Hoje vou tentar responder uma pergunta muito comum dos pais que querem trazer seus filhos para o Canadá: Meu filho vai ter direito a estudar na escola pública no Canadá?
E a resposta é: Depende!
Normalmente quando você vem como estudante internacional e traz seus filhos em idade escolar, eles conseguem sim estudar de graça no Canadá, porém, você pode ter algumas dores de cabeça.
Cada província vai ter a sua regra com relação a deixar você matricular seus filhos em escola pública gratuitamente.
Por exemplo, Ontário não especifica praticamente nada a respeito dos critérios para se matricular o filho na escola pública. Apenas diz: International students studying full-time with a valid study permit at a publicly assisted Ontario university or college can send their school-age children to Ontario schools for free, according to the Ontario Education Act.
http://www.ontarioimmigration.ca/en/study/OI_HOW_STUDY_INTL_GO.html
Ou seja, se você for um estudando internacional, estudando em período integral em um college ou universidade público com um Study permit válido, você pode matricular seu filho por lá.
Já B.C. tem um milhão de regrinhas, que vocês podem ver aqui nesse site: https://www2.gov.bc.ca/gov/content/education-training/administration/legislation-policy/public-schools/eligibility-of-students-for-operating-grant-funding
Porém, resumindo, em B.C. você pode matricular seu filho na escola gratuitamente se:
1 – Você estiver estudando em um college público em um curso de pelo menos 1 ano, que vai te dar um diploma ou degree no final do curso. Ou seja, cursos de certificado não permitem. Degrees privados também permitem.
2 – Você estiver aqui legalmente, estiver autorizado a trabalhar por pelo menos 1 ano e estiver trabalhando ou vai trabalhar por pelo menos 20 horas por semana.
3 – Você estiver estudando inglês por até no máximo 1 ano numa instituição que esteja servindo como um pathway pra você entrar em um college. Por exemplo, Você vem para estudar na Langara e faz o Pathway da Langara. Nesse caso, seu filho pode estudar na escola pública gratuitamente se o seu pathway for de no máximo 1 ano.
Eu citei essas duas províncias só para vocês terem uma ideia de que as regras podem ser diferentes de província para província e que vocês precisam verificá-las antes de escolherem os seus programas de estudo aqui no Canadá.
Outras três coisas que tenho a falar a respeito disso:
1 – Se você tiver vindo fazer um pathway e estiver em extensão das permissões, você consegue sim matricular seu filho na escola mesmo sem a sua permissão para o college ter saído ainda. A escola vai te colocar algumas condições, até porque você vai ter que levar os permits até a escola para comprovar que está tudo certinho quando os permits saírem, mas estando em implied status de estudante, dá sim para matricular seu filho na escola. Eu acho que vocês podem ter dificuldades com boards específicos ou com escolas específicas se não deixarem você matricular, mas ontem mesmo uma cliente minha disse que imprimiu uma parte do site da imigração: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/corporate/publications-manuals/operational-bulletins-manuals/temporary-residents/visitors/implied-status-extending-stay.html e apresentou na escola e conseguiu matricular o filho dela.
2 – Já vi gente em co-op privado que dá diploma no final do curso apresentar o work permit do co-op para matricular o filho na escola. O que eu achei super bizarro, mas tudo bem.
3 – Se o seu filho vier sozinho fazer intercâmbio, ele vai ter que pagar pela escola, mesmo que ela seja pública. A mesma coisa se você não se enquadrar nesses requisitos todos e estiver estudando aqui no Canadá. Se você quiser que seu filho estude numa escola pública, você terá que desembolsar algo como 14 mil dólares por ano. Se quiser que ele estude em uma privada, será mais caro ainda.
2 comments
Oi. Meu nome é HELIO. Tudo bem? Nossa família vai pra Montreal em março do ano que vem. Estamos pensando em morar em Ile de Soeurs. Sabes se há metro lá?
http://www.google.com