idaMuitas pessoas vêm até mim falando “ah, eu não tenho mais idade para ir para o Canadá, estou perdendo as esperanças de conseguir ir” ou “eu sou muito novo ainda pra ir, mas estou me planejando pra ir em 2022”. Eu acho ótimo que os mais novos estejam se preparando para vir, mas não temos como prever a imigração nem no ano que vem, imagina em 2022.
Essa coisa toda de idade é bem relativo. Muitas pessoas aposentadas no Brasil vêm até mim dizendo que estão planejando imigrar para cá e perguntam como fazer. Eu confesso que não conheço ninguém que tenha vindo para cá com a família e aposentado. Não acredito nem que exista um processo para aposentados (exceto se esse aposentado for pai ou mãe de um imigrante aqui que faça um supervisa ou um patrocínio). Na verdade, eu acredito que o Canadá meio que está tentando remediar a quantidade grande de pessoas mais velhas e aposentadas no país e por isso traz os imigrantes. Mas para a melhor adaptação dos imigrantes, trazer os pais ás vezes é importante e por isso o processo do supervisa. Isso tudo é achismo da minha parte, então agora vamos ao tema do post.
Hoje o maior forma de selecionar imigrantes novos para o Canadá é o Express Entry. Existem vários outros processos, mas o que mais é divulgado atualmente é esse. Ainda mais que muitos processos provinciais acabam indo para o Express Entry no final das contas e o Express Entry conta pontuação alta dos 18 aos 29. Na verdade, dos 20 aos 29 é a pontuação máxima em idade de até 110 pontos caso você venha solteiro. A partir dos 30, você começa a perder pontos por idade aos 45, onde você não pontua mais por idade (me refiro a parte que pontua de 0 a 1200 pontos e não da primeira parte em que verifica-se se você é elegível ou não ao processo tendo que ter no mínimo 67 pontos, ok?)
Se você não sabe o que é o EE, então deixa eu explicar rapidamente, pra você que ainda não sabe o que é que o Express Entry considera. O Express Entry é o processo federal aqui do Canadá que atualmente tem tido uma pontuação mais baixa do que no ano passado. A nota funciona como uma nota de corte. Esse ano chegamos já a 413 pontos em abril. Ano passado, não desceu dos 450 de jeito nenhum. Todos que tiverem pontuação acima da nota de corte, serão chamados. A pontuação máxima é 1200, dividido entre 600 pontos que levam em consideração idade, estudo, trabalho, idioma e outros 600 pontos que só são dados para quem consegue o convite de uma província para imigrar. Ou seja, o Express Entry nos faz focar nesses 4 aspectos que eu citei acima e o único aspecto que você começa a perder ponto com valores mais altos é a idade. Ou seja, quanto mais velho, menos pontos. Também é sempre possível conseguir pontos bônus com irmãos canadenses/PRs ou proficiência do francês e do inglês.
Então vamos falar primeiro sobre vir muito novo:
Quem vem muito novo, tipo abaixo dos 18, normalmente vem pra fazer highschool às custas dos pais e muitas vezes até fica aqui depois também ás custas dos pais fazendo college. A grande questão é que quando você vêm/ou quer vir muito novo pra cá, muitas vezes você não vai ter experiência de trabalho para comprovar para o Express Entry ou uma qualificação alta, um mestrado, doutorado. Ou seja, você mantém os seus quase 100 pontos, mas não pontua tão bem em outras áreas.
Agora sobre os mais velhos: Eu conheço UM casal que chegou aqui depois dos 50 para estudar. Eu conheço UM casal que veio para cá depois dos 45 imigrado. Conheço 2 casais, no total, acima dos 45 que vieram para o Canadá.
“Ah, Kitty, com certeza tem mais”. Sim, com certeza tem. A gente acaba se relacionando mais com as pessoas que são da mesma faixa etária que a gente, então o fato de eu não conhecer essas pessoas, não significa que elas não existam. Eu até dei uma olhada no site do cic pra ver se nos reports de imigrantes do Express Entry tinha algo falando sobre idade pra poder passar pra vocês números oficiais, mas não achei. A grande questão é: Se você não tem mais pontos por idade, você vai ter que ter pontos altíssimos de inglês, formação acadêmica e experiência de trabalho pra compensar e mesmo assim pode ser que não chegue nos 400 pontos se quiser vir pra cá direto imigrado. A não ser que a pontuação do Express Entry comece a cair dos 400 pontos, eu acredito que talvez seja necessário tentar outros meios como processos provinciais pra tentar a imigração aqui pro Canadá depois dos 45. Mas essa é a minha OPINIÃO DE ALGUÉM QUE NÃO É CONSULTORA DE IMIGRAÇÃO. O Canadá tem mais de 50 processos de imigração e para verificar em qual processo você se encaixaria, vocês podem sempre entrar em contato com a nossa parceira Renata Prates da Go North.
Uma outra coisa importante quando a gente fala de idade e que eu não sabia, mas já ouvi isso de gente que trabalha com visto é que se você for mais velho e quiser vir estudar no Canadá, talvez o oficial não te ache atrativo para o Canadá ou não entenda o motivo de você, que tem um mestrado, vir fazer um college no Canadá. Do tipo: será que essa pessoa só tá arrumando uma desculpa pra entrar aqui? Tá vindo com marido e 3 filhos aos 45 anos pra estudar num co-op privado?
Qual seria a idade ideal, então, onde você provavelmente pontuaria mais? Onde todos os fatores de pontuação alta conseguissem estar juntos ao mesmo tempo. Pontuação máxima por trabalho é com 3 anos ou mais de experiência de trabalho full-time, idade entre 20 e 29, talvez um mestrado (quem sabe um doutorado), ou seja 18 anos + 4 da faculdade + 2 do mestrado, então em torno de uns 24 pra cima. Falo isso pra quem quer já chegar aqui imigrado.
Das pessoas que estão me assistindo neste momento, pelo menos 50% estão nesta idade “adequada”. Acima de 45 são apenas 8% de acordo com o meu Google Analytics.
Comentários