Orientações
Muitas orientações são dadas a respeito de estudos de idioma no Canadá, especialmente quando se trata do visto/permissão certo para fazê-lo. Desde 2017 brasileiros com visto americano válido e/ou um visto canadense nos últimos 10 anos conseguem tirar o eTA. Com ele, a pessoa pode vir passar até 6 meses no país sem precisar tirar um visto de turismo e tampouco um de estudos.
No entanto, existem algumas diferenças e recomendações que devem ser dadas a respeito destas aplicações. Se a intenção do aplicante for fazer um programa de estudos pós-secundário no Canadá ou imigrar melhor seguir as recomendações abaixo:
eTA
- Entrada: Deve entrar no Canadá pela primeira vez por via área. Uma vez que você esteja dentro do Canadá, recebe um tempo de permanência e dentro desse tempo, você poder ir e voltar dos EUA por via terrestre.
- Biometria: Não é necessário realizar a biometria quando se tira um eTA.
- Estudo: Permite que o aplicante fique e/ou estude no Canadá por até 6 meses. Para estudar mais do que isso será necessário aplicar para um study permit fora do Canadá ou dentro se for depois da conclusão de um pathway.
- Trabalho: Não pode trabalhar usando um eTA no Canadá para um empregador canadense, nem voluntariamente.
- Para quem é recomendado: Para quem vem fazer turismo no Canadá ou vem fazer um programa de pathway (ou seja, inglês acadêmico com a finalidade de entrar em uma instituição de ensino pós-secundária no Canadá). Se quiser fazer apenas um curso de inglês sem ser pathway e não tem a intenção de continuar estudando no Canadá além do período do eTA, você também pode utilizá-lo. Porém, ele não é uma boa opção para quem quer aplicar do Canadá para um college sem um pathway antes. A aplicação precisará ser enviada para o Brasil caso a pessoa queira continuar no Canadá como visitante (dentro do tempo de 6 meses) e fazer a aplicação para uma permissão de estudos.
Observação
Para este caso em que a aplicação de estudos é enviada para fora do Canadá, o aplicante precisará fazer a biometria. A biometria pode ser feita nos EUA, porém não é permitido ir aos EUA apenas para fazer a biometria. Os oficiais da borda americana poderão barrar a sua entrada no país neste caso.
Se você estiver no Canadá com um eTA fazendo uma aplicação de estudos através de um programa de Pathway, a biometria não será solicitada.
Visto de turismo
- Entrada: Pode entrar com um visto de turismo no Canadá e permanecer por até 6 meses. Caso você seja o cônjuge de alguém que veio para um programa de estudos de mais de 6 meses, você receberá um visitor record quando cruzar a imigração canadense atestando o tempo que você poderá ficar como visitante no Canadá, caso este tempo seja maior de 6 meses.
- Biometria: Vai precisar fazer a biometria ao realizar a aplicação para um visto de turismo.
- Estudo: Pode realizar programas de estudo com um visto de turismo. Inclusive, é possível pedir uma permissão de estudos para o seu visto de turismo SX-1 que vai facilitar a sua permanência no Canadá uma vez que você precise prolongar esta permissão para o seu programa de estudos. Isso seja se mantendo fazendo um curso de idiomas pathway (para o qual solicitou a permissão de estudos) ou para iniciar as aulas em uma instituição pós-secundária após a conclusão do seu pathway. Ou seja, através do visto de turismo SX-1, você pode receber uma permissão de estudos que, no momento da extensão da permissão (uma vez que tenha concluído o seu pathway), vai permitir que você inicie os seus estudos pós-secundários mantendo o seu status como estudante enquanto a sua nova permissão de estudos não chega, o que não acontece com um visto de turismo sem permissão de estudos.
Observação
Lembrando que não é necessário que o seu programa de pathway tenha 6 meses ou mais para solicitar uma permissão de estudos. Você pode fazer 1, 2 meses de pathway e solicitar esta permissão de estudos que, como mencionado acima, irá facilitar a solicitação da extensão da sua permissão quando você iniciar o seu curso pós-secundário.
4. Trabalho: Não se pode trabalhar com visto de turismo, nem mesmo quando se tem a permissão de estudos.
5. Para quem é recomendado: Casos de Pathway para menos de 6 meses onde você tenha feito a solicitação de um study permit, o visto SX-1 é uma boa opção. Você pode se manter no Canadá com status de estudante até sair o resultado da sua extensão, o que significa que você pode começar o seu curso pós-secundário enquanto aguarda o resultado da extensão.
Mais uma vez lembrando
Pathway é diferente de um curso normal de idiomas. Para programas de pathway onde você deixa claro sua intenção em prolongar a sua estadia, você receberá um study permit. Para programas de General English, irá receber o visto SX-1 por ser um programa de estudos em um visto de turismo, mas não receberá um study permit. O importante no caso do pathway é você receber este study permit para poder fazer a extensão mais facilmente.
Visto de estudos
- Entrada: Pode entrar com um visto de estudos que terá o mesmo tempo do seu passaporte ou do seu programa de estudos, o que vencer mais rápido.
- Biometria: É necessário realizar a biometria para um visto de estudos.
- Estudo: Pode estudar durante o período do seu visto de estudos com a permissão de estudos que irá receber vinculada a este visto, seja uma educação pós-secundária ou de idiomas.
- Trabalho: Somente poderá trabalhar com permissão de estudos vinculada ao seu visto de estudos S-1. Isso se você estiver cursando um programa em uma instituição pós-secundária. Tal curso deve ter a duração maior que 6 meses em período integral. Se você estiver estudando idiomas, mesmo que seja em uma instituição secundária, full-time por mais de 6 meses, você não pode trabalhar.
- Para quem é recomendado: Quem tem a intenção de fazer um programa de estudos maior que 6 meses no Canadá. Também é indicado para quem tem interesse em fazer extensão dos estudos dentro do Canadá por algum motivo.
Você pode encontrar as informações a respeito do study permit neste link: https://www.canada.ca/en/immigration-refugees-citizenship/services/study-canada/study-permit/eligibility.html