Como nós já sabemos e eu faço questão de dizer, o Canadá é um país muito bom, mas não é o paraíso e há golpes. Tem os seus problemas sim e só não vê ou não quer ver é quem não mora aqui e quer continuar acreditando que tudo aqui é lindo, maravilhoso.
Então já que temos a consciência de que aqui também há casos de gente desonesta, resolvi listar para vocês os golpes mais comuns aplicados no Canadá. Eu peguei algumas informações de sites. Por falar em sites, o próprio site do CIC tem zilhões de alertas para golpes no Canadá, o que me surpreendeu bastante.
Bom, sem mais enrolação:
CONSULTORIAS – Gente garantindo que você vai conseguir um visto de trabalho ou passando preços para consultorias ou processos de imigração que são muito esquisitos. Volta e meia alguém me aparece dizendo que ofereceram um processo de imigração custando x com toda a assistência, todos os valores de tudo inclusos, mas ou o valor é alto demais ou o valor é muito baixo comparado com o que eu já vi no mercado. Aí os olhos já ficam atentos. Tem gente que até consegue o seu telefone pra fazer a propaganda. Existem sempre falsos consultores de imigração, assim como consultores que forjam documentos pra conseguir a sua imigração e na hora que esse scam é descoberto, o cara perde a licença e você perde o PR. Nossa, mas como é que se engana um oficial da imigração com um processo falso? Gente, eu quase caí pra trás quando eu descobri que tem gente que compra nota do IELTS e compra diploma e consegue usar esses documentos pra imigrar. Eu sei lá o que esses “consultores” fazem com os processos, mas aqui volta e meia tem uns casos de gente perdendo PR por causa de consultor que fez processo desonesto.
EMPRESAS – SERVIÇOS – E quando falamos empresas e serviços, são de quaisquer tipos. O que acho que mais vejo aqui é gente se aproveitando de você que acabou de chegar, não sabe quanto as coisas custam, não sabe como se virar aqui ainda, não sabe como as coisas funcionam e querem ser malandros com você. Recém chegado tem que tomar MUITO cuidado. Existem serviços que contratamos seja aqui, como no Brasil que aplicam taxas absurdas e surreais para realizar alguns serviços que outras empresas fazem de graça. É só perguntar pro pessoal que mora aqui no Canadá. Então PEÇAM REFERÊNCIAS SEMPRE.
APARTAMENTO – Eu já fiz um vídeo com o Tiago da Bed4Student sobre golpes de apartamentos aqui no Canadá que são muito comuns. Gente que anucia um imóvel MARAVILHOSO no craigslist com um preço ridiculamente baixo, inventa uma história de que não está no país, precisa que alguém cuide do apartamento até ele voltar, que a chave ele vai dar depois que você realizar o pagamento e aí você chega aqui e descobre, ás vezes, que o prédio nem existe.
EMPREGO – Pois é, até no que deveria estar entrando dinheiro na sua conta, acaba saindo. Existem vários tipos de golpes de emprego. Existe o mais clássico que as pessoas te dão cheques pra você depositar na sua conta e vc repassar os cheques para a conta de outra pessoa, mas o cheque não tem fundos. Tem golpes de empresas que te contratam para serviços, você faz tudo certinho e não te pagam, especialmente quando é subcontractor.
OUTROS TIPOS DE GOLPES
Vocês também vão encontrar scams de site de namoro (De gente fingindo ser alguém pra extrair seus dados pessoais), de gente que se diz consultor financeiro (e que te cobra uma fortuna em troca de ajuda). Há golpe de loteria. Também existe um tipo de golpe que é dado com comentários falsos sobre determinado serviço, enaltecendo o serviço pra que você pense que ele está cheio de reviews positivos e caia no golpe. Gente, já ouvi gente dando golpe até dentro de igreja aqui. Aqui também têm aqueles golpes estilo de sequestro no Brasil, mas não é exatamente isso que rola. É mais do tipo “ah, seu familiar foi preso e precisa de dinheiro”.. Existem golpes de redes sociais que anunciam prêmios e te mandam para questionários on-line para extrair informações suas como o seu cartão de crédito.
Então, sim, assim como no Brasil, nós temos gente desonesta aqui, gente querendo passar a perna nos outros, puxar tapete, essas coisas todas. E são brasileiros, canadenses, chineses, indianos, qualquer nacionalidade. Então OLHOS ABERTOS. Repito o que eu já disse antes no meu vídeo de Coisas que ninguém te conta sobre imigrar para o Canadá: CONVERSE COM PESSOAS QUE ESTÃO NO CANADÁ E QUE USARAM O SERVIÇO QUE VOCÊS QUEREM USAR. Perguntem para as pessoas que moram aqui se determinada coisa não parece esquisita ou se é assim mesmo. Façam amigos antes de chegarem aqui para não te deixarem cair em nenhum trambique. Ouça o que esses seus amigos têm a te dizer. Especialmente os amigos que não estão querendo te vender nada.