Canadá lançou hoje uma política pública para facilitar a residência permanente de alguns profissionais.
Para alcançar a meta que a imigração canadense tem no número de novos residentes permanentes no ano de 2021, o IRCC criou duas novas políticas públicas para ajudar quem se formou no Canadá e quem trabalhou no Canadá. Neste post vou falar sobre a política para quem trabalhou no Canadá.
Para quem tem experiência de trabalho canadense, os requisitos são:
a) Ter acumulado pelo menos 1 ano de experiência de trabalho em tempo integral (ou o equivalente em part-time) no Canadá em uma ocupação elegível listada no ANEXO A ou ANEXO B nos 3 anos anteriores à aplicação.
Stream A – O ano de experiência tem que ter sido adquirido em 1 ou mais ocupações listadas no ANEXO A, não podendo ser combinada com as do ANEXO B.
Stream B – O ano de experiência profissional deve ter sido adquirido em 1 ou mais ocupações da lista do ANEXO B ou uma combinação entra ANEXO A e B.
Anexo A – Profissões relacionadas à saúde qualificadas
As ocupações de cuidados de saúde elegíveis incluem todas as ocupações ocupacionais abrangentes da categoria 3 (ocupações de saúde) do NOC, com exceção de veterinários (NOC 3114) e tecnólogos de saúde animal e técnicos veterinários (NOC 3213). Cinco ocupações da categoria ocupacional 4 (ocupações em educação, direito e serviços sociais, comunitários e governamentais) também são ocupações elegíveis.
Ocupações elegíveis:
ANEXO B – Outras ocupações essenciais elegíveis
b) Estar empregado no Canadá em qualquer ocupação no momento.
c) O emprego descrito em A e B devem atender a definição de trabalho de acordo com o IRPR 73(2) e obtido de forma legal. Trabalho autônomo não serve exceto se o trabalho for como médico.
d) Ter atingido um nível de proficiência de pelo menos CLB4 em uma das provas de idiomas. Ou seja, você precisa ter uma prova de idiomas válida.
e) Ser residente do Canadá com status válido ou poder restaurar o Status e estar fisicamente presente no Canadá ao enviar o processo e ao ser aprovado.
f) Ter a intenção de residir fora de Quebec
g) Utilizar os formulários fornecidos pelo departamento para esta política pública e incluir na aplicação todas as provas necessárias para convencer o oficial de que você cumpre todos os requisitos de elegibilidade para esta política pública.
h) Ter apresentado o seu pedido de PR por esta política pública online.
i) Não ser inadmissível.
Para que você possa adicionar seus familiares nesta aplicação, os seus familiares precisam atender os seguintes critérios:
1 – Estar no Canadá
2 – Ter sido incluído como membro da família acompanhante no pedido de PR.
3 – Cumprir os requisitos de “family member”. Ou seja, cônjuge, filhos dependentes e dependentes dos dependentes.
4 – Não ser inadmissível
5 – O oficial determinar que o aplicante principal cumpre os requisitos de elegibilidade para este processo.
Este processo terá um limite de aplicantes, sendo estes, 20 mil inscrições para o Stream A e 30 mil para o stream B.
Por fim, esta política pública entra em vigor dia 6 de maio de 2021 e termina em 5 de novembro de 2021 ou até o limite de aplicantes ser atingido, o que acontecer primeiro.