Imóvel ideal? É possível encontrá-lo?
Hoje mais um post sobre o Guia do Recém Chegado aqui no blog e eu gostaria de falar sobre algumas coisas que devem ser observadas quando você vai alugar uma casa, apartamento para encontrar o imóvel ideal para você.
Imóvel ideal? Dependendo de onde você esteja, algumas coisas são mais importantes, outras menos para encontrá-lo. Vou listar alguma delas. Se você mora no Canadá e quer comentar algo que acha importante observar na hora de achar um apartamento, deixe aqui nos comentários para que eu coloque no segundo post que farei a respeito!
O Cidadão do Mundo também fez um vídeo hoje sobre o assunto com dicas para encontrar o imóvel ideal em Montreal! Confiram lá também! https://www.youtube.com/watch?v=G1YpDfcLj58
1 – Aquecimento. Num país onde 8, 9 meses do ano faz frio é muito importante saber qual é o tipo de aquecimento que tem na casa ou no prédio devido ao preço que você terá que pagar no final do mês (ou de 2 meses). Quando o aquecimento é elétrico, normalmente sai muito mais caro do que o aquecimento a água. Muitos apartamentos, especialmente aqui em Vancouver, já vem com aquecimento incluso pelo simples fato de ser o aquecimento a água, que sai mais em conta. Aí você pode (não sei se deve) deixar o aquecimento ligado pelo tempo que quiser, na temperatura que quiser que não vai sofrer um choque quando vierem cobrar pelo aquecimento. Tem gente que só liga o aquecimento quando chega em casa ou quando vai dormir para economizar. No entanto, se você estiver numa cidade muito fria, não dá pra ficar com o aquecimento desligado se estiver em casa, né? No nosso segundo Airbnb a casa tinha aquecimento elétrico e a host deixa durante o dia a casa a menos de 60 F, ou seja, gira em torno de 15 graus. De noite, ela aumenta para 70 e dá pra dormir razoavelmente bem debaixo das cobertas.
2 – Vidros duplos. Novamente, pra quem não quer sofrer com o frio, é sempre bom verificar se os vidros das janelas são duplos. Eles protegem muito melhor do frio do que um vidro normal. Em algumas cidades, há janelas onde há 2 vidros duplos pra evitar o frio.
3 – O Contrato do prédio muitas vezes te impede de ter ou fazer determinadas coisas como mudar o layout do prédio, ter lava louças, pendurar coisas do lado de fora da sua janela ou sacada. No nosso, não podemos mudar o layout do prédio, então provavelmente não poderemos nem ter um blackout pra impedir que o sol bata. Dormir no verão vai ser tenso.
4 – Proximidades. Existe um site chamado Walk Score onde você consegue ver o Walk Score, o Bike Score e o Transit Score. Ou seja, dá pra ver se você consegue chegar rápido aos lugares a pé, se é fácil andar de bike por lá e se tem um bom acesso ao transporte público. Dependendo da sua situação ao chegar aqui, você não vai querer ter que andar meia hora, no frio, na chuva/neve, sem carro pra poder chegar a um mercado.
Existe sempre a possibilidade de você preferir morar um pouco mais afastado da civilização e ter um carro pra fazer tudo. A Biba do canal Biba Cria diz que se você vem sozinho ou casado e é jovem, óbvio que é muito mais conveniente morar num lugar mais próximo das coisas. Agora se você já está com uma família, vai querer morar num lugar tranquilo, sem muvuca, então vai muito do seu perfil também.
5 – Interfone no prédio. Sim, por incrível que pareça existem prédios que não têm interfone! Não sei exatamente como você faz pra entrar em contato com o morador. Joga uma pedrinha na janela dele? Porque apesar de haver lugares aqui onde há porteiro, não é tão comum assim. Fora que há muitos prédios pequenos, no máximo 3 andares,
6 – Exclusivo ou compartilhado. Eu nem sabia que existia isso, mas juro que vi um prédio onde tudo era exclusivo, mas o banheiro era compartilhado com outros apartamentos do prédio.
7 – Carpete: ter ou não? Eis a questão! Nós optamos por pedir para que o carpete fosse retirado do apartamento porque a minha rinite não iria me permitir morar num lugar com carpete por mais limpo que ele seja. Fora que o carpete que estava no apartamento não se encontrava no melhor estado do mundo. Morar num lugar com carpete é mais quentinho? É. No entanto, cada um tem sua prioridade.
8 – Lavanderia: tem ou não tem? Lembrando que lavanderia de prédio, pelo menos as que eu vi, também é paga, como as fora de prédio. A diferença é que fica mais fácil você trazer as roupas molhadas para dentro de casa e secar num varal em casa (para economizar mesmo com a secagem) do que se você tiver que transportar a roupa molhada na rua. Tem gente que paga para secar e está tudo bem.
9 – Andar onde vai morar. O barulho pode incomodar se você fica em andares em que tem alguém em cima de você. Óbvio que você não está imune a ficar no último andar do prédio e não ouvir barulho do seu lado e do andar de baixo. Tenho um casal de amigos que ouve os vizinhos transando no andar de cima. Não estou dizendo que acontece em todo lugar, mas a estrutura dos prédios e casas aqui fazem com que as paredes tenham ouvidos. Outra coisa com relação a isso é o que ground level pode ser um pouco mais inseguro. Sim, fica muito mais fácil alguém quebrar a sua janela, arrombar a sua porta se ela está exposta lá embaixo do que se você morar em outros andares. Nós optamos 2 vezes por não morar em ground level por causa disso.
10 – Escadas do lado de fora. Pode ser um pouco perigoso na chuva ou na neve, escorregar e se machucar, então cuidado! O imóvel ideal certamente não te dará esse tipo de problemas!
11 – Fotos feias: Sim, fotos feias. Ou até mesmo ir até os lugares enquanto os moradores atuais se encontram lá e achar feio. Gente, não se deixem impressionar. Tem muito lugar bem jeitosinho, mas com moradores bagunceiros, desleixados, etc. Sempre peça fotos do apartamento vazio para ter certeza de que o imóvel é legal e não se deixe impressionar. Quando viemos pela primeira vez ver aqui o apartamento em que estamos, parecia uma zona de guerra. Moravam duas canadenses de seus 20 e poucos anos que só faltavam colocar calcinha usada em cima da geladeira. Dá um desânimo danado, mas temos que olhar além disso pra realmente ver o apartamento.
12 – Tempo do contrato. Esse é um ponto muito importante por alguns aspectos: 1 – Desespero: você já está há muito tempo procurando um imóvel, não acha e aí finalmente acha um meia boca só pra ter um lugar pra morar. Tentar um contrato que dure menos de 1 ano pra que aí você possa olhar com calma é uma boa opção. 2 – Ás vezes, se você quer muito um imóvel que está disputado por achar que é o imóvel ideal para você, oferecer um tempo maior de contrato pode ser como uma carta na manga pra conseguir esse lugar. 3 – Cumprir o tempo de contrato serve basicamente pra que você não perca totalmente o seu depósito de segurança e nem tenha que pagar alguma multa. Alguns landlords meio que deixam implícito que é sua obrigação encontrar alguém pra ficar no lugar se você sair antes do contrato terminar.
13 – Vizinhos! Gente, veja se seus vizinhos são barulhentos, qual a nacionalidade deles. Pode parecer preconceito, mas tem gente que tem intolerância a cheiros muito fortes e se você tem um vizinho que cozinha com temperos fortes, pode ser que você fique enjoado ou sinta que é insuportável viver ali.
14 – Ainda mais ou menos no tópico anterior: Verifique o cheiro da cozinha e pergunte a nacionalidade dos moradores anteriores. Por que digo isso? Como eu disse antes, algumas nacionalidades costumam cozinhar comidas com temperos muito fedorentos. E algo acontece com a drywall que parece que suga o cheiro dessas comidas e não sai mais! Depois que entrei no meu apartamento, notei que a cozinha tinha um cheiro horrível e eu já estava desesperada, passando desinfetante em tudo e o cheiro não saía. Ficava com vergonha de chamar as pessoas para virem na minha casa por causa do cheiro da cozinha, mesmo sem lixo nenhum, com tudo limpo. Foi quando me disseram que era por causa do cheiro impregnado de tempero na parede de dry wall. Se você tem problemas com cheiros, como eu, fica ligado. Eu não vou saber direito quais são todas as nacionalidades que usam temperos fortes, mas o cheiro de curry é forte e de um tal de kimchi também. Não sei que comida é essa, mas todo mundo fala que fede.
15 – Cuidado com alugueis de boca. Tudo tem que ser no contrato. Tudo o que estiver incluído no preço do aluguel, o preço, tudo! Pode ser o imóvel ideal para você, mas não se iluda achando que todos no Canadá tem bom coração e são confiáveis. Tem muita gente trambiqueira por aqui.
16 – Elevador: Se o prédio não tiver elevador e você morar no terceiro andar, por exemplo, lembre-se que é você que vai ter que carregar mobília escada acima e escada abaixo. A acessibilidade desse tipo de lugar é muito mais difícil e até pra quem tem dor nas costas, ter que carregar peso, subir escada, etc, pode ser mais chato. A gente sempre pensa no que nós vamos nos preocupar em ter ou fazer e dificilmente lembramos que a família pode vir visitar e ter esses problemas que não temos. Então acho que vale pensar num todo e pesar o que vale a pena ou não.
17 – Programe o dia da sua vinda para o Canadá! Os aluguéis geralmente começam dia 1 de cada mês. Não sei em outras cidades, mas aqui em Vancouver, Burnaby, etc. também é possível começar o aluguel dia 15 de cada mês. Então, marque a sua vinda par ater pelo menos duas semanas para procurar um apartamento, já com um airbnb ou hotel alugado durante esse período para não ficar desesperado atrás de um lugar para morar. Conseguir um bom lugar leva tempo! Ainda mais aqui na cidade onde o que mais tem é prédio velho.
18 – E por falar em prédio velho: Veja se o prédio é novo ou velho. Aqui onde estou morando, há vários e vários prédios em construção. Prédios lindos daqueles típicos que você sabe que vão custar uma fortuna e vão ser casa de chinês rico (brincadeira). A estrutura do prédio quando ele é mais novo é diferente. Afinal, engenharia e arquitetura evoluem, né? Um prédio velho pode ter muitas falhas, barulhos, etc e deixar de ser o prédio que terá o imóvel ideal para você.
19 – Seguro do imóvel. Sim, tem que pagar. Não sei se em todos os imóveis, mas no nosso temos que pagar um seguro contra roubo, fogo, essas coisas. Aí entra mais um custo, creio que anual, pra botar na ponta do lápis. Alugar um imóvel, infelizmente, não é só o preço do imóvel, tem 200 custos envolvidos.
20 – Maconha: Gente, se a casa onde você for morar tiver em algum momento sido um lugar de plantação, estufa, sei lá o que, de maconha, saiba que além de altamente desvalorizado, o lugar provavelmente sofreu danos na estrutura e muitas vezes o jeito é demolir e erguer de novo. Não sei como funciona pra prédio, mas talvez tenha que destruir todo o drywall e botar de novo. Quem me contou isso foi a Biba, do Biba Cria e eu achei bizarro. Então, se você está vendo que o valor do aluguel está muito baixo, desconfie disso e de outras coisas estranhas que podem ter depreciado tanto o valor do local.