DOCUMENTOS PARA EQUIVALÊNCIA
Então vamos lá: o que é preciso de fato fazer com os seus documentos pra mandar para o Canadá? ESTAS INFORMAÇÕES SÃO BASEADAS NA NOSSA EXPERIÊNCIA FAZENDO O PROCESSO DE EQUIVALÊNCIA ATRAVÉS DO WES!!!!!
Primeiro você precisa acessar o site do WES, se cadastrar e colocar todas as suas informações. Você paga através do cartão de crédito e depois disso, você vai ganhar um papel que você e a sua universidade terão que preencher.
Uma vez que estamos falando do Express Entry, você vai precisar então de uma cópia do seu diploma e uma cópia dos seus históricos escolares e as traduções juramentadas desses documentos.
Esses são os documentos NECESSÁRIOS.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
Se você quiser, você pode providenciar também a ementa do seu curso, mas isso você não coloca dentro do envelope da universidade, e sim em outro junto com a cópia do seu diploma.
Agora sim, o processo de envio. Vou contar como eu fiz pro Thiago, porque quem teve que ir e voltar da universidade pra pegar o documento e carimbar etc fui eu.
Levamos então todos os documentos necessários, exceto a ementa para a universidade responsável. Falei com uma professora que levou todos os documentos para o Vice-reitor olhar e preencher o formulário que faltava a parte da universidade para preencher. Depois disso, pegamos o envelope da universidade, lacramos o envelope e tacamos mil carimbos da universidade na borda de onde fecha o envelope. Dizem que precisa da assinatura de alguém lá de dentro da universidade no envelope da universidade. No do Thiago não tinha assinatura de ninguém.
Depois disso, ele colocou esse envelope da universidade dentro de outro envelope dos correios, junto com a ementa traduzida das matérias dele, pagou uns 95 reais e mandou para o Canadá.
Espero que esta explicação facilite o seu envio de documentos para equivalência do WES.