Quem acompanha os meus posts no blog, sabe que eu não gosto de Vancouver desde que cheguei aqui. E eu vim nutrindo um ranço com a cidade que eu só me liguei que esse ranço tinha muito mais a ver com uma questão de perfil e identificação com a cidade do que com questões horríveis da cidade mesmo. Do tipo, por que eu gostei de Ottawa e odiei Montreal? O que isso fala sobre mim? Sobre o meu perfil? Eu nunca tinha levado isso em consideração quando eu escolhi Vancouver como o meu lar. Eu só tinha escolhido por causa do clima mais ameno e dos chineses.
Então, hoje vou listar alguns dos motivos que ME fazem não querer mais morar em Vancouver. Ou seja, É A MINHA OPINIÃO E NÃO ESTOU OBRIGANDO NINGUÉM A TER A MESMA OPINIÃO QUE EU. Muita gente ama Vancouver e não trocaria essa cidade por nenhum outro lugar no mundo. Achei injusto fazer esse vídeo antes da minha viagem para o leste canadense e também antes de voltar pro Brasil. Afinal, poderia ser uma implicância com o Canadá todo ou então faltava aquele choque de realidade de estar no Brasil novamente.
Mas antes de começar, inscreva-se no canal e deixe aquele joinha amigo para ajudar o nosso canal.
1. Vancouver é cara e eu tenho perfil de pobre.
Isso todo mundo sabe. É cara para comprar um imóvel, é cara para alugar um imóvel, é cara para um tanto de coisa. Quando eu cheguei aqui, não achava caro porque comparando com o Rio, tava mais ou menos a mesma coisa, na real, até um pouco mais barato. Mas depois de um ano aqui e vendo, por exemplo, os preços dos aluguéis subindo exorbitantemente, você se pergunta: O que diabos está acontecendo com essa cidade? Será que se eu decidir morar aqui, vou ter condições pra comprar um lugar para morar, pagar um daycare, etc, etc, etc? Ou vou ter que viver de aluguel e trabalhar de casa até as crianças completarem 5 anos?
2. Não dá pra fazer boneco de chuva e nem fazer bolinha de chuva.
O verão é lindo, faz sol 2 meses sem parar. Mas o resto do tempo é chuva ou dia nublado. Eu, particularmente, não tenho vontade de fazer NADA com chuva. E talvez por isso digam que Vancouver é uma cidade chata. Porque a gente está acostumado a ficar em casa esperando a chuva passar no Brasil. Depois que a chuva passa, a gente faz as coisas que tem que fazer. Aqui ninguém espera a chuva passar pra fazer o que quer fazer. Eu sinceramente, acho deprimente esse clima de chuva. Tem gente que ama de paixão e não trocaria esse clima por nada. Eu sei que não somos plantas pra viver de sol, mas também não somos plantas pra precisar do tanto de chuva que faz aqui.
Tem gente que fala que o clima pouco importa, o que importa é a qualidade de vida, a beleza da cidade, ir fazer esportes ao ar livre. Mas, sinceramente, eu não tenho vontade de fazer nada numa cidade que tá chovendo o tempo todo. “Ah, kitty, mas também não sinto vontade de fazer nada no frio de -30 com neve”. Mas dá pra brincar com a neve! Não dá pra brincar com a chuva! A única coisa que dá para fazer na chuva é dançar e eu não vou tentar porque não sei sapatear igual ao Gene Kelly.
3. Vancouver é uma cidade difícil de fazer amigos. E até de namorar.
Não que eu tenha experiência procurando um namorado aqui, mas eu vejo o pessoal da minha turma contando que é só sair de Vancouver, ir para os arredores e de repente as pessoas são mais amigáveis, conversam mais, não são tão em-si-mesmadas. Eu acho que já contei isso para vocês algumas vezes, mas aqui o Adam é de fato o meu único amigo não brasileiro. O único que já me chamou pra fazer alguma coisa, ou que vem aqui em casa almoçar comigo de vez em quando. E ele fala “fora o meu amigo antigo da escola, você é a única amiga que eu tenho em Vancouver”. O cara mora aqui há 27 anos. E não é só dele que eu ouvi que é difícil fazer amizades com locais, ouvi isso de outros canadenses canadenses também. Outra coisa é que aqui é muito mais difícil você ver pessoas de etnias diferentes de mãos dadas ou namorando. Falo isso comparando com Montreal onde as pessoas demonstram muito mais afeto na rua e eu vi os casais mais diversos que eu poderia ver num lugar só.
4. Vancouver é um ovo
Isso é uma coisa que me deixa muito desconfortável como todo mundo se conhece. Quem sai de cidade grande pode achar isso desconfortável também. Quem é fofoqueiro também. Porque, ó, a fofoca anda muito rápido.
5.Vancouver paga mal
Sim. Na área do meu marido, comparado com Toronto, aqui acho que se paga uns 30% a menos e o custo de vida não é 30% mais barato.
6.Vancouver é muito longe de tudo
Essa coisa de ser longe de tudo é muito complicada porque quando eu fui para o leste canadense percebi como Vancouver é um lugar completamente diferente das cidades do leste que visitei. Pra mim, é outro Canadá. Eu estava tomando Vancouver por Canadá e não é bem isso, não. A distância de Vancouver de qualquer outro canto, deixa a cidade muito isolada. É caro pra viajar para o resto do Canadá porque você dificilmente vai conseguir passagens de avião ou de trem/ônibus mais em conta, assim como é longe e caro viajar para o Brasil.
Sim, eu imigrei, sim, a minha ideia é morar no Canadá e não manter uma conexão imensa com o Brasil, mas eu gostaria de ver os meus pais mais vezes por aqui, especialmente quando eu tiver meus filhos. E se alguma coisa acontecer com a minha família no Brasil, eu quero conseguir entrar no primeiro avião e chegar o mais rápido possível no Rio. E Vancouver não me permite fazer isso sem me causar um rombo absurdo no bolso pra comprar uma passagem que leve 17 horas pra chegar no Rio no mínimo.
7.Vancouver é dominada por asiáticos
Nossa, Kitty, como você é preconceituosa, como você pode dizer que você não gosta de Vancouver porque é dominada por asiáticos? Pelo simples motivo que eu sou acupunturista e grande parte dos acupunturistas são asiáticos, especialmente chineses. E morar numa cidade onde a competição dentro da minha área é GIGANTESCA não é MESMO o que eu quero para mim. O tanto de acupunturista chinês fodão que tem aqui tá fora do gibi. A não quer que eu queira atender apenas brasileiros pro resto da minha vida porque brasileiro acha que acupuntura enfia meio dedo de agulha dentro do corpo e não dói, aí dá pra ficar aqui. Se não, tenho que partir.
8. Vancouver não sabe lidar com neve
Eu amei ver neve aqui no inverno. Juro, me dá até dó citar esse tópico aqui porque eu já estou louca esperando que neve novamente nesse inverno. Vocês precisavam ver a minha cara quando descobri que ia ter neve em dezembro de novo. Mas como a cidade tem fama de que não neva, quando neva, as pessoas aqui não sabem lidar com isso. Nem o transporte. Dependendo da quantidade de neve, nem sal o suficiente pra derreter a neve a cidade consegue oferecer. Em Downtown Vancouver eles retiram a neve mais rápido. Mas e no resto? Fora que pra estar nevando, meu povo, tem que estar frio. E a cidade não está preparada também para esse frio. As estações do metrô e ônibus são abertas. Pontos de ônibus muitas vezes não tem nem um tetinho pra te proteger da chuva, que dirá da neve.
9. Maconha, maconha, maconha
Mas Kitty, o Canadá todo tem maconha. Tem! Por isso eu quero partir pra um lugar no Canadá com menos maconha do que Vancouver. O que não deve ser muito difícil. Montreal não serve, por exemplo, porque na minha experiência lá tem mais. Eu não tenho nada contra maconha, mas o cheiro me irrita e eu não quero ficar fedendo a maconha. Na real, acho que o problema não é nem tanto a maconha, mas o tanto de droga pesada que tem aqui.
10. Medo do terremoto devastador que está por vir e eu sou mega medrosa
O povo que mora aqui não tem um pingo de medo do Big One, mas quem planeja vir para Vancouver normalmente já está a par de que esse Big One vai vir em algum momento porque já está atrasado há bastante tempo. Eu conheço algumas pessoas que pensaram em vir para Vancouver e desistiram por causa do Big One. Eu confesso que se fosse pra eu morar com o Thiago, sem filhos, eu não me importaria tanto. Mas como a ideia é terminar o college e começar a fabricar catarrentos, eu sinceramente não quero correr riscos. Não vale a pena.
E sim, gente, Vancouver é uma cidade linda de morrer. Mas beleza não põe mesa. E o Canadá tem várias outras cidades lindas também. Minha intenção é morar num lugar que seja bom pra mim e para a minha família, não apenas que seja linda. Como vocês já sabem, eu tenho um perfil mega caseiro, não sou de fazer trilha, esportes ao ar livre, não curto agitação, então não vejo como eu poderia aproveitar o que Vancouver oferece de melhor que é a natureza. Mas, como eu disse, tem gente que adora e usa e abusa de Vancouver nesses quesitos.
Por isso, gente, analisem bem o perfil da cidade de vocês antes de escolher uma cidade. Não venham para cá apenas por causa do clima. Tem muitos outros fatores que precisam ser levados em consideração a respeito de vocês mesmos na hora da escolha da cidade.
1 comment
Pra mim foi super útil todas essas informações 😊