Depois do último sorteio de 27 mil pessoas no Express Entry que limpou todos os candidatos que possuíam experiência de trabalho canadense, muitas pessoas decidiram criar seus perfis no Express Entry para poder concorrer à imigração canadense também. Porém, algumas se depararam com a informação de que são inelegíveis ao Federal Skilled Workers e portanto não estão conseguindo entrar no pool. Hoje eu gostaria de explicar a vocês como saber se são elegíveis ou não a criar um perfil no Express Entry como Federal Skilled Worker.
IELTS e Equivalência de diplomas
A primeira coisa que vocês precisam saber antes de verificar se têm elegibilidade para o Federal Skilled Workers é que vocês precisam de uma prova de idiomas (IELTS general, CELPIP, TEF ou TCF versão Canadá) com no mínimo CLB7 para pensar em abrir um perfil no Express Entry. Sem a prova de idiomas não é possível criar o perfil. A segunda coisa é que para quem não tem experiência canadense ou uma oferta de trabalho no Canadá, será necessário ter a equivalência dos diplomas também. Existem alguns órgãos que fazem essas equivalências e vou listá-los abaixo:
- Comparative Education Service da Universidade de Toronto (CES)
- International Credencial Assessment Service of Canada (ICAS)
- World Education Services (WES)
- Intenational Qualifications Assessment Service (IQAS)
- International Credential Evaluation Service (ICES)
- Medical Council of Canada (MCC)
- Pharmacy Examining Board of Canada (PEBC)
Bacharelado X Professional Degree
Vale ressaltar que existem diplomas que possuem equivalência diferente da óbvia. No caso, alguns bacharelados, caso a equivalência seja feita por instituições específicas, serão equivalentes a um Professional Degree e esse Professional Degree dará ao candidato pontuação de Mestrado em vez de bacharelado.
São os casos dos diplomas de:
- Direito (IQAS e CES)
- Farmácia (PEBC e CES)
- Medicina
- Medicina Veterinária
- Odontologia
Caso você tenha tido equivalência de Professional Degree em alguma outra instituição diferente das que eu especifiquei aqui em cima, me avise que adiciono para todos saberem.
Agora que você já tem o seu diploma com a devida equivalência e a sua prova de idiomas, podemos prosseguir para o que realmente interessa: os seis fatores de seleção.
Six Selection Factors – Seis fatores de seleção
O Federal Skilled Workers considera 6 fatores para avaliar se você é ou não elegível a este programa e, consequentemente, se conseguirá criar um perfil no Express Entry. São eles: língua (até 28 pontos), educação (até 25 pontos), experiência de trabalho (até 15 pontos) , idade (até 12 pontos) , oferta de trabalho (até 10 pontos) e adaptabilidade (até 10 pontos). Considerando todos esses fatores que ao total somam 100 pontos, você precisa ter pelo menos 67 para criar o seu perfil no Express Entry.
Língua (28 pontos)
Se você tiver menos do que CLB7 em pelo menos 1 das capacidades do IELTS, já não é possível criar os eu perfil no EE. Você precisa ter CLB7 no mínimo em todas. Você ganha 4 pontos a cada CLB7, 5 pontos a cada CLB8 e 6 pontos a cada CLB9. Além disso, caso você tenha pelo menos CLB5 em todas as competências de uma segunda prova de idiomas, você pode somar mais 4 pontos.

Educação (25 pontos)
No critério educação, você ganha pontos pelos seus diplomas que possuem equivalência, como mencionei anteriormente. Segue a pontuação para cada tipo de equivalência:
5 pontos – Ensino Médio (o que inclui diplomas técnicos que foram feitos junto ao ensino médio)
15 pontos – Diploma de 1 ano (pelo menos 800 horas)
19 pontos – Diploma de 2 anos (pelo menos 1600 horas)
21 pontos – Diploma de 3 anos ou Bacharelado (pelo menos 2400 horas)
22 pontos – Dois diplomas, considerando que pelo 1 deles seja de pelo menos 3 anos. No caso, se você tiver um bacharelado e uma pós de pelo menos 360 horas, seria esta a sua equivalência)
23 pontos – Mestrado e Professional Degree (aqueles da lista que coloquei ali em cima)
25 pontos – Doutorado
Experiência de Trabalho (15 pontos)
Para se tentar o Federal Skilled Workers, é imprescindível que você tenha pelo menos 1 ano de experiência de trabalho nos NOCs 0, A ou B em período integral (30 horas por semana no mínimo) ou 2 anos em meio período (15 horas por semana), o que vai somar 1560 horas. E este 1 ano pode ser como autônomo, como funcionário, como estagiário, contanto que seja consecutivo (12 meses) e remunerado. Se você tem 6 anos de experiência de trabalho e dentro desses 6 anos você não tem pelo menos 1 ano consecutivo, você não vai se enquadrar no Federal Skilled Workers. Agora, se você tem 1 ano consecutivo e outros 5 anos picados, você ganhará a pontuação de 6 anos de experiência de trabalho.
A pontuação funciona da seguinte forma:
9 pontos – 1 ano de experiência de trabalho nos NOCs 0, A ou B.
11 pontos – 1-3 anos de experiência de trabalho nos NOCs 0, A ou B.
13 pontos – 4-5 anos de experiência de trabalho nos NOCs 0, A ou B.
15 pontos – 6 anos de experiência de trabalho nos NOCs 0, A ou B.
Idade (12 pontos)
Ao contrário do Express Entry, pela calculadora do Federal Skilled Workers, você só começa a perder pontos por idade quando faz 36 anos, e perde todos os pontos neste quesito aos 47. A tabela por idade fica da seguinte maneira:

Oferta de trabalho no Canadá (10 pontos)
Essa é a parte que causa mais confusão nos aplicantes pois grande parte deles acha que por estar empregado no Canadá, isso significa que possuem uma oferta de trabalho, o que não é verdade. No site, inclusive, eles deixam claro o que é ter uma oferta de trabalho.
Uma oferta de trabalho válida tem que ser: por tempo contínuo, remunerada, de pelo menos 30 horas por semana, não sazonal, por pelo menos 1 ano e nos NOCs 0, A ou B. O mais importante é que a oferta de trabalho tem que ser baseada em um LMIA ou LMIA Exempt.
Adaptabilidade (10 pontos)
O último fator que pode te ajudar a conseguir os 67 pontos para poder criar um perfil no Express Entry gira em torno da adaptabilidade. Veja abaixo o que pode te gerar pontos neste quesito:
5 pontos – Seu cônjuge ter pelo menos CLB4 em todas as competências do IELTS.
5 pontos – Você ou o seu cônjuge com um diploma de pelo menos 2 anos aqui no Canadá de uma instituição secundária ou pós-secundária.
10 pontos – Você ter pelo menos 1 ano de trabalho no Canadá nos NOCs 0, A ou B e este trabalho precisa ter sido feito com um Work Permit.
5 pontos – Seu cônjuge ter trabalho por pelo menos 1 ano em período integral no Canadá com um Work Permit
5 pontos – Você ou o seu cônjuge ter um parente morando no Canadá. Lembrando que este parente tem que ter 18 anos ou mais e ser um cidadão canadense ou residente permanente. Na lista dos parentes que podem te dar esta pontuação se encontram pais, avós, filhos, netos, irmãos, tios ou sobrinhos, tanto seus quanto do cônjuge.
Lembrando que a pontuação máxima neste quesito são 10 pontos. Se você tiver tudo o que foi mencionado acima, o máximo de pontos que você ganha são 10.
E agora? Sou elegível?
Se você fez a soma da sua pontuação e ficou em 67 pontos ou mais, pode dar início à criação do seu perfil no Express Entry. Se não, você terá que melhorar esta pontuação. Lembrando que ter 67 pontos e ser elegível não significa que você será chamado pela imigração, apenas que atingiu os requisitos mínimos desta categoria.
Caso tenha ficado alguma dúvida, vocês podem consultar diretamente o site da imigração onde estas informações estão expostas: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/immigrate-canada/express-entry/eligibility/federal-skilled-workers/six-selection-factors-federal-skilled-workers.html
Você também pode encontrar mais detalhes sobre o Express Entry neste post antigo que fiz: https://kittynocanada.com/explicando-o-programa-de-imigracao-canadense-express-entry/
Também tenho um post sobre quando criar o perfil no Express Entry: https://kittynocanada.com/criar-perfil-no-express-entry/
2 comments
Oi Kitty, tudo bem? E se eu tiver um tecnólogo (2 anos e meio) em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e mais uma pós de mais de 360 horas, eu me encaixaria em qual? Obrigado!
Para ser considerado 3 anos, precisa ter pelo menos 2400 horas. E aí sim, você poderá contar 2 diplomas ou mais.