Agora que nós já falamos das 10 dificuldades do recém chegado, também vou falar dos 10 deslumbres do recém chegado!
1 – O primeiro dos deslumbres é como as coisas são baratas aqui. É assustador. E não falo apenas de carros e coisas originárias daqui, não. Existem coisas brasileiras, não muitas, mas que aqui são mais baratas do que no Brasil! Veja por exemplo panettone ou a tapioca starch. O Brasil tem uns produtos que enfiam a faca no nosso salário e que aqui dá vontade de comprar uma coleção só pra não correr o risco de o preço aumentar e tudo ser uma grande ilusão. Algumas coisas as pessoas ficam tão maravilhadas que parece até que estão ostentando. Comprar um carro grande, quase uma mini van nem tão velha assim, ás vezes custando menos de 10 mil dólares. É, minha gente. Mas tem que economizar senão o dinheiro some.
2 – Como o Canadá é bonito. Eu imagino que todas essas grandes cidades que o pessoal gosta de ir sejam tão bonitas quanto Vancouver. Vancouver é um espetáculo de bonita. Quanto mais eu conheço a cidade, mais eu babo.
3 – Poder andar com câmera, celular, filmadora, tudo na mão. No Brasil, eu não tirava o celular na rua nem que eu estivesse falando no celular. Eu entrava em uma loja pra poder falar no celular. Aqui eu faço os meus vídeos feliz e contente na rua. No começo foi difícil me acostumar que eu podia fazer isso que não ia vir alguém e puxar o celular da minha mão e sair correndo. Existe assalto? Existe furto? Existe, mas nem se compara com o Brasil.
4 – Civilidade. Civilidade e respeito, na verdade. Não vou dizer que não tem gente mal educada por aqui, que está se lixando para quem está ao redor, mas a grande parte das pessoas tem um senso de comunidade incrível. As pessoas respeitam o que é dos outros, respeitam o espaço dos outros, cuidam do que é seu, cuidam do que é dos outros. Ah, gente, é lindo.
5 – As diferentes culturas. Pra quem gosta de conversar com pessoas de todas as partes do mundo, vai ficar encantado em ouvir 100 idiomas diferentes todos os dias andando nas ruas e ter uma variedade enorme de pessoas com histórias de vida completamente diferentes , vindo de lugares que você nem sabia que existiam.
6 – Se sentir aceito. Digo isso no sentido de não ser um estranho na sociedade, não ter que esconder quem você é. Muitos casais homossexuais vêm pra cá, por exemplo, porque sabem que aqui não somente estarão mais seguros como não vão precisar esconder nada de ninguém. Aqui todos são diferentes e ninguém julga ninguém por isso. Nem se você tiver o corpo todo tatuado, metade do cabelo verde e a outra metade laranja.
7 – Como nos adaptamos rápido ao frio. E eu digo isso porque no Rio quando fazia 26 graus eu estava de casaco e agora eu ando de short e camiseta fazendo 17 graus. Eu ainda acho que a sensação térmica aqui é diferente da sensação térmica do Brasil, mas mesmo assim, pelo menos para mim foi muito rápido. Tô colocando como meta de vida ainda achar que tá fresquinho aos 5 graus. Espera só o inverno passar e vamos ver.
8 – Como as coisas realmente funcionam. Em um dia você resolve algo que no Brasil você demoraria meses ou até desistiria de tentar resolver. Aqui, se você descumpre uma regra, você será penalizado. Aqui você liga pro bombeiro, em pouquíssimo tempo o bombeiro está na sua porta. Eu que o diga, porque todo dia tem sirene de bombeiro gritando na minha rua.
9 – O próximo dos deslumbres é como o salário mínimo aqui compra muito mais coisa do que no Brasil. O poder de compra aqui é muito maior, ainda mais agora que feijão, leite, arroz, sei lá mais o que tão passando o limite do ridículo nos preços. Só pra vocês terem uma ideia, há quem diga aqui que se você está pagando mais do que 20 dólares em uma refeição, já tá muito caro. Acho que com 20 reais no Rio, eu só comia no chinoca da esquina. Eu até me lembro sim, de comer por menos de 20 reais no Rio, mas não era o mesmo tipo de comida e nem quantidade daqui. E, por favor, não convertam.
10 – Acho que o Canadá nos permite valorizar coisas que muitas vezes nós não valorizávamos no Brasil. Como o frio ou o sol ou o verão ou a beleza das estações. Em 5 meses de Canadá, eu já abro um sorriso toda vez que vejo o céu azul e fico com vontade de ir pra rua lagartear bem longe de onde tenha sombra.
Perdeu o nosso vídeo sobre as dificuldades do Recém chegado ao Canadá? Então confira agora: https://www.youtube.com/watch?v=PiNUPsc88mk
2 comments
Oi, Kitty! Seus vídeos são ótimos e é bom saber que da para se adaptar ao frio rapidamente… Em Setembro estarei chegando em Van e gostaria de saber como foi o seu deslocamento do Aeroporto para local onde você se hospedou. Obrigada pelas dicas!
Olá! Então, uma amiga minha me buscou, mas super dá pra ir de Skytrain para onde quer que vc vá!