Você sabe o que precisa fazer após a sua chegada no Canadá?
O post de hoje será mais voltado para quem está vindo para Vancouver, mas acredito que as outras províncias tenham semelhanças com relação ao que deve ser feito assim que você chega no que diz respeito aos documentos, pelo menos. Eu fiz vídeos no canal falando sobre como tirei o BCID, o MSP e o SIN number (https://www.youtube.com/watch?v=5mHghukt_qc), mas eu vou falar de novo explicando direitinho procedimentos, preços, etc.
Bom, a primeira coisa que fizemos ao chegar, obviamente foi ir até em casa, deixar as malas e passear um pouco ao redor de onde estávamos para podermos comprar comida. Localize o mercado mais próximo de onde você vai ficar, seja a sua casa oficial, airbnb, Homestay, hotel.
Chegamos no dia 24 de março então não compensava comprar um Montly Pass. Sendo assim, compramos o Compass (cartão do skytrain), que ficou no valor de 6 dólares e colocamos alguns dólares lá dentro esperando até o dia 1 de abril para finalmente comprar o Monthly pass. Acho que deve até compensar comprar o Monthly pass se você vai chegar no máximo até o dia 10. Depois disso, não tenho tanta certeza porque ele termina no último dia do mês e talvez você nem vá andar tanto assim de transporte público. Normalmente quem chega aqui anda muito a pé nos primeiros dias. Fica cheio de bolhas nos pés como eu fiquei.
Depois de pegar o Compass, providenciamos os celulares. Fomos na Best Buy Mobile pra fazer os nossos, onde nos foi pedido um cartão de crédito (que eu só tinha o internacional brasileiro. Não sei se caso eu tivesse aberto a conta no banco canadense antes, eles teriam me dado um cartão de crédito logo de cara), os nossos passaportes (uma vez que era o único documento de identificação que tínhamos, mas poderia ser o BCID ou carteira de motorista) e os nossos permits pra eles constatarem que o plano que queríamos (de 2 anos) realmente era o que precisávamos e que pagaríamos por ele. Afinal nos permits têm a data do final do permit. Para fazer as contas dos celulares demorou MUITO por causa da falta do cartão de crédito canadense. Ficamos lá umas 3 horas.
O próximo passo, então, foi abrir a conta no banco. Foi super tranquilo e rápido. Chegamos no banco, a gerente não tinha ninguém marcado para aquela hora (acho que tínhamos que ter agendado uma hora com ela) e nos atendeu sem problemas. Pediu nossos permits, nossos passaportes, nossos números de telefone, viu qual era a conta que nós queríamos. Abrimos conta no RBC. Conta conjunta para estudante. No RBC essa conta é de graça, mas nós só poderíamos usar o cartão no máximo 25 vezes, seja pra pagar algo, seja pra sacar dinheiro. Cada vez a mais é cobrado. Quando vimos que estávamos extrapolando o limite, acabamos mudando a conta e agora podemos comprar quantas vezes quisermos pagando acho que 5 dólares por mês. Saímos do banco com cartões de débito provisórios e sem cartões de crédito. O cartão de crédito pedimos depois que descobrimos que o meu college permite que tenhamos cartões de crédito sem deixar mil dólares presos por isso. No RBC funciona assim, não sei em outros bancos. E se vocês querem a minha opinião, eu não estou satisfeita com o RBC.
Depois disso fomos até o Service Canada, que vocês podem olhar no Google Maps o Service Canada que fica mais próximo de você para tirar os nossos SIN numbers, que são como os CPFs no Brasil. No entanto, o SIN não pode ser distribuído a torto e a direito como a gente acaba fazendo com o CPF que qualquer cadastro de site pede o nosso CPF. Aqui ele é super secreto e você só precisa dá-lo para o seu empregador.
No Service Canada nos pediram os passaportes e permits. Não me recordo agora se foi necessário dizer o nosso endereço e o nosso número de telefone. Sorry.
Logo em seguida fomos ao ICBC para tirar as nossas BCIDs. A BCID é o substituto do seu passaporte, assim você não precisa ficar andando com o seu passaporte na rua. É como se fosse a sua carteira de identidade de BC. No ICBC tivemos que ter nossos passaportes, seus permits e o seu endereço fixo, pois é para lá que eles vão enviar a sua BCID quando ela estiver pronta dentro de umas 3 semanas. Ela custa em torno de 35 dólares, o que foi um susto para nós já que não imaginávamos que tivéssemos que pagar por isso. É no ICBC que você tira a sua carteira de motorista também, mas não tiramos a nossa. Procure no Google Maps também a agência do ICBC mais próxima de onde você estiver hospedado. As nossa BCIDs chegaram no tempo indicado e aposentamos os nossos passaportes.
O último documento importante para tirarmos aqui na província de BC foi o MSP que nada mais é do que o plano de saúde da província de British Columbia. Ele não é obrigatório, mas caso você não o tenha, terá que pagar pelas consultas, exames e tudo o que você usar de saúde no Canadá. Para fazer a sua aplicação para o MSP, você precisa imprimir o formulário (http://www2.gov.bc.ca/assets/gov/health/forms/102fil.pdf), preenchê-lo e enviar junto com a cópia dos seus permits e passaportes para o endereço em Victoria que está na parte inferior do formulário. Caso você esteja aplicando junto com o seu cônjuge e ele ou você tenha mudado de sobrenome depois do casamento, é necessário anexar a tradução juramentada da certidão de casamento no processo de vocês. Como eu não mudei de nome depois do casamento, não precisei anexar nem a cópia da minha certidão de casamento original.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
Sempre indicamos o trabalho da Litero Traduções que tem um preço ótimo para fazer as traduções de vocês! Envie um e-mail para canada@litero.com.br e aproveite o serviço!
Os nossos cartões do plano de saúde chegaram quase dois meses depois da aplicação na nossa casa já com uma conta para que pagássemos o valor de 136 dólares por sermos uma família de 2 pessoas. O valor varia conforme a quantidade de pessoas na sua família.
Agora vocês já estão preparados para chegar em Vancouver e arrasarem nos procedimentos!
Gostou do nosso passo a passo após chegada no Canadá? Então confira os nossos outros Hangouts sobre passo a passo: https://www.youtube.com/watch?v=_a2P4L1MZE8 e https://www.youtube.com/watch?v=O6bvzbPrj18