Hoje vamos conversar sobre os primeiros passos para imigrar para o Canadá.
Claro que nada que diz respeito ao Canadá é receita de bolo. Até porque, imigrar para o Canadá é muito difícil e há dezenas de programas de imigração diferentes para o país. Mas os primeiros passos normalmente são os mesmos para todos os processos.
Bom, o primeiro passo de todos os primeiros passos começa com a decisão. Atualmente vemos propagandas mais do que enganosas a respeito do quanto o Canadá quer e precisa desesperadamente de Brasileiros. Divulgam coisas como “Canadá quer pessoas fluentes em português para ocupar 100 mil vagas”. “Canadá precisa de profissionais brasileiros”. Não. O Canadá não precisa especificamente de você, apenas se você for um profissional qualificado que domine a língua dele e de preferência que tenha experiência de trabalho canadense prévia. Então se a sua decisão de ir para o Canadá é porque viu isso em alguma propaganda enganosa, como essas sobre o eTA, por favor, REPENSE. Imigrar para o Canadá é difícil, recomeçar a vida por lá é mais ainda.
A segunda coisa, agora que você já está decidido a ir para lá é o que pesquisar, como pesquisar. Bom, temos inúmeros blogs, canais no youtube, sites que vão te fornecer uma quantidade enorme de informações sobre como ir para o Canadá. No entanto, é sempre bom se focar nos materiais virtuais oferecidos pelo próprio governo do Canadá, como o www.cic.gc.ca ou até mesmo o Job Bank que irá conseguir fazer um levantamento de vagas na sua área, assim como o salário médio para que você não chegue lá sem saber se é fácil ou difícil arrumar emprego na sua área. Obviamente é preciso levar em conta que se a sua profissão for regulamentada, o buraco é mais embaixo e você vai precisar VALIDAR o seu diploma. Você também poderá pesquisar em sites de emprego como craigslist, indeed, workapolis ou até mesmo tentar entrevistas através do linkedin.
Ok, agora que você já sabe como é a sua área no Canadá, você precisa descobrir qual é o processo de imigração que mais se enquadra com o seu perfil. Nesse pedaço eu recomendo sempre que você faça uma consulta com um consultor de imigração pois ele é o profissional que sabe sobre os mais variados processos para ir para o Canadá e poderá te dar uma luz, ás vezes te fazendo procurar processos diferentes do Express Entry. Muitas vezes a única chance que você tem de imigrar é ir para o Canadá e estudar, como nós. Mas se financeiramente isso é impossível, é preciso ver outras alternativas.
Uma coisa que todo mundo quer é o LMIA. Ou seja, quer ser descoberto por uma empresa canadense, ainda no Brasil, e ser chamado para trabalhar no Canadá. Gente, isso é muito difícil de acontecer. O seu currículo precisa ser pica das galáxias, normalmente, para que isso aconteça. Não conte com isso. Conseguir um emprego no Canadá ainda estando no Brasil é muito difícil. Normalmente eles só aceitam fazer uma entrevista com você se você já tem endereço e telefone canadenses. E também não conte com o LMIA que vai te dar os 600 pontos no Express Entry (existe mais de um tipo de LMIA). Esse LMIA é que nem caviar, “Nunca vi nem comi, eu só ouço falar”.
Bom, agora que você já está um pouco mais esclarecido sobre ir para o Canadá, sobre a sua área, sobre os processos em que você pode se enquadrar, vamos falar sobre DINHEIRO.
Galera, o planejamento financeiro é essencial para basicamente todos os processos de imigração, então você precisará ás vezes, como muitos, vender tudo o que tem para ir para lá. A NÃO SER QUE VOCÊ JÁ TENHA RECEBIDO O SEU PR, EU NÃO RECOMENDO QUE VENDA TUDO. Você nunca sabe se, por exemplo, caso vá estudar, algo vá dar errado e você terá que voltar para o Brasil. Estudar no Canadá é caro e dependendo da sua dificuldade de se manter lá, é possível que você precise voltar.
Outro fator é o planejamento estudantil. Gente, muitos processos para o Canadá requerem que você seja “estudado”. Veja o exemplo do Express Entry em que você com um doutorado obviamente receberá mais pontos do que apenas com uma graduação. Alguns tem lista de profissões então se você ainda não começou a estudar e já está planejando ir para o Canadá e ser um profissional requisitado lá, pode começar a olhar esses processos mais fechados com lista de profissões. Fora que muitas pessoas, como eu já disse, usam a educação canadense para imigrarem. Escolher um college, escolher um curso demanda muito tempo!
O próximo item é um dos mais importantes, afinal, sem ele você não faz nada no Canadá. É o IDIOMA. Não sabe nem inglês nem francês? Vai ter que meter a cara para aprender seja no Brasil, seja no Canadá. Você dificilmente conseguirá estudar no Canadá ou imigrar para lá sem qualquer um dos dois idiomas. Se você não sabe nenhum dos dois e pretende estudar lá, existe o programa de Pathway que é muito procurado, pois te ensina um inglês mais acadêmico.
Um fato muito curioso quando há essas palestras de imigração para o Quebec é que quando eles dizem que para imigrar para o Quebec precisa de francês, metade da sala esvazia. Ou seja, a língua não é um pequeno empecilho. É um grande empecilho e precisa ser tratada como uma prioridade.
Outra coisa importante sobre imigração será a documentação. Equivalências, traduções juramentadas, validações, comprovação de experiência profissional… Uma vez que você já saiba em qual processo se encaixou, corra atrás desses documentos. Sem eles você não vai sair do Brasil.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
Outra coisa que as pessoas ficam muito em dúvida é se é necessário contratar uma consultoria de imigração para realizar esse serviço. Bom, ser, não é. Mas é sempre uma mão na roda, especialmente na hora de te ajudar a escolher qual processo se enquadra mais com você.
A última coisa de todas é o tempo que isso tudo pode levar. Bom, dependendo do processo que você tenha escolhido, mesmo que você tenha aplicado para ele hoje, tendo enviado toda a sua documentação, é possível que você só consiga pisar no Canadá dentro de 2 a 3 anos. Então, não se antecipe vendendo tudo o que tem. Faça tudo com calma, pesquise bastante, esteja presente em fóruns de discussão e mesmo que já esteja quase indo para o Canadá, continue sempre olhando todas as informações sobre a vida lá. Chegar lá é só o primeiro passo.
Gostou do nosso post sobre os primeiros passos para ir para o Canadá? Então confira o outro hangout que fizemos sobre os primeiros passos do recém chegado no Canadá: https://www.youtube.com/watch?v=O6bvzbPrj18
Primeiros passos.