Recebo essa pergunta todos os dias: Estou indo para o Canadá com o work permit pois meu cônjuge vai estudar num college no Canadá, mas eu não sei falar a língua daí. Você acha que consigo trabalhar sem inglês ou francês aí no Canadá?
E tenho uma resposta: SIM. É possível sim trabalhar sem falar uma palavra de inglês. É difícil pra burro, te limita em uma série de profissões, mas te faz ser mais criativo e empreendedor muitas vezes. E hoje o assunto é justamente dar algumas ideias do que tenho visto os brasileiros que chegam aqui com work permit, mas sem inglês conseguem fazer.
Lembrando que com visto de turismo você NÃO PODE TRABALHAR e com visto de estudos ou você está estudando inglês e não pode trabalhar ou você está no college/universidade/mestrado e tals e conclui-se que sabe falar inglês o suficiente para ter entrado nesse curso. Então esse post não é para vocês.
Repito, esse post é para quem tem work permit e não tem inglês nem pra comprar pão na esquina. http://www.cic.gc.ca/english/work/permit.asp
OBS: CADA PROVÍNCIA TEM AS SUAS REGRAS COM RELAÇÃO A DIFERENTES PROFISSÕES. INCLUSIVE ALGUMAS CIDADES POSSUEM REGRAS DISTINTAS COMPARADAS COM OUTRAS DA MESMA PROVÍNCIA. É PRECISO PESQUISAR MUITO SOBRE CADA PROFISSÃO ANTES DE CONCLUIR QUE É POSSÍVEL OU NÃO ATUAR COM ESTA PROFISSÃO NA CIDADE EM QUE VOCÊ QUER MORAR.
Bom, coisas que eu tenho visto e vou começar falando sobre o que eu faço.
Lembrando que como você não tem noção do inglês e do francês, muito provavelmente sua clientela e/ou chefes serão brasileiros.
1 – Trabalhar com massagem. Você vai precisar de uma licença para isso, mas o que tem de brasileira atrás de alguém que faça massagem modeladora e drenagem linfática, não tá no gibi. Quando eu anunciei que estava trabalhado com massagem, um monte de moças me mandaram inbox perguntando se eu fazia modeladora e drenagem. Se você é dessa área, pode ser uma boa.
2 – Trabalhar com beleza de uma maneira geral. Ouço muito das meninas falando que não tem uma depiladora, uma cabeleireira, manicure, pedicure, alguém que faça sobrancelha da mesma maneira que se faz no Brasil. Tem gente que corta o cabelo aqui e fica injuriado com os cortes que são ruins, por exemplo. Esse tipo de trabalho aqui é caro, então pra atrair a mulherada brasileira, não adianta cobrar igual salão canadense.
3 – Cozinhar. Olha, você provavelmente terá que abrir o seu próprio negócio, vai precisar de algum tipo de licença também, mas tenho certeza que se você conseguir ter a licença e seguir as regras de higiene canadenses, você vai ter uma clientela brasileira monstruosa. Nada dá mais saudade no brasileiro do que a comida do Brasil. Aparece alguém aqui com um pacote de Bono, o povo chega a pagar 7 dólares no pacote feliz da vida. Se você mandar bem na cozinha brasileira, vai mandar bem como empreendedor aqui. Se quer um conselho, abra uma pizzaria. A pizza brasileira, num geral, é muito melhor do que a canadense.
4 – Trabalho remoto para empresas no Brasil. Bom, isso é possível dependendo da sua área. Se você é de TI, muitas vezes consegue. Na área do Thiago eu sei que ele consegue porque ele tem ainda um cliente no Brasil pra quem ele faz trabalho remoto. Se você é um blogger, por exemplo, dá pra continuar tocando seu negócio no Brasil, mas você vai estar ganhando seu salário em real, não em dólar. E conforme o tempo for passando e você for aprendendo inglês por osmose, vai que você amplia o seu trabalho remoto aqui pro Canadá? No entanto, lembre-se que se a sua intenção for imigrar, esse tipo de trabalho não conta como experiência de trabalho canadense mesmo nos NOCS 0, A ou B.
5 – Artesanato. Meu sogro é artesão e vejo por exemplo que ele poderia muito bem fazer a arte dele, vender para os brasileiros ou até mesmo colocar em lojas de artesanato como uma forma de trazer renda para dentro de casa.
6 – Bom, se você tiver contatos de brasileiros, dependendo das suas qualificações no Brasil, você provavelmente vai poder tentar algum emprego na sua área com algum chefe que seja brasileiro. Obviamente, no caso, a empresa toda teria que ser de brasileiros pra que você pudesse interagir com todos. Não sei o quão difícil é isso acontecer, mas mesmo que não aconteça, com o seu work permit, você ainda pode fazer curso de inglês durante alguns meses. Não perca essa oportunidade. Só assim você vai poder procurar oportunidades melhores.
7 – Entry level Jobs. Sim, o famoso subemprego como brasileiro gosta de chamar. Eu conheço pessoas que chegaram aqui basicamente cruas de emprego e conseguiram trabalhar como dishwasher, com limpeza, etc e é uma ótima maneira também de você ir aprendendo o inglês na marra.
Espero que vocês tenham curtido o post sobre trabalhar sem inglês ou francês no Canadá! Não esqueçam de assinarem a nossa Newsletter e inscreverem-se no nosso canal no Youtube.
3 comments
Pelo que li sobre as pessoas. Reclamam muito sobre o CANADÁ. Estranho terem estas palavras. Ficamos todos confusos. Confirmem isto por favor. *GRATO*
Olá, eu não entendi por que ficou confuso. O que as pessoas reclamam do Canadá?
Nada mais.