É sério, o dinheiro acabou, mas esse post não é só sobre o meu dinheiro ter acabado. É sobre o seu dinheiro poder acabar também.
Obviamente o dinheiro não acabou por completo. Eu tenho dinheiro investido no Brasil e o Thiago também (que a gente não quer mexer). Mas aqueles 15 mil dólares não duraram até o final do mês como eu achei que iam durar.
“Ah, Kitty, você gastou demais, foi comprar todos aqueles móveis da Ikea, agora tá vendo o que é bom”.
Gente, simplesmente o dinheiro acabou porque mesmo o Thiago trabalhando e ganhando bem, mesmo eu já tendo começado a trabalhar com massagem aqui em Vancouver também (Eu vou fazer um post explicando como tirei licença e tudo bonitinho pra trabalhar, mas não será agora), o college resolveu dizer que eu tenho que pagar o segundo semestre do college que nem começar direito eu comecei, agora nos próximos 3 meses. 1600 CAD por mês nos próximos 3 meses.
Você sabia disso? Eu sabia disso? Eu não sabia disso.
“Ah, mas a culpa é sua de não ter perguntado como era, de não ter lido o contrato”.
Capaz de estar no contrato e eu não ter visto mesmo. Mas esse não é o ponto. O post de hoje é para que vocês SE PREPAREM.
Muita gente já ouviu da minha boca que não precisava trazer um absurdo de dinheiro pra cá. Eu retiro o que eu disse. Tragam pra cá uma quantidade boa de dinheiro pra não sofrer caso o seu pagamento atrase ou você não arrume emprego logo ou até mesmo o college de repente te cobre taxas que você não sabia que ia pagar, o que pelo que eu ouvi, sempre tem. Que dirá o próprio segundo semestre de um curso que você mal começou a fazer, que não sabe se vai ficar até o segundo semestre, sei lá.
Falei um pouco sobre esses tópicos nos posts: http://kittynocanada.com/comprovacao-de-fundos-para-o-visto-canadense/ e no vídeo no youtube https://www.youtube.com/watch?v=3CxB91qgtXI
Então quanto dinheiro você acha que deveria ter levado, Kitty?
Sinceramente, eu não sei. Uns 30 mil dólares canadenses talvez? Eu acho que talvez eu devesse ter trazido isso ao invés de 15 mil. Agora estou eu e o Thiago contando centavo e vendo se conseguimos chegar ao final dos próximos 3 meses sem tirar dinheiro do Brasil sabendo que vamos ter que tirar eventualmente.
Não, esse post não tem conteúdo. Esse post é só um alerta.
Você que está vindo sem dinheiro nenhum praticamente, conseguindo sponsor de pais, empregador no Brasil, tio, avó, quem quer que seja, TOME CUIDADO. Tem gente vindo pra cá com 20 mil reais em conta e com o resto do dinheiro vindo da conta do sponsor e que nunca sairá da conta do sponsor.
Não venham pra cá por desespero e sem dinheiro. Tem gente que volta pro Brasil em pouco tempo por causa disso.
Bom, acho que é isso, esse é o meu alerta. Depois não diga que o seu dinheiro acabou e não foi avisado!
4 comments
É, eu e minha noiva, estamos voltando para o Brasil..
Viemos com 10.000,00 dólares canadense e conseguimos ficar apenas três meses…
Triste, mas vamos ter que voltar!!
1 Dica – É necessário CAD$2.500,00 por pessoa para um mês. (Escola, moradia, alimentação, plano de saúde, transporte público, plano telefônico e alguns dólares para passear).
2 Dica – Não é possível trabalhar no Canada sem Work Permit.
Eu e meu marido conseguimos gastar “só“ dez mil CAD até agora. Estamos em Vancouver há 8 meses. Como? Já cheguei trabalhando muito em emprego que paga salário mínimo. O curso dele começou em setembro, mas já havíamos pago 1\4 do valor. O resto foi parcelado, tipo 1000 a cada 2 meses. Mas acho que o que ajudou foi: aluguel 800 CAD com tudo incluso. Roupas? Só compramos o estritamente necessário, no salvation army. Móveis, gastamos o total de 250 CAD. Tudo doado ou por 15 ou 30 dólares no Craigslist. Panelas, pratos… Salvation army e Craigslist em garage sales. Comer fora? Só com Groupon, de vez em quando. Show… Tive que escolher entre um e outro… Não dá para ir nos dois. Computador, compramos numa loja de refurbished e também Craigslist. Comida, a gente tem que se controlar. Algumas coisas no wallmart, outras no no frills…. Vamos distribuindo entre vários lugares com preços bons. Tem um lugar que vende pão muito barato, que fica do lado do açougue na kingsway com notka se não me engano. Os pães são ótimos, porém com validade quase vencida. Ahahahah, e assim vai. Depois de 3 meses aqui consegui um trabalho que paga dois salários. Ufa…. Agora já tá dando pra comprar umas camisetas novas. É dureza, pessoal. Mas tem que descer muuuuito o nível de vida no início. Depois as coisas tendem a melhorar
Pois é. As nossas contas ficaram assim ó:
Aluguel do ap com 2 quartos porque minha cunhada vem morar com a gente em julho: 1437 CAD (mas é super bem localizado, perto do meu college, perto do mercado, perto do shopping, perto do skytrain….Fora que tem gente pagando isso pra morar em 1 quarto em DT Vancouver)
MSP para nós dois: 136 CAD
Internet: 43 CAD
Compass só para o meu marido porque abri mão de sair da cidade: 124 CAD
Celular: 163 CAD
College: 1610 CAD
Total: 3513 CAD.
SEM COMIDA, SEM EXTRAS, SEM NADA.
Nem que eu tivesse pagando 900 CAD num aluguel, ainda assim ia ser 3000 CAD por mês sem contar a alimentação, conta de luz, produto de limpeza e higiene pessoal…. Tenso.
Caramba, kitty. Acho que as quantias que você descreveu são bem reais sim. O maior agravante mesmo é o College, que é realmente uma facada, ein. O aluguel também, mas como você vai ter mais pessoas na casa, isso vai ser resolvido, né… É dureza mesmo. Eu escrevi sobre o que eu e meu marido fizemos para amenizar os gastos porque senti necessidade de reclamar da vida aqui sim. Não é nada fácil… Pois é. Apesar de valer a pena, é um saaaaco essa fase de corte de custos. Enche o saco. Foi um desabafo meu. Mas pra mostrar também que tem uns lugares que vendem coisas mais baratas ou de graça para quem não sabe que existe. Apesar de que isso não é o suficiente para economizar muito dinheiro. Só dá aquela ajudinha no dia a dia. Pois os compromissos de contas a pagar em muitos casos são pesados, mais do que os meus. Mas mantenhamos a determinação. Tudo vai melhorar, tenho certeza. Simplesmente porque vocês estão trabalhando, são dedicados e talentosos. Vai dar certo! Apesar de encher o saco, ahahaha. E muito obrigada pelo post e vídeo. Você está ajudando muita gente a ter consciência da vida por aqui. Beijo e parabéns!