Alguns meses atrás eu recebi um comentário em um dos meus vídeos de um brasileiro que mora há 25 anos no Canadá, e que logo em seguida eu joguei no FB para ver as opiniões dos brasileiros acerca do comentário.
Hoje eu gostaria de ler esse comentário porque, bem, são 25 anos morando no Canadá. Não sou eu que moro há dois anos apenas, né? No meu vídeo “O lado obscuro do Canadá”, eu li o texto de um rapaz que acho que era americano sobre o Canadá e sempre reclamavam que o cara tinha que ter conhecimento do que era o Brasil pra poder falar mal do Canadá do jeito que ele falava. Então hoje apresento alguém que já teve sua cota de vivência no Brasil também.
E não estou aqui pra fazer um comparativo de Brasil com Canadá, ok? Só quero ler o comentário do cara e tecer alguns comentários a respeito.
“Moro no Canadá há 25 anos, INFELIZMENTE. Conheço o país de post a aponta. Inclusive o Ártico” – Bom, isso tem um peso danado, né?
“Aconselho a quem quiser imigrar para cá que não venha se você tem ou terá crianças porque essa cultura imbecil canadense é uma cultura pobre e esse povo é idiota. 3 palavras que descrevem esse país: Hockey, neve e maconha” – Concordo com a parte das 3 palavras, mas não acho o povo canadense idiota e nem a cultura pobre.
“A juventude aqui é toda drogada. Um adolescente de 15, 16 anos não sabe se reunir com amigos sem estar drogado. Per capita, o Canadá tem a maior consumação de drogas do mundo. O PIB da província de BC é estimado que de 10 a 13% venha da produção de maconha” – Eu sinceramente não sei se isso é muito diferente do Brasil hoje em dia porque eu não moro mais no Brasil, mas eu ouvi muitos relatos de pessoas dizendo que o Brasil está exatamente igual. Se não, pior. Não sei se essa pessoa tem intenção de voltar pro Brasil depois de 25 anos, mas acho que ele iria se frustrar caso voltasse. Sobre o nível de consumo de droga no Canadá, é realmente absurdo. Eu sinto cheiro de maconha aqui com uma freqüência muito maior do que sentia no Brasil. Acho que até os meus 16 anos, eu nem sabia o que era cheiro de maconha.
“Teus filhos vão estar expostos à drogas desde a idade de 14 anos porque todos os colegas de escola fumam maconha” – Eu já confessei que isso é um dos meus maiores medos morando aqui e tem gente que faz pouco caso desse meu medo dizendo que a educação que se dá em casa resolve esse problema. Eu sinceramente, não sei se resolve, até porque não sou mãe. Mas isso me preocupa mesmo. Acho que preocuparia qualquer pai que não tem boa tolerância com drogas.
“Os canadenses se acham moralmente superiores aos Americanos, mas na verdade eles são o mesmo povo, a mesma cultura (exceto pelo Quebec)” – Sei lá, eu acho bem diferente dos EUA, apesar de coisas como alimentação, língua, etc, seja igual. É só você entrar em questões mais polêmicas sociais e econômicas que você começa a ver as diferenças.
“Comparado com os EUA, nossas ruas são esburacadas, a infra-estrutura, os trens, muita coisa é de um país subdesenvolvido. Existe o primeiro mundo do centro de Toronto, Montreal, Calgary, etc, mas o que os canadenses não sabem ou pretendem fechar os olhos é que o resto do país é obviamente um país de terceiro mundo” – Isso eu tenho que concordar porque eu sei que existe miséria, pobreza braba, falta de transporte público, de acesso à saúde, dificuldade de achar médico de família e mais um tanto de outras coisas quando saímos dos grandes centros.
“A assistência médica neste país semi-comunista é quase não existente” – Como eu já disse em outros vídeos, eu ouço muita gente falando mal da saúde aqui. A minha experiência até agora foi boa.
“É mais fácil eu pegar um avião e ir para o brasil do que ter que esperar MESES para ver um médico” – É verdade para quem tem plano de saúde no Brasil ou quem aceita pagar por fora no Brasil. Eu penso muito sobre isso.. Caso a gente tenha algum problema de saúde, que talvez o jeito seja ir para o Brasil para resolver. Acho bem extremo, mas se for necessário, assim eu farei.
“E quando você vir um médico, vai estar na mão de muita gente incompetente. Ao mesmo tempo, quando não há médico, apenas 5% dos médicos estrangeiros que imigram para o Canadá consegue se tornar médicos aqui porque a associação de médicos aqui é nada mais que um cartel” – Acho que o processo de validação de diploma é necessário. Eu não me sentiria segura de ser atendida por um médico que tem um diploma lá de sei lá onde, que eu nunca ouvi falar, que não tenho referência da educação dele, se ele não tivesse passado por um processo de validação de diploma que equiparasse a educação dele com a canadense. Porém, já ouvi falar que essa equiparação é quase impossível de ser feita hoje em dia. Até pelo nível de inglês que as pessoas têm que ter.
“Esse povo é artificial, frio e falso” – Eu tenho pouco contato com canadenses, não posso opinar. Mas uma coisa que sempre me deixou curiosa era se essa gentileza excessiva do canadense, essa educação toda, na verdade é sim pura falsidade. Não sei dizer.
“As amizades aqui são todas muito artificiais. Eles só falam de maconha e hockey” – Bom, os poucos exemplos que eu tenho de amizade com canadenses são o oposto.
“Vou embora desta M**** porque agora tenho crianças de 6 e 10 anos e não quero que elas cresçam nesta cultura imbecil” – É brabo ler isso porque eu já penso que vim pra cá pra poder dar um futuro melhor para os meus filhos. Mas acho que eu só vou saber quando tiver eles, né?
E vocês, o que acham?
1 comment
Moro na região de Toronto. Diferente de vcs escolhemos vir pra cá e 1 das razões é justamente pelo clima: preferimos muito + o frio +intenso e seco aq (em comparação c costa oeste) do q temp. + amena com dias cinzentos/chuvosos.
Algumas coisinhas q me incomodam ou incomodaram no início:
-essa mania de luz indireta em toda parte, inclusive – pasmem – em elevadores, esse negócio de manter ambiente na penumbra é extremado, ainda +numa região q já é escura por si mesma boa parte do ano!! A ponto de muitos compartimentos do lar, até a sala, nem sequer ter bocal pra iluminar no teto. Tive de pagar q instalar!
-na falta de filhos, muitos tem cães grandes, ferozes, e nem sempre sob adequado controle. Tenho cicatriz pra provar
-docinhos canadenses, e até sorvete q deveriam ser bem +doces, alguns até bonitos mas fracos no gosto
-acho q eu tinha +alguns itens mas esqueci no momento…