTO FOI APROVADO, MAS NÃO QUERO ATIVA-LO IMEDIATAMENTE NA CHEGADA DO CANADÁ. POSSO?
Sim, mas veja, você pode entrar no Canadá como visitante (desde que tenha visto pra isso) como por exemplo o ETA – Eletronic Travel Authorization que é um visto emitido eletronicamente para quem já teve visto canadense, ou para quem tem visto americano válido nos ‘últimos 10 anos. Após o tempo da sua estadia como turista você faz o chamado ” flagpole” que é procedimento de sair e entrar novamente no Canadá e então ativar seu visto. Nas experiências que observamos de colegas que fizeram isso, percebemos que esse procedimento apesar de ser oficial e respaldado pela lei, infelizmente é desconhecido ou ignorado pelos agentes de imigração no momento da chegada, por isso recomendamos não ir plenamente confiante nesse procedimento, sempre se planeje bem. Em muitos casos, eles questionam sobre valores extras para sua estadia, já que entrará como turista, e se alegar estudo de língua, eles questionam se já existe uma pré matrícula em algum curso de inglês, por exemplo. O agente tem a palavra final e ele pode ativar seu visto mesmo que você mostre a lei a ele, infelizmente. Informação oficial.
RECEBI O MEU WORK PERMIT, MAS TEM INFORMAÇÃO ERRADA. O QUE FAZER?
Todo o documento deve ser conferido no momento do recebimento, o documento não deve conter nenhuma restrição quanto a trabalhar em alguma província específica, fique atento mas se ainda assim houver um erro, você precisa corrigir o mais rápido possível enviando um formulário para o CIC. Informação oficial.
QUAIS SÃO OS ERROS MAIS COMUNS?
Confira aqui a foto de um Open Work Permit, se atente aos detalhes e informações.
OS ERROS MAIS COMUNS AO PEGAR UM WORK PERMIT SÃO:
● Data de validade com o tempo menor(confira se você recebeu um ano de visto, que é o caso geral)
● Restrição de trabalho em uma província específica (Confira se no campo Employment location veio a informação UNKNOWN¨ qualquer nome diferente disso significa que seu visto será restrito a cidade descrita; cuidado com isso, empregadores “podem” não aceitar seu visto por causa dessa restrição). PS: tivemos muitos casos em que oficiais se recusaram a corrigir, em outros casos as pessoas não tiveram nenhum problema com empregadores por essa restrição, a princípio sugerimos argumentar com oficial, se não conseguir tente com outro oficial, se não tiver jeito entre em contato com o CIC ou com a agência ou RO responsável; em um caso após reclamação via telefone a pessoa recebeu um novo Work Permit por correspondência.
QUANTO CUSTA UM WHV?
O valor com a WS varia muito, já vi gente que pagou $3.500,0 CAD até gente que pagou $8.000,00 CAD, eles dividem caso contrate para o ano seguinte, deve ser pago integralmente até a data da saída do visto, o valor vai girar em volta de 5.000,00 CAD com pelo menos 1 mês de aulas de inglês OBRIGATÓRIAS (Pela WS é MUITO difícil você conseguir ir sem aula de inglês, mas é possível).
IMPORTANTE NOTAR ALGUNS FATORES DA WORLD STUDY
1) Ela exige que você esteja matriculado ou recém formado até no máximo 1 ano na faculdade. Essa exigência está INCORRETA, está de acordo com as regras antigas do programa. Já me comuniquei com as ROs parceiras da WS, e todas afirmaram que a WS estava cometendo um engano ao exigir isso, e disseram que a WS iria corrigir isso em breve. (Apesar de não terem mostrado o menor sinal de que iriam corrigir isso).
2) Ela vincula o programa TRUE dela com aulas de inglês. Porém isso é um requisito da própria World Study. As ROs não exigem vinculação com aulas de inglês, nenhuma delas.
3) Algumas filiais não tem experiência alguma com esse visto. Inclusive já chegaram ao absurdo de me informar que existe DATA de entrada no Canadá, e limite de 3 meses, não existe limite de data de entrada.
4) Antes de fechar com a WS acesse o site Reclame Aqui a lista de reclamações é bastante longa.
QUANTO CUSTARÁ O MEU SEGURO SAÚDE?
O valor de 1 ano de Health Insurance vai variar de $2 a $3 por dia. Deve dar entre $ 800,00 CAD a $ 950,00 CAD para um período de 12 meses.
QUANTO CUSTARÁ O MEU EXAME MÉDICO?
O exame médico deve sair em torno de R$ 500,00 – R$ 1000,00 reais.
EXISTE MAIS ALGUMA TAXA PARA PEGAR O VISTO?
O governo canadense cobra uma taxa de processamento de visto, de $ 255,00 CAD com o visto aprovado ou não, essa taxa será cobrada sem direito a reembolso. Após a aprovação o governo canadense lhe solicitará o envio do seu passaporte para São Paulo, em média R$ 100,00, mas aqui está a tabela de valores do parceiro deles que faz esse envio, mas observe, se você já tem um visto canadense ou ETA, após 3 dias o governo canadense manda uma carta (via sistema CIC) falando que você não precisa enviar mais o passaporte, você pode economizar nesse ponto, fique atento, vale a pena aguardar um pouco após a solicitação de envio do passaporte (tenha paciência).
QUANDO DEVO ENTRAR EM CONTATO COM A RO?
Atenção o ideal é que você entre em contato e reveja esses prazos, a inscrição junto a uma agência não significa necessariamente que as informações foram repassadas para as ROs, as agências costumam gerenciar essas inscrições previamente e fazer o marketing e propagandas bem antes do prazo das ROs.
No caso da Stepwest e SWAP as inscrições geralmente começam fim de outubro a começo de novembro a pretensão é que o visto saia até março/abril do ano seguinte. No caso da World Study (WS) eles costuma dividir em duas épocas, na primeira as inscrições começam geralmente em março/abril e o visto costuma sair em julho/agosto, a segunda época as inscrições abrem em outubro/novembro e o visto deve sair em março/abril do ano seguinte.
POSSO UTILIZAR O TEMPO DE TRABALHO PARA IMIGRAR?
Sim. Se você não conseguir juntar 1 ano completo de experiência canadense qualificada full time, você pode usar a experiência que você já obteve no futuro. Por exemplo, se você conseguiu trabalhar 7 meses num emprego qualificado durante o WH, quando você conseguir outro Work Permit (Seja WH, PGWP, por LMIA, etc), só precisará de mais 5 meses de experiência canadense para formar 1 ano. Ou vice versa, se você já tinha alguma experiência qualificada canadense, você pode completar 1 ano de experiência com o WH.
NÃO TENHO VISTO PARA O CANADÁ E NÃO SOU ELEGÍVEL PARA O ETA. DEVO SOLICITAR ALGUM VISTO?
Não, porém dependendo da sua cidadania, você precisará de uma Autorização Eletrônica de Viagem (eTA). O eTA ou visto será emitido para você ao mesmo tempo que sua permissão de trabalho (OWP). Você não precisa se inscrever separadamente ou pagar uma taxa adicional. Informação oficial.
O GOVERNO CANADENSE SOLICITOU O MEU PASSAPORTE. DEVO ENVIÁ-LO?
Não necessariamente. Temos caso no grupo que mesmo tendo o visto canadense/eTA requisitaram o passaporte e a pessoa tem também o stamp de Worker. Na maioria das vezes quando o visto é aprovado, o consulado pede para que envie o passaporte para colarem o stamp, mas dias depois do pedido eles enviam outro email caso encontrem no sistema que a pessoa já possui o visto de turismo e apenas emitem um eTA, sendo assim não precisa enviar o passaporte, fique atento, você pode economizar um dinheirinho em taxas aqui caso espere uns 3 dias a mais após essa solicitação.
O QUE APRESENTAR NA IMIGRAÇÃO SE ELES EMITIREM UM ETA EM VEZ DE COLOCAREM UM VISTO NO SEU PASSAPORTE?
Sua POE (port of entry letter) e um carta autorizando a emissão do seu work permit, ela é suficiente para o oficial saber que você possui um Working Holiday Visa, pois estará atrelado ao seu passaporte, mesmo sem o stamp. Além desta carta, você precisa levar documentos que comprovem os fundos ($ 2.500,00 CAD), seu insurance e também provar mais dinheiro caso sua passagem de avião seja somente de ida.
FICOU ALGUMA DÚVIDA?
Este guia foi criado através do nosso grupo de WhatsApp focado e unido para tratar somente†sobre o assunto do WHV, caso tenha interesse em participar, sinta-se livre para entrar no grupo: https://chat.whatsapp.com/9QDdUKcrd2a6DfUjfJkQbu
2 comments
Oi Kitty, boa tarde…
Estou no limite da idade (35 anos) e completarei 26 em outubro. O programa exige que no momento da aplicação o candidato tenha 35 anos ou no momento da ativação do visto?
Obrigado.
Márcio
Estando trabalhando no Canada em um NOC B full time através da permissão de trabalho do working holiday e sendo elegível para o EE, é necessário provar fundos? E se o aplicante principal do EE for o cônjuge que está trabalhando em um NOC B também, mas que obteve o Work Permit através do cônjuge que está no IEC?