Qual é o salário ideal para me manter no Canadá?
Olá, futuros e futuras canadenses. O vídeo de hoje é uma mistura de custo de vida + salário ideal.
Neste último mês, devido a pagar consultor de imigração, processo de imigração e mais um milhão de coisas, Thiago e eu vimos que o dinheiro tem saído muito mais do que entrado e acabamos tendo que ficar trazendo dinheiro do Brasil. Não que isso seja um problema, mas eu acho que a ideia é conseguir nos manter com o dinheiro que ganhamos aqui, certo?
Bom, custo de vida é muito relativo, mas hoje eu vou passar uma conta aqui pra vocês de quanto seria o nosso custo de vida hoje e quanto nós precisaríamos ganhar em casal para não precisar trazer dinheiro do Brasil, ok? Lembrando que somos um casal, onde um faz college e trabalha, o outro trabalha, não pagamos ninguém para dar uma geral na casa, não temos carro, andamos de busão mesmo e temos uma vida confortável. A gente sai, se diverte, come fora de vez em quando, vai no cinema 1x por mês e por aí vai.
Então vamos lá:
Aluguel: Pagamos hoje 1500 CAD num aluguel de 2 quartos. Poderíamos estar morando num ap de 1 quarto, mas eu não acho que a economia ia ser muito grande, não. Fora que não poderíamos trazer nossos pais para ficar numa caminha confortável, com um mínimo de privacidade, etc. E eu atendo meus pacientes de massagem no outro quarto também.
BC hydro: 30 CAD por mês. Se tiver alguém com a gente, sobe pra 40, mas é pouca a diferença.
MSP: 150 e não tem como fugir. Em algumas províncias vocês não vão precisar se preocupar com pagar plano de saúde, mas aqui tem.
Transporte: Em torno de 160 CAD pra mim e para o Thiago. Ele gasta 126 do monthly pass zona 2 e eu gasto mais ou menos de 30 a 40 CAD por mês porque vou a pé para o college.
Mercado: Gastamos em torno de 600 CAD mensais no mercado quando estamos sozinhos aqui. Isso inclui 90% das nossas refeições mensais sendo feitas em casa. Comemos bastante carne, bastante vegetais, comida orgânica e tals.
Celular: 110 CAD para dois celulares onde já pagamos pelos aparelhos. Esse é um plano de 4g de internet, ligações ilimitadas para o Canadá todo da Virgin. Acho que é um plano promocional, mas a Virgin tem sido ótima pra gente.
Diversão: que inclui restaurante e possivelmente cinema, um sorvetinho que não mata ninguém de vez em quando e… bem, vocês sabem o que é diversão, gastamos no máximo 300 CAD por mês. Somos um casal que passa os finais de semana normalmente, inteiros dentro de casa. Mas também temos muitos amigos então quando os amigos chamam para alguma coisa, normalmente é para gastar dinheiro.
Lavanderia: 35-40 CAD.
Academia: Não faço mais. Era um gasto desnecessário porque no inverno eu não ia.
College: Aí vem a facada. 1.613 CAD por mês. Todo mês até novembro.
Extras: que variam de remédio, roupa, etc, coloquei aí 200 CAD.
Esses são os nossos gastos mensais fixos. Dá um total de 4,873 dólares canadenses que eu vou arredondar para 4,900.
Caro, né? Eu também acho. Nessas horas eu penso que os 100k reais tão bem baratos pro que é um custo de vida que estamos tendo aqui. Mas bem, com esse custo de vida quanto nós teríamos que ganhar para viver no limite?
4,900 x 12 = 58,800. Isso é o valor líquido. Ou seja, em torno de 60k CAD líquido de um salário. O Thiago tem um desconto de 23% do salário dele, em média (isso porque não estou colocando os 300 mensais que ele paga do plano de saúde que a empresa oferece).
Pois bem, nós teríamos que ganhar em torno de 76,500k CAD anualmente para conseguir pagar isso tudo. Ou seja, 6,350 CAD mais ou menos mensais.
Eu olho para esses números e eu nem sei o que pensar, para ser honesta. É um custo de vida que eu tento ver o que dá pra pagar menos e vejo que se eu quiser me mudar daqui para mais longe, o custo do transporte sobe e provavelmente vou perder meus clientes de massagem porque eles não vão querer ir lá pra onde judas perdeu as botas pra serem atendidos. Fora que os preços estão subindo cada vez mais e saindo do meu apartamento agora, sabe-se lá Deus o que eu vou encontrar. Eu não acho que financeiramente seja interessante pra gente sair daqui. Pra tirar o MSP eu teria que sair de BC. Pra diminuir com mercado, eu provavelmente teria que optar por produtos que não têm a mesma qualidade dos que eu compro e poderia afetar a minha saúde e talvez o meu peso. Posso cortar a diversão. Na verdade, acho que é a única coisa que eu posso cortar porque os extras a gente nunca sabe se vai precisar ou não. O custo de vida ia cair um pouco, mas ainda teríamos que ganhar mais de 70k mensais.
Isso não é a realidade nem de 10% das pessoas que eu conheço aqui no Canadá que veio com o mesmo perfil que eu e o meu marido para estudar. Ganhar esses 70k mensais, eu digo.
Em outras palavras, a não ser que você more num lugar com um custo de vida bem baixo, ou já tenha saído do Brasil com o College pago, ou até não faça college, abra mão de toda e qualquer diversão que possa ter, só coma No name ou comidas estilo miojo, muito provavelmente você será obrigado a trazer dinheiro do Brasil. Não digo que você terá um custo de vida próximo do meu, mas trazer dinheiro do Brasil eu acho que você terá que trazer, sim.