Depois de muitos de vocês pedirem para eu falar sobre o processo piloto que foi lançado aqui na província de BC para quem é da área de tecnologia, eu decidi fazer esse vídeo para vocês!
Então hoje eu vou explicar como funciona o programa de forma sucinta e para não deixar dúvidas de quem pode e quem não pode aplicar e participar.
A província na qual eu moro, BC, onde fica a cidade de Vancouver, abriu um programa piloto para atrair trabalhadores qualificados na área de TI, mais especificamente de 32 áreas que estão em demanda por aqui.
Antes de tudo, quais são essas áreas? Bom, como eu não sei o significado de todas elas, vou falar algumas e as outras eu vou deixar no link que tem aqui na descrição do vídeo para que vocês possam verificar se a profissão de vocês está na lista.
Algumas das profissões são: engenheiros civis, engenheiros mecânicos, engenheiros químicos, engenheiro de softwares, designer de softwares, designers gráficos e ilustradores, técnico em redes de computadores e muitos outros. (https://www.welcomebc.ca/
Você precisa ter muita atenção se o seu NOC e as suas funções realmente estão dentro da lista na hora de criar o seu registro, pois isso pode ocasionar a negação da sua nomeação provincial se não estiver 100% ok.
Mas Kitty, quem pode aplicar pra esse processo? Aí é que encontramos a parte mais importante: você precisa já ter um emprego nessa área aqui em BC e esse empregador tem que estar disposto a te ajudar no processo. Vou deixar o link com as informações a respeito dos requerimentos que o seu empregador tem que cumprir para ser elegível a te ajudar com esse processo (https://www.welcomebc.ca/
O registro para o processo em si é de graça e você precisa oferecer nesse registro as informações relativas a empresa que quer te ajudar no processo. Para que você receba um ITA, ou seja, um convite para aplicar para a imigração, tanto você quanto o seu empregador precisam cumprir os requerimentos na hora de se registrarem para o programa. E mesmo assim, não significa que você vá conseguir receber esse convite para aplicar.
Os convites serão enviados semanalmente para quem conseguiu se qualificar para o processo, com as notas mais altas dentro do processo, e vão ter um atendimento prioritário comparado com os outros programas dentro do BCPNP. A grande vantagem desse processo é que se a pessoa estiver trabalhando, a província vai dar preferência ao processo dela que será enviado no próximo dia útil à equipe que é dedicada exclusivamente para esse setor de tecnologia.
Uma vez convidado, você tem 30 dias para completar a sua aplicação online e pagar a taxa de 700 CAD para a sua aplicação. Se a sua aplicação for aprovada, você vai receber o que chamamos de Nomeação Provincial que você pode usar para o processo de imigração através do Express Entry. E aí você ganha 600 pontos no seu processo.
E quando você consegue isso, você ainda ganha uma carta de apoio para a permissão de trabalho para que você possa continuar trabalhando enquanto o seu processo de residência permanente ainda estiver rolando. Esse processo até o recebimento da nomeação pode demorar entre 2 a 3 meses.
Ah, Kitty, mas e se o meu NOC não for um desses 32 NOCs? Bom, aí você ainda pode tentar aplicar para o BCPNP, mas não para esse programa específico dentro do BCPNP.
Mas Kitty, quais são os requerimentos que eu e a minha empresa precisamos cumprir para podermos aplicar para a minha nomeação provincial? Bom, essa informação vocês podem achar no website do PNP de BC ou conversar com um consultor de imigração. A gente aqui do canal sempre indica a Renata Prates da Go North. Vocês podem entrar em contato através do e-mail parceriakitty@gonorthsa.com e fazer a consulta de vocês para verificar se vocês se enquadram nesse processo.
Então, gente, só pra reforçar aqui do que se trata esse programa: “Applicants need a full-time, indeterminate (permanent, or with no set end date) job offer from an eligible B.C. employer.”
Os aplicantes desse processo precisam de uma oferta de trabalho de um empregador elegível de British Columbia em uma posição que trabalhará em tempo integral, por tempo indeterminado (seja de forma permanente ou sem uma data de término).
Ou seja, se você mora no Brasil e acha que é só fazer o IELTS para se enquadrar no processo, não é bem assim.