Hoje eu vou contar para vocês quais foram os documentos que eu e o meu marido usamos para o nosso processo de imigração. Na verdade, acho que nem precisaria de um vídeo sobre isso porque você acha a informação dos documentos a serem usados para o processo de imigração em qualquer canto da internet. Mas como eu fiz um vídeo contando os documentos que coloquei pro meu visto, acho que não custa nada falar sobre os que eu usei para o meu processo de imigração.
Antes de tudo, se você for fazer o seu processo de imigração com um consultor, é possível que ele peça outros documentos ou mais traduções juramentadas do que as que eu tenho. Eu estava em um grupo de WhatsApp pós-ita muito muito bom, com gente muito bacana, que lá a gente constatou que tem consultor que pede 1000 traduções juramentadas e tem consultor que pede só o básico. Acho que vai de como o consultor faz o processo.
Lembrando que: Tudo são cópias e tudo com tradução juramentada porque ninguém vai mandar original de nada.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
Eu tenho 2 links que eu vou deixar aqui para vocês sobre os documentos necessários para o antigo FSW e para o antigo CEC. Não são do site oficial da imigração, mas acho que dá para vocês terem uma ideia do que o processo passado pedia e que, na minha opinião, é praticamente a mesma coisa que eu mandei. Links: http://www.soscanada2000.com/
Agora vamos aos documentos:
- Formulários específicos do processo – No caso, como eu fiz com consultoria de imigração, eu só preenchi um formulário próprio da consultora que ela usou depois para preencher os formulários eletrônicos da imigração.
- Certidões de nascimento, minha, do meu marido e da minha cunhada. Afinal, a minha cunhada deu 15 pontos para a gente já que ela é residente permanente;
- Certidão de casamento. Se você não for casado, mas tiver união estável, tem que usar esse documento da união estável.
- IELTS general/CELPIP, a cópia normal mesmo porque mesmo que você faça o seu IELTS no Brasil, todo o documento é em inglês. Lembrando, novamente, que o IELTS tem que ser o GT. O academic não serve para fins de imigração.
- Cartas de comprovação de experiência de trabalho tanto do canadá quanto do BR. Nesse caso, vocês têm que prestar atenção em algumas coisas importantes que precisam conter nessas cartas: Timbre da empresa, as informações da empresa tipo endereço, assinatura da pessoa que escreveu a carta e tudo o mais; a sua função, o seu NOC né (se você não sabe qual é o seu NOC, entre aqui: https://www.canada.ca/en/
immigration-refugees- citizenship/services/ immigrate-canada/express- entry/become-candidate/ eligibility/find-national- occupation-code.html ), o tempo pelo qual você trabalhou, qual era o seu salário, se você trabalhava em tempo integral ou se era meio período, quantas horas você trabalhava por semana (lembrando que pra ser considerado full-time, são 30 horas de trabalho semanais) e as suas funções na empresa, né? Que tem que bater com o seu NOC. Não é pra você copiar o que está na lista de funções do seu NOC, mas tem que fazer sentido pra você estar usando esse NOC. Vocês podem encontrar o modelo aqui no blog que eu botei da carta que o Thiago fez pra imigrar. Eu atualizei recentemente já que a carta dele é recente, então acho que está nos modelos usados atualmente. No caso, as cartas que o Thiago enviou já estavam em inglês, mas caso as pessoas que redijam as cartas para vocês não saibam falar em inglês e tenham que escrever em português, vocês terão que fazer a tradução juramentada das cartas. Eu só gostaria de ressaltar que que eu não fiz as cartas de comprovação de experiência, não porque eu sempre trabalhei em profissão regulamentada (porque o fato da sua experiência ser em profissão regulamentada não te impede de imigrar e nem de fazer as cartas e nem a equivalência dos seus diplomas, tá?), mas apenas porque eu não ia conseguir juntar todas as minhas experiências em um NOC só e caçar cartas de todos os meus pacientes pra cobrir as horas necessárias. A comprovação da experiência de trabalho do autônomo é um pouco diferente e eu achei que ia ter dificuldade de fazer isso, então deixei pra lá. - Contratos e paychecks – Acho que o Thiago só mandou o contrato e pay checks daqui do Canadá já que ele aplicou pelo CEC.
- Certificados da polícia – Essa parte é importante: O certificado da polícia no BR é super fácil de fazer, mas tem que ser o do site da polícia federal. Não vale o certificado do seu estado. E se você morou fora do Brasil por mais de 6 meses em dias após os seus 18 anos, você precisa tirar o certificado desses outros lugares também. Então tipo, “ah, eu fiz intercâmbio nos EUA por um ano depois dos meus 18 anos” então você vai ter que pedir o seu criminal check do FBI que pode demorar aí uns 4 meses para sair. Se você sabe que você vai aplicar em pouco tempo, já pede esse negócio porque demora pra chuchu. No nosso caso, além do certificado da polícia brasileiro, também pediram as fingerprints do Thiago aqui no Canadá. No caso dele, demorou umas 2 semanas para ficar pronto.
- Cópias dos nossos permits.
- Copia da biodata do passaporte, que são onde tem a nossa foto e nossos dados.
- As fotos na medida certa (essas você só vai enviar quando for mandar o passaporte porque a sua foto vem anexada em uma das vias do COPR)
- ECA, que nada mais é do que a equivalência dos seus diplomas. No caso, só fizemos o do bacharelado do meu marido. Eu tenho um vídeo no canal com o Thiago onde a gente conta como foi o processo pra fazer a equivalência dos diplomas dele, caso vocês queiram ver.
- Exame médico. No caso, você faz upfront se quiser ou espera pedirem. No nosso caso, assim que recebemos o ITA, nós fizemos os exames médicos aqui no Canadá.
- Proof of funds. Não precisamos mandar o proof of funds porque nós imigramos pelo CEC. Quem aplica pelo CEC não precisa comprovar fundos, mas caso você esteja aplicando pelo FSW, você precisa. Eu estou mencionando aqui porque tenho certeza que alguém iria me perguntar sobre esse assunto, especialmente quais documentos podem ser usados para o Proof of funds. No caso, vocês precisam lembrar que o que conta como proof of funds são quaisquer fundos líquidos ou imediatamente resgatáveis. Tipo, dinheiro da poupança ou conta corrente ou investimentos que você possa resgatar agora. Tem mais coisa, com certeza, mas eu tô pensando no que a gente usou para o nosso visto de estudos e trabalho na época.
- PR card da minha cunhada. Como eu já disse, ganhamos 15 pontos pela minha cunhada então precisávamos comprovar que ela é residente permanente no Canadá e comprovamos através desse PR card. Se ela fosse cidadã, teríamos que usar o passaporte canadense dela.
Se você já quiser deixar algumas traduções juramentadas prontas, recomendo que deixe as de diploma, histórico escolar (para o ECA), certidões de nascimento e casamento prontas. As outras, acho que é melhor fazer quando você já estiver próximo de aplicar para o processo. Especialmente a dos antecedentes criminais. Você não vai fazer a tradução dos antecedentes criminais hoje se você só vai imigrar daqui 2 anos, né?
Bom gente, é isso. Espero ter ajudado! Compartilhe com os seus amigos esse post!
4 comments
No caso das cartas de comprovação de experiência de trabalho, elas podem ser de qualquer emprego que eu tenha tido ou devem ser da área em que eu desejo atuar no Canadá?
Oi Kitty! Minha esposa e eu conseguimos o ITA pelo FSW e chegamos a aplicar e pagar as taxas após juntar a documentação.
Após 1 semana eles rejeitaram nossa aplicação por estar incompleta no quesito de Antecedentes criminais do Brasil. Nos pegamos o atestado pela internet e mandamos traduzir juramentado. Faltou alguma coisa além disso?
Agora teremos que aplicar novamente e eu ainda não entendi o que faltou no certificado para estar tudo ok.
Pode me ajudar? Tem a ver com a “legalizacao“ do documento?
Oi Kitty, tenho uma dúvida.
E no caso de aplicar para o EE em casal, porém um deles (eu) trabalhou 8 anos em um NOC level B,mas na hora de aplicar estava desempregado? Porém ele nao seria o aplicante principal, isso ainda conta no processo ou não?
Olá Bernardo, vc conseguiu descobrir? Eu estou pra fazer exatamente a mesma coisa…