Posso trabalhar no Canadá com o meu visto?
Depende do visto. Agora vamos explorar esses vistos com vocês!
Visto de Trabalho
Existem muitas formas de se conseguir um visto de trabalho canadense. Uma delas é vindo como acompanhante de um estudante pós-secundário. Mas o fato de você ter um visto de trabalho, entrar no Canadá com esse visto e receber a permissão de trabalho imediatamente após cruzar a fronteira, não significa que você possa começar a trabalhar na hora. Você apenas pode começar a trabalhar quando o aplicante principal oficialmente se tornar um estudante full-time. Ou seja, depois do primeiro dia de aula. E sendo uma permissão de trabalho aberta, você pode trabalhar com o que você quiser, contanto que não apareça nenhuma restrição do seu work permit.
Se você conseguir um LMIA (Labour Market Impact Assessment), não somente você pode ir trabalhar no Canadá, como você pode usá-lo para somar pontos ao seu Express Entry.
O problema é que conseguir esse LMIA não é uma tarefa fácil. Envolve dinheiro, tempo e uma série de outras burocracias, em que a empresa precisa comprovar que procurou candidatos durante certo tempo e entrevistou pessoas no Canadá e não encontrou ninguém e por isso você caiu como uma luva quando eles estavam procurando alguém para ocupar o lugar e que precisam de você na empresa.
Outra forma de você trabalhar no Canadá com OWP é se você for transferido, através da sua empresa para o Canadá. Digamos que você trabalhe em uma empresa com filiais em todo o mundo. E estão precisando que você seja transferido para o Canadá sabe-se-lá-Deus-por-que. Você pode conseguir um visto de trabalho para trabalhar lá enquanto for necessário.
Talvez você não consiga trabalhar enquanto estuda, mas se o seu programa for elegível ao PGWP, vocÊ pode usar o PGWP para trabalhar por certo tempo após o término do curso. O PGWP é dado para pessoas que finalizaram um programa full-time de no mínimo 8 meses em uma instituição pública ou uma instituição privada em Quebec ou uma instituição privada que te confira um degree no final do curso. No caso, estudando de 8 a 23 meses, você ganha o mesmo período para fazer o seu PGWP. Se você fizer 24 meses para cima, você ganha até 3 anos de PGWP. Isto pode ser diferente caso o seu programa seja acelerado.
VISTO DE ESTUDOS
Se você for fazer um College, uma universidade ou um mestrado, você pode trabalhar dentro e fora do campus. Não existe um limite de horas para serem trabalhadas dentro do campus. Na verdade, será o seu empregador no campus que vai te dar o número de horas.
Além disso, você pode trabalhar essas horas no campus e fora do campus. No caso, a sua permissão de estudos vai permitir que você trabalhe 20 horas semanais durante o seu período de estudo e 40 horas semanais durante o seu período de férias e intervalos agendados como natal, reading week, etc. Muitas pessoas acham que trabalhar durante o estudo é absolutamente impossível devido ao nível de exigência de uma instituição pós-secundária no Canadá. Então fica a vantagem aí de você ir com o seu cônjuge para que ele trabalhe e sustente a casa enquanto você só vai conseguir ficar com a cara enfiada nos livros.
VISTO DE TURISMO
Agora através de um visto de turista a coisa fica um pouco mais complicada, ok? Atualmente, não é possível trabalhar de forma remunerada com um visto de turista . Existem sites que propõem um voluntariado em fazendas e tal em troca de casa e comida durante um período máximo de 4 semanas no Canadá. Como o visto de turista te deixa ficar no Canadá por 6 meses, então você pode ficar em até 6 lugares diferentes trabalhando em troca de casa e comida. Você necessariamente vai ter que comprovar que tem dinheiro para esse programa, porque nem tudo vai ser dado para você. Alguns lugares só vão te dar comida durante a semana e no final de semana você vai ter que se virar. Outros lugares só precisam do seu trabalho durante poucas horas do dia então você teria bastante tempo para perambular por aí e no caso muitas vezes gastar dinheiro por aí.
No mais, NÃO TRABALHEM COM STATUS DE VISITANTE NO CANADÁ. Isto é trabalho ilegal.