Hoje fomos à nossa primeira consulta com uma family doctor aqui no Canadá e já digo de ante-mão: foi péssimo e vou procurar outro.
No Brasil estamos acostumados com atendimentos rápidos, com médicos que mal olham para as nossas caras, mas eu nunca fui praticamente expulsa de um consultório antes.
Foi azar, eu acho, sim e certamente há médicos de família muito melhores, mais gentis do que a médica que pegamos (já ouvi relatos muito bons e relatos de chorar), mas hoje o post é para falar de como encontramos essa Family Doctor e um pouco de como foi a nossa primeira consulta.
Encontramos a médica através do site: https://www.cpsbc.ca/physician_search , que foram as meninas do Fala Maluca que nos indicaram. Nesse site, vão ver onde você mora, qual língua que você gostaria que o seu Family Doctor falasse, entre outras coisas e lá você pode encontrar os médicos de família que estão aceitando novos pacientes para marcar a sua consulta. Tivemos que marcar pra mais de um mês e meio depois da data em que entramos em contato.
Chegamos lá, esperamos uns 20 minutos, fomos mandados para a sala da médica, que falava rápido pra burro, mas não tinha sotaque, então facilitou muito a nossa compreensão. Uma coisa que no Brasil nunca (NUNCA) me falaram era que eu tinha que perder peso. Sim, está na cara que eu preciso, eu não preciso de um médico pra me dizer isso. O que foi incômodo foi a forma com que ela disse isso para nós dois. Não quis saber se havia algum problema de metabolismo, hipotireoidismo, dificuldade de perder peso, nada, nada. Não quis saber nem se eu era modelo plus size e dependia do meu tamanho pra viver, vai quê, né?
É tipo você fumar, beber, sei lá e ela simplesmente falar “você tem que parar” sem te consultar nem se você quer. Porque saber que pode não estar afetando beneficamente a sua saúde, certamente você já sabe, né.
Na minha opinião foi um trabalho de investigação quase nula, uma secura maior do que a do sertão nordestino e que no final (que eu nem reparei que era o final, porque foi muito muito brusco), ela nem levantou da cadeira, abriu a porta e falou “tchau”.
Thiago e eu saímos do consultório até um pouco desorientados, ela não deu tempo nem dele falar se tinha alguma queixa.
Vamos procurar outro Family Doctor. Minha cunhada está com um que ela gostou muito e vamos ver se damos sorte maior com ele do que com a outra.
1 comment
Guria… infelizmente, eu acho que nao foi azar! Os medicos aqui sao terriveis (terriveis!)! Inclusive, eu ja sai chorando de um consultorio!
A medica tambem me disse que eu precisava perder peso – super grosseiramente e sem fazer exame algum como se fosse normal uma pessoa engordar 15kg em meses!
Teve um outro medico que me pediu um MRI sendo que nem dor de cabeca eu tinha e pesquisou no GOOGLE os meus sintomas que eram de endometriose! Endometriose e MRI… ta vendo a ligacao? Eu, na minha ignorancia, nao to!
O Canada e maravilhoso, mas os medicos deixam muito a desejar!
So pra nao te desaminar completamente, um dia, por sorte eu cai numa walk-in e encontrei uma medica maravilhosa, atenciosa, humana e super inteligente (do tipo que te pede exames relacionados aos teus sintomas!) e uma dentista que diz “eu vou cuidar de ti” ! Entao, vai trocando ate encontrar… eles sao poucos, mas estao por ai! Boa sorte!