Explicando o Express Entry!
Antes de começarmos o post de hoje, EU NÃO SOU CONSULTORA DE IMIGRAÇÃO CREDENCIADA PELO GOVERNO DO CANADÁ. Eu estou fazendo isso porque eu sei que muita gente está ralando pra burro dia e noite pra juntar o dinheiro para vir para o Canadá e não tem tempo ou ainda não tem o inglês suficiente para entender o que o site da imigração canadense diz.
Tendo dito isso, inscreva-se no nosso canal do YouTube caso não seja inscrito ainda e saiba que o post de hoje será longo, mas muito importante se você quer imigrar para o Canadá. Então pega uma pipoca, um guaraná e leia com calma. Se você não entender algo, leia de novo ou então acesse o link logo abaixo da passagem que você não compreendeu.
Depois de alguns vídeos que eu fiz nos últimos dias, eu percebi que muitos de vocês não sabem como o Express Entry funciona. Aliás, Express Entry é o processo de imigração federal famosão que temos desde 2015 no Canadá, só pra começar a explicar.
Então eu decidi fazer um post hoje pra vocês tendo copiado/colado e ajustado as informações do site da imigração canadense onde todas as informações que vocês precisam para aplicar para a imigração estão ali dando sopa, só esperando vocês lerem.
Todos os links que eu traduzi (eu não, né? O google traduziu rsrs) estarão logo abaixo da informação e, portanto, vocês podem acessar e ver quando quiserem.
Todas essas informações são de domínio público, exceto algumas pequenas informações que são baseadas na minha experiência com o meu processo de imigração e as orientações que eu recebi de consultores de imigração.
Então vamos lá:
O que é o Express Entry?
O express Entry, como eu disse, é o processo federal que está trazendo imigrantes qualificados para o Canadá através de um sistema de pontos, como se fosse um vestibular baseado em diversos fatores e dividido em algumas categorias que eu explico abaixo.
O que preciso fazer antes de aplicar para o Express Entry?
1. Você precisará fazer um teste de idioma. A partir dos seus resultados, é possível saber se você é elegível para imigrar para o Canadá em um dos programas federais que fazem parte do Express Entry.
2. Se você se formou fora do Canadá, você pode precisar ter suas credenciais educacionais avaliadas em relação aos padrões canadenses. Isto não é obrigatório se:
• você tem pelo menos um ano de experiência de trabalho recente no Canadá, ou se
• a sua experiência de trabalho está em um comércio especializado (Federal Skilled Trades).
3. Nota: Mesmo que você não precise ter sua educação estrangeira avaliada para ser elegível ao Express Entry, você pode querer fazê-lo, a fim de aumentar a sua pontuação e as chances de ser convidado a aplicar.
4. Você precisa saber em qual tipo de habilidade do trabalho a sua experiência de trabalho se encaixa (bem como o trabalho que você pretende ter no Canadá, se eles são diferentes). Você usará o sistema de classificação de cargos do Canadá (a Classificação Ocupacional Nacional ou NOC) para descobrir se sua experiência de trabalho é válida em um dos três programas federais.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/profile.asp
Quais são os NOCS?
1. Nível de Habilidade 0 (zero) – trabalhos de gestão.
• exemplos: gestores de restaurantes, gestores de minas, capitães de terra (pesca)
2. Nível de habilidade A – trabalhos profissionais. As pessoas geralmente precisam de um diploma de uma universidade para esses trabalhos.
• exemplos: médicos, dentistas, arquitectos
3. Nível de habilidade B – empregos técnicos e comércios especializados. As pessoas geralmente precisam de um diploma de faculdade ou treinar como um aprendiz para fazer esses trabalhos.
• exemplos: chefs, electricistas, encanadores
4. Nível de habilidade C – empregos intermediários. Estes trabalhos geralmente precisam de ensino médio e / ou treinamento específico de trabalho.
• exemplos: caminhoneiros de longo curso, açougueiros, pessoas que servem alimentos e bebidas
5. Nível de habilidade D – empregos de trabalho. O treinamento no local de trabalho geralmente é dado.
• exemplos: pessoal de limpeza, operários da área de óleo, colhedores de frutas
Para saber o seu NOC, vocês podem entrar no link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/noc.asp
Quais os programas englobados no Express Entry?
Express Entry cobre três dos principais programas de imigração:
• o Federal Skilled Worker Program,
• o Federal Skilled Trades Program, e
• o Canadian Experience Class.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-express.asp
Qual a diferença entre esses programas?
Federal Skilled Worker:
Sua experiência de trabalho deve ser:
• pelo menos um ano (1.560 horas no total / 30 horas por semana), tempo integral contínuo ou um montante igual em meio período (ou seja, se você demorou 1 ano pra completar as 1560 horas porque trabalhou 30 horas por semana, se você trabalhar metade disso, vai demorar 2 anos pra completar essas horas).
• trabalho remunerado (trabalho voluntário, estágios não remunerados não contam),
• no mesmo trabalho,
• nos últimos 10 anos, e
• nos NOCS 0, A ou B
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who.asp
Quanto eu tenho que tirar na prova de inglês para ser elegível para o FSW?
Você deve atender ao nível mínimo de CLB 7 em inglês ou Niveaux de compétence linguistique canadiens (NCLC) 7 em francês para seu primeiro idioma oficial em todas as quatro habilidades de linguagem. O CLB7 na prova do IELTS é a nota 6 em todas as habilidades e na prova do CELPIP é o 7 mesmo. Essas são as 2 provas de Inglês que o Express Entry aceita e o TEF de francês.
Para obter pontos para o seu segundo idioma oficial, você deve atingir o nível mínimo de CLB 5 em todas as quatro habilidades de idioma.
Vale lembrar que não é necessário ter o segundo idioma.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/language.asp
Federal Skilled Trades
Para ser elegível ao FST, você precisa:
• Planejar viver fora da província de Quebec
• satisfazer os níveis exigidos em inglês ou francês para cada habilidade linguística,
• ter pelo menos dois anos de experiência de trabalho em tempo integral (ou uma quantidade equivalente de experiência de trabalho em meio período) num comércio especializado dentro dos cinco anos anteriores à sua aplicação,
• satisfazer os requisitos de emprego para esse comércio especializado conforme estabelecido na Classificação Nacional de Ocupação (NOC), exceto para a necessidade de um certificado de qualificação e;
• ter uma oferta de emprego de tempo integral por um período total de pelo menos um ano ou um certificado de qualificação naquele comércio especializado emitido por uma autoridade provincial ou territorial canadense.
Isso significa que você tem que trabalhar um total de pelo menos 30 horas durante um período de uma semana por dois anos em seu comércio especializado dentro dos cinco anos antes de aplicar.
Quanto preciso tirar em uma prova de inglês para esse programa?
Você precisa atender o nível mínimo de linguagem do CLB 5 para a fala e audição e CLB4 para leitura e escrita http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/trades/apply-who.asp
Canadian Experience Class
Você precisa:
– Ter pelo menos 12 meses de experiência de trabalho qualificado em tempo integral (ou uma quantidade igual em meio período) no Canadá nos três anos anteriores à sua inscrição,
• ter adquirido sua experiência no Canadá com a devida autorização (ou seja, você precisa ter uma permissão de trabalho para se enquadrar no CEC).
• satisfazer os níveis de idioma necessários para o seu trabalho para cada habilidade linguística (falar, ler, escrever e ouvir),
• planejar viver fora da província de Quebec.
O trabalho por conta própria e a experiência de trabalho adquirida enquanto você era um estudante em tempo integral (por exemplo, em um período de trabalho cooperativo) não contam com este programa.
Para ser considerado para o CEC, você precisa ter experiência de trabalho canadense qualificada dentro de três anos de aplicação. De acordo com a National Occupational Classification (NOC), experiência de trabalho qualificada significa:
• Empregos gerenciais (nível de habilidade NOC 0)
• Trabalhos profissionais (habilidade NOC tipo A)
• Trabalhos técnicos e comércios especializados (habilidade NOC tipo B)
Sua experiência deve ser pelo menos 12 meses de tempo integral (30 horas de trabalho pago por semana ou mais) ou uma quantidade igual em horas de tempo parcial.
Qual o nível de inglês necessário para o CEC?
• Você precisa atender ao nível mínimo de linguagem do CLB 7 para NOC 0 ou A ou CLB 5 para trabalhos de NOC B.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/cec/apply-who.asp
Como saber se sou elegível para o Express Entry?
O CIC avalia as aplicações de trabalhadores qualificados federais com base em seis fatores de seleção.
Se você marcar 67 pontos ou mais (de 100) , você pode se qualificar para imigrar para o Canadá como um trabalhador qualificado federal.
Se você marcar menos do que a marca de aprovação de 67 pontos, você não se qualificará para emigrar para o Canadá como um trabalhador qualificado federal. É melhor não aplicar neste momento.
LINGUA – Para a língua são no máximo 28 pontos como consta na tabela abaixo:
EDUCAÇÃO/ESTUDOS – Você pode ganhar pontos de seleção para sua educação.
Para obter pontos, você deve:
- Deve provar que obteve um diploma ou certificado canadense, OU
- Ter sua educação estrangeira avaliada por uma agência aprovada pela CIC para mostrar que ela é válida e igual a uma credencial canadense concluída.
Você deve incluir sua credencial canadense ou sua credencial estrangeira e o Relatório de Avaliação de Credencial Educacional (ECA) quando você se inscrever.
EXPERIÊNCIA DE TRABALHO – Você pode obter pontos para o número de anos que você gastou em tempo integral de trabalho remunerado (pelo menos 30 horas por semana, ou uma quantidade igual de tempo parcial).
Use este gráfico para encontrar o número de pontos com base no seu número de anos de experiência.
IDADE – Você receberá pontos com base na sua idade no dia em que o Escritório de admissão centralizado receber sua inscrição.
TRABALHO ARRANJADO NO CANADÁ – Em alguns casos, você pode obter pontos se você tem uma oferta de trabalho em tempo integral de pelo menos um ano de um empregador canadense. O trabalho deve ser organizado antes de se candidatar a vir para o Canadá como um trabalhador qualificado federal.
Uma oferta de emprego válida tem de ser:
- Para trabalho contínuo e em tempo integral que seja:
- Não sazonal
- Por pelo menos um ano
- Em uma ocupação listada como Skill Tipo 0 ou Skill Nível A ou B da National Occupational Classification (NOC) .
Encontre seus pontos com base no gráfico abaixo.
ADAPTABILIDADE – Se você tem um cônjuge ou parceiro que imigrará com você para o Canadá , eles também podem ganhar pontos por sua adaptabilidade. Você só pode obter pontos para cada item uma vez.
O número máximo de pontos nesta seção é 10.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-factors.asp
Atingi os 67 pontos mínimos e sou elegível para o Express Entry e agora?
Se você é elegível para imigrar sob um dos programas federais de imigração acima:
1. O governo vai te colocar em um pool com outros que também são elegíveis,
2. Em seguida, vão classificar você e os outros usando vários fatores que eu vou citar em seguida.
3. Se você é um dos melhores candidatos, você receberá um convite para candidatar-se. Ou seja, se você somar pontos o suficiente no seu perfil e após a nota de corte, a sua pontuação for maior do que a nota de corte, você receberá um convite para aplicar para a imigração.
4. se você for convidado a aplicar, você pode aplicar on-line para a residência permanente.
Através do Express Entry, as províncias e territórios também poderão nomear candidatos do pool do Express Entry sob seu Programa de Nomeação Provincial, quando aplicável.
Para ser elegível para o Express Entry, você deve:
• satisfazer os requisitos de um dos programas acima, e
• criar uma conta de Job Match com o Job Bank, um banco de dados que pode ajudá-lo a encontrar empregadores que procuram trabalhadores com suas habilidades (a menos que você tenha uma oferta de trabalho válida). Essa regra vai cair em junho, mas eu explico mais pra frente.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/apply-who-express.asp
Como funciona a pontuação para o Express Entry?
Todos os candidatos Express Entry recebem uma pontuação de até 1.200, baseada nas quatro partes da fórmula do Comprehensive Ranking System que eu chamo de CRS:
• Fatores de experiência e habilidades;
• fatores do cônjuge ou do parceiro (tais como suas habilidades de língua e instrução)
• Transferência de habilidades (incluindo educação e experiência de trabalho – fatores que, quando combinados, resultam em melhores chances de ser empregados e maiores ganhos)
PS: Pontos adicionais para aqueles com uma indicação de uma província ou território, uma oferta de emprego válida ou um diploma universitário, diploma de College ou certificado canadense.
http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/criteria-crs.asp
Ou use o CRS Tool para fazer a análise do seu perfil: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp
Para ver exatamente qual é a pontuação para cada coisa, acessem o link: http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/grid-crs.asp
Só um OBS aqui falando sobre a minha experiência com o Express Entry: Meu marido é formado em Publicidade e propaganda, mas tem experiência de trabalho com desenvolvimento Web. Ou seja, ele tem experiência de trabalho em tem experiência em uma coisa e é formado em outra e isso não o impede de aplicar para o programa.
OBS2: Eu tenho profissão regulamentada e me foi orientado também que eu não teria necessidade de validar o meu diploma para que ele contasse pontos para a imigração canadense. Até porque, a validação eu acho que só poderia dar início quando estivesse no Canadá. Ou seja, apenas a equivalência pelo WES, IQAS ou ICES seria o suficiente para me dar pontos para o meu processo de imigração.
Como funciona o Pool do Express Entry?
Se você criar um perfil no Express Entry e acharem que você é elegível, você será colocado no pool de candidatos do Express Entry.
• Você estará neste pool por um ano a partir do dia em que entrar.
• Você vai obter um código de referência pessoal para usar para criar uma conta de Job Match no Job Bank.
◦ Se você não tem uma oferta de emprego ou uma indicação de uma província ou território você deve criar uma conta de Job Match para ser elegível para o pool. (Esta regra vai mudar em junho e você não será mais obrigado a fazer isso!)
◦ Para fazer isso:
▪ vá para a página de início de sessão do Job Match
▪ clique no botão “Inscreva-se agora!”
▪ leia o aviso de privacidade e clique em “Concordo”
▪ siga as instruções para criar uma conta.
• Você receberá uma pontuação com base nas informações fornecidas no seu perfil.
◦ Os candidatos serão classificados usando o Comprehensive Ranking System, que é baseado em fatores que foram mostrados para ajudar os imigrantes a prosperar no Canadá.
• Haverá rodadas regulares para convidar os melhores candidatos para se candidatarem à residência permanente.
◦ Você deve ter um convite para se candidatar antes de poder inscrever-se online para residência permanente.
◦ Você pode ser convidado a se candidatar se você estiver entre os melhores classificados no grupo com base em suas habilidades e experiência.
• Se você for convidado a solicitar a residência permanente, o site enviará uma mensagem para sua conta e para seu endereço de e-mail pessoal, portanto, certifique-se de fornecer um endereço de e-mail válido
• Certifique-se de que as informações do seu perfil permanecem verdadeiras e precisas em todos os momentos.
◦ Se a sua situação mudar (por exemplo, se iniciar uma nova carreira, obtiver um novo teste de idioma, casar ou tiver um novo bebé), tem de atualizar o seu perfil.
Se você não for convidado a se candidatar a residência permanente após um ano de estar no pool, seu perfil do Express Entry expirará.
• Se você ainda quiser vir para o Canadá como um imigrante qualificado, você precisará preencher e enviar um novo perfil.
Se você atender aos critérios básicos de entrada, você receberá um novo número de perfil para o Express Entry.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/pool.asp
Quais documentos devem ser usados para criar o perfil para o programa?
• Documento de Identidade
• Informações de contato
• Educação mais detalhada
• Experiência de trabalho mais detalhada
• Prova da língua
• Documentos da família que virá com você para o Canadá (dependentes)
Você precisará:
• do seu passaporte ou documento de viagem (ou outro documento de identidade nacional, se não tiver um destes)
• o título e o código do cargo de NOC
• os resultados do teste de sua língua (IELTS, CELPIP ou TEF)
• o resultado da Avaliação de Credencial Educacional, se você tiver um (que pode ser feito no WES, ICES, IQAS ou alguma outra instituição credenciada)
• uma cópia de sua oferta de trabalho do seu empregador no Canadá, se você tiver um;
• uma cópia de sua indicação provincial, se você tiver uma, e;
•seu código de referência pessoal da ferramenta Venha para o Canadá, se você tiver um.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/profile.asp
Como comprovar a experiência de trabalho para o Express Entry?
Os seguintes documentos são obrigatórios para cada experiência profissional declarada:
- Uma carta de referência ou de experiência do empregador,
– Deve ser um documento oficial impresso em papel timbrado da empresa (deve incluir o nome do candidato, a informação de contato da empresa [endereço, número de telefone e endereço de e-mail] e o nome, cargo e assinatura do supervisor imediato ou diretor de pessoal da empresa)
– Deve indicar todas as posições ocupadas na empresa e deve incluir os seguintes detalhes: cargo, deveres e responsabilidades, status do trabalho (se trabalho atual), datas trabalhadas para a empresa, número de horas de trabalho por semana e salário anual mais benefícios; e - Se o candidato for trabalhador independente: escritura ou outra prova de propriedade de empresa, evidência de rendimentos de trabalho por conta própria e documentação de terceiros indicando o serviço prestado juntamente com detalhes de pagamento (declarações feitas por si mesmo de deveres principais ou declarações juradas não são aceitáveis Prova de experiência de trabalho por conta própria).
- Se a experiência de trabalho for no Canadá, a prova pode incluir cópias dos boletins de informação T4 e avisos de avaliação emitidos pela Agência de Receita do Canadá (o período de tempo para esses documentos deve refletir o período de experiência de trabalho [por exemplo, a experiência de trabalho de 2006 a 2008 requer Apenas documentos desses anos civis]).
http://www.cic.gc.ca/english/resources/tools/perm/express/intake-complete.asp
Quanto dinheiro preciso comprovar para imigrar pelo Express Entry?
Você deve mostrar que tem dinheiro suficiente para sustentar a si mesmo e sua família no Canadá para atender aos requisitos mínimos do
• Federal Skilled Worker ou
• Federal Skilled Trades
Você não será aceito no pool desses programas, a menos que você possa provar que tem esse dinheiro. A quantidade de dinheiro que você precisa para apoiar a sua família é definida pelo tamanho da sua família.
Você não precisa demonstrar que tem dinheiro suficiente para sustentar a si mesmo e sua família para atender aos requisitos do CEC.
Para calcular o tamanho de sua família, você deve incluir: você, seu cônjuge ou parceiro, seus filhos dependentes e filhos dependentes de seu cônjuge. Isso inclui seu cônjuge ou filhos dependentes que são residentes permanentes ou cidadãos canadenses.
Além disso, você não precisa mostrar esses fundos se estiver atualmente autorizado a trabalhar no Canadá e tiver uma oferta de trabalho válida.
O sistema pode achar que você é elegível para mais de um programa.
Você não pode pegar este dinheiro emprestado de outra pessoa. Você deve ser capaz de usar esse dinheiro para pagar os custos de vida para sua família (mesmo que eles não estejam vindo com você).
Você precisará mostrar a prova de que você tem dinheiro suficiente quando você aplicar para a imigração.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp
Quais foram as mudanças recentes do Programa?
• agora você pode ganhar pontos para estudar no Canadá ( já explico como ficam esses pontos)
• uma oferta de emprego válida agora só precisa ser por um ano, e algumas ofertas de emprego não precisam mais de um LMIA.
• a quantidade de pontos obtidos para uma oferta de emprego foi alterada.
• agora você tem 90 dias para aplicar em vez de 60.
http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/profile.asp
• 200 pontos para empregos NOC 00 com uma oferta de trabalho válida
• 50 pontos para quaisquer outros trabalhos NOC 0, A e B com uma oferta de trabalho válida
• pontos adicionais para estudo no Canadá acima do ensino médio:
◦ 15 pontos para um diploma ou certificado de um ou dois anos (ou seja, não especifica se é em instituição pública ou privada)
◦ 30 pontos para um diploma, diploma ou certificado de três anos ou mais, ou um mestrado, profissional ou doutorado de pelo menos um ano.
http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/criteria-crs.asp
O que vai mudar a partir de junho de 2017?
Pontos adicionais para candidatos com fortes habilidades de língua francesa, com mais pontos adicionais indo para candidatos que também têm habilidades de língua inglesa.
Um total de 15 pontos adicionais serão concedidos para os resultados de testes dos Niveaux de compétence linguistique canadiens (NLC) no nível 7 em todas as quatro competências linguísticas em francês (ouvir, falar, ler e escrever) e um teste de inglês do CLB4 ou inferior.
Um total de 30 pontos adicionais serão concedidos para os resultados de testes do NLC no nível 7 em todas as quatro habilidades em francês e Inglês resultados de teste de CLB 5 ou superior.
Pontos adicionais para candidatos com irmãos no Canadá
Em 6 de junho de 2017, o sistema Express Entry concederá 15 pontos a candidatos com irmãos no Canadá.
Para obter esses pontos, os candidatos precisam mostrar que o irmão é cidadão canadense ou residente permanente que vive no Canadá e tem 18 anos de idade ou mais.
O irmão no Canadá deve compartilhar uma mãe ou pai com o candidato principal Express Entry ou seu cônjuge ou parceiro de direito comum. Esta relação pode ser através de sangue, casamento, parceria ou adoção.
Em 6 de junho de 2017, o registro do Job Bank para candidatos do Express Entry torna-se voluntário para todos os candidatos.
O que é o Job Bank?
Para concluir seu perfil no Express Entry, você deve se registrar no Banco de Emprego do Governo do Canadá se ainda não tiver:
• uma oferta de emprego válida, ou
• uma nomeação de uma província ou território.
Job Bank é uma ferramenta de busca de emprego online fácil, que irá conectá-lo com os empregadores no Canadá com base em suas habilidades e experiência.
Http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/profile.asp
Onde vejo as pontuações sorteadas? De quanto em quanto tempo ocorrem os sorteios?
Você pode acompanhar por este link. Http://www.cic.gc.ca/english/express-entry/rounds.asp
Normalmente ocorrem cada 2 semanas, já aconteceu de ter 3 vezes num mês.
Onde posso encontrar respostas para as perguntas que tenho sobre o Express Entry?
http://www.cic.gc.ca/english/helpcentre/results-by-topic.asp?top=29
Se vocês ainda ficou com alguma dúvida com relação ao programa, deixe aqui nos comentários para que eu possa adicionar as informações quando eu gravar o vídeo sobre o Express Entry.
Obrigada!
6 comments
Oi, Kitty! Parabéns pelo post!
Tenho 2 dúvidas que gostaria de clarificar antes de fazer qualquer assessment dos meus diplomas e aplicar no EE:
1- a idade do cônjuge é levada em consideração?
2- sou formada na área de TI, tenho um curso técnico de 2 anos e um tecnologo de 3 anos. Nesse caso, conta o diploma do tecnologo ou para o EE eu tenho 2 diplomas?
Muito obrigada!
Olá! A idade do cônjuge no CRSTOOl não é levada em consideração, então não sei se no processo mesmo é levada. http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/crs-tool.asp
Então, pelo que eu tenho visto, o pessoal que tentou fazer equivalência de tecnólogo não conseguiu a equivalência como se fosse um college. O pessoal conseguiu apenas como se fosse ensino médio. Então não contaria como 2 diplomas or more.
Mas não sei se isso é pra todo mundo. Tô falando dos casos que eu vi!!
Olá, adorei o post, e tenho uma dúvida :
Eu estou atualmente a 1 ano morando nos USA, mas gostaria de rer residência permanente no Canadá. Eu não possuo nenhum diploma aqui nem no Brasil, mas sou profissional em sistemas de instalação elétrica na construção civil. Você acha que eu conseguiria me qualificar pra algo? Obrigado
Oi Kitty, parabéns pelo seu site e pelo canal do youtube. Se me permite eu tenho duas dúvidas relacionadas aos pontos para entrar pelo Express Entry. Eu tenho duas graduações, uma em design gráfico de 4 anos e uma em direito de 5 anos, eu estava pensando em fazer uma pós graduação à distância em alguma área relacionada a design, eu sei que pós graduação conta 2 pontos, é pouco mas acho que só teria a acrescentar, tanto pelo conhecimento adicional e pelos pontos, sendo assim, você sabe me dizer se uma pós à distância, pode ser usada para contar pontos?
A outra dúvida é a seguinte, os documentos como certidão de casamento e diplomas devidamente juramentados, têm validade? Tipo, se eu juramentar agora eu tenho um prazo para poder usá-los?
Agradeço desde já e mais uma vez, parabéns pelo trabalho.
Oi Kitty, obrigada pelo post, ajudou muito! Eu tenho graduação em Comunicação e atuei na área até 2010 (com pausas). Depois disso dei aulas de inglês na mesma empresa por 5 anos (CLT). Quero fazer college em outra área. O tempo de experiência será só do novo NOC do college canadense? Agradeço se tiver alguma informação nesse sentido. Parabéns pelo blog!
Oi Kitty, Eu tenho uma duvida quanto a experiencia de trabalho….a carta do empregador tem q ser de todas as empresas q trabalhei ou somente da ultima? Outra coisas, Eu so aplicarei final do ano, mas eu poderia ja pedi a carta pro empregador pra adiantar o processo caso receba o ita? Obrigada!