Hoje o post é bem rapidinho sobre procurações e a procuração de plenos poderes.
Algo que talvez seja uma boa ideia você fazer antes de ir embora que é uma procuração de plenos poderes. Essa semana eu fui com a minha mãe num cartório onde eu e ela tínhamos firma reconhecida para fazer essa procuração. Sinceramente, não sei se é necessário que se tenha firma reconhecida no cartório que você vai fazer a procuração, mas aproveitamos isso pra caso fosse necessário.
Nós chegamos a olhar alguns modelos de procuração de plenos poderes na internet, mas quando chegamos lá, obviamente o cartório já tinha um modelo que ele adequava a cada caso. Tivemos que levar apenas nossos RGs e CPFs. Caso algum imóvel estivesse envolvido ali na procuração, eu teria que levar algum documento do imóvel que eu não sei qual é. Como sou pobre e moro de favor na casa da minha mãe, isso não foi necessário.
Bom, o importante é: muitas vezes o banco não aceita a procuração de plenos poderes e por isso algumas pessoas recomendam que você faça uma procuração específica para o Banco. Nós fizemos uma única sem ser específica para o banco e fomos aos meus 2 bancos e não houve problema para aceitar a minha.
No caso, para fazer a procuração de plenos poderes aqui no Rio de Janeiro ficou no valor de 442 reais. Não sei se esse valor varia de cidade para cidade, mas acredito que sim.
Um dos inscritos disse que fazer essa procuração estando no Canadá é muito mais barato do que no Brasil. Então fica aí a minha dica para vocês.
Para conferir outras providências importantes a serem tomadas antes de ir para o Canadá ou se mudar para o exterior, confira mais vídeos no nosso canal no YouTube: Kitty no Canadá – Youtube Channel
4 comments
Oi Kitty. Eu ia fazer uma procuração antes de vir pra Vancouver. Mas graças! Encontrei uma informação. A gente pode tirar a mesma procuração muuuito mais barata aqui, no consulado do Brasil em Vancouver. E serve para tudo. Tranquilissimo vir sem. Se precisar, faz aqui. Beijos e parabéns! Ah, lembrei de uma coisa. Você que mora no RJ e vai tirar carteira de motorista daqui de Vancouver, BC, e que já dirige no Brasil, peça logo o histórico de motorista de pelo menos dois anos atrás. Porque fui tentar pegar pela Internet e eles não dão. Só tem pessoalmente. Um absurdo!
Esse comprovante vai ser necessário para facilitar muito tirar a carteira aqui, sério…
Valeu beijos e parabéns pelo seu trabalho.
Opa! muito bom saber disso! minha preocupação era se precisávamos ter a firma reconhecida no cartório, por isso fomos até lá. Mas ninguém falou nada, minha mãe inclusive nem assinou nada!! rsrsrs
Mas será que a procuração de plenos poderes daí o banco iria aceitar de boa, por exemplo?
Isso que me questiono!
Oi, Kitty. Nem tinha visto sua resposta. Obrigada! Olha, eu li e entendi que qualquer tipo de procuração é aceita, até mesmo porque nós mesmos que devemos redigir o texto e mandar (tem vários modelos na internet). O banco geralmente também dá um modelo. Daí é só mandar. A única coisa que mencionaram é que é uma procuração pública, mas em seguida deram instruções para quem deseja procuração particular. De qualquer forma, eu entendi que é sim possível fazer por aqui. E custa 30 CAD. Dá uma olhada no link para ver sobre o que estou falando e se concorda comigo? Beijão!!!!! Obrigada. http://vancouver.itamaraty.gov.br/pt-br/procuracoes.xml
Meu deus, Fátima! Você acabou de me evitar esse gasto das procurações que estão custando atualmente R$460 aqui no RJ mais os gastos pra autenticação dos documentos!!! Pesquisei e também é possível fazer isso lá nos EUA pra onde estou indo! Muito muito obrigada!!!! De qualquer forma obrigada também Kitty pelas ótimas orientações!