DINHEIRO e COMPROVAÇÃO DE FUNDOS
Bom, como todos nós sabemos, para irmos para o Canadá precisamos comprovar dinheiro. O único caso em que não pedem comprovação de fundos é para vistos de trabalho.
Então antes de tudo, qual é o valor que você precisa comprovar para ter o seu visto aceito (ou pelo menos ter menos chance de ser negado pela falta de fundos)?
De uma maneira geral eles dizem que é de 10 mil dólares canadenses se você for sozinho (ou 11 mil CAD pro Quebec) , 14 mil dólares canadenses se você for com um cônjuge (16100 pro casal no Quebec) e mais 3 mil dólares canadenses para cada dependente que você levar (em torno de 2 mil dólares no Quebec)(http://www.cic.gc.ca/english/study/study-how-documents.asp) pelo período de um ano.
No caso de você estar indo estudar, é necessário também comprovar o valor do primeiro ano do college. E o valor de um ano de college vai depender muito do college, do tipo de college, do lugar do college. A média fica em torno de 11 a 17 mil dólares canadenses por ano de college. Ou seja, vai ficar aí entre 36 e 60 mil reais (com a cotação do dólar assassina atual).
Esse é um valor irreal, ok? Porque além disso, todo o processo de visto, exames médicos, traduções juramentadas e várias outras coisas custam uma grana preta.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
Existem algumas formas de você fazer a comprovação de fundos:
Extrato da conta corrente, extrato de aplicações que você possa tirar o dinheiro quando você quiser (e isso é bom você deixar claro na sua carta de intenção, que o dinheiro da aplicação não está preso e que só será retirado depois que você tiver o visto aceito); extrato da poupança, comprovante de compra de moeda estrangeira. Ou seja, se você tiver moeda estrangeira e não tiver o comprovante disso, não adianta tirar foto dos seus dólares e achar que vai comprovar (e ainda vai depender do oficial que pegar o seu processo se ele vai aceitar ou não os comprovantes de compra de dólar; Imposto de renda, holerites. Se você presta serviços, emite nota e tals, tem que ter os documentos financeiros dos pagamentos recebidos, as notas emitidas. Já vi gente colocando carteira de trabalho também e contrato social quem tem empresa. Acho que algumas coisas se misturam também com a comprovação de vínculos.
Uma dica com relação a extrato bancário: eu já vi gente que teve problema por ter conta no Canadá (ainda estando no Brasil) e tendo transferido o dinheiro pra lá. Eu acho que eles acham isso um pouco suspeito.
Todos os extratos que você for enviar têm que ser dos últimos 4 meses.
Se você já pagou um pedaço da sua tuition do college, como normalmente eles pedem que você pague o primeiro semestre do college pra receber o visto, coloque isso também na sua aplicação.
Outra forma de você comprovar os fundos, caso você não tenha o dinheiro é através de uma carta de custeio que a pessoa que vai custear a sua viagem vai ter que fazer. Só que essa pessoa tem que ter o dinheiro, né? E aí você vai usar os comprovantes financeiros dela. Tudo o que eu citei ali em cima, além dos seus, os dela também.
Eu fiz um post ensinando como fazer a carta e vou deixar aqui em cima pra vocês também. http://kittynocanada.com/carta-de-custeio-para-o-visto-canadense/
13 comments
Kitty, obrigada pelas dicas!
Eu e minha família estamos prestes a entrar com o visto, visto que meu marido vai estudar no college e inclusive já tem a carta de aceitação. A minha dúvida atual está parte relacionado ao fundo, ou seja já sabemos que temos que disponibilizar o total de 18KCAD/Ano para 03 pessoas. A minha questão é a seguinte: vendemos alguns bens (estes declarados no IPRF) e estamos aguardando o pagamento dos mesmos, ou seja, a quantia que iremos receber é o suficiente para garantir as despesas de 02 anos. Duvida: Esse dinheiro tinha que estar disponível na nossa poupança no mínimo 03 meses antes da submissão do visto? Ou podemos demonstrar no extrato mesmo que atual esse valor. Nos extratos de 03 meses temos apenas as transações do dia-a-dia, tendo em vista que estamos empregados e o fundo será proveniente da venda de alguns de nossos bens.
Fico aguardando ansiosa a sua resposta!!! Abcs
Olá, Mariangela! Olha, eu não sei te responder. O que eu sempre ouvi é que precisa do extrato dos últimos 3 meses pra provar que o dinheiro é seu. Mas se você tem tudo declarado no IR, o máximo que pode acontecer é eles desconfiarem que você, por exemplo, vendeu carro e casa para ir embora e que não vai voltar mais. Talvez seja interessante levar esta pergunta a um consultor de imigração! Só ele vai saber te ajudar a contornar esta situação.
Olá Kitty,
Primeiro de tudo, muito obrigado pelas dicas, está sendo de uma grande ajuda.
Gostaria de saber se esses documentos (extratos, IR e carta de custeio) tem que ser todos traduzidos e juramentados? No envio pela internet, tenho que fazer um arquivo único de PDF contendo todos eles né
Outra coisa, como vc disse, os valores seriam referentes a um ano né… no Formulário existem lacunas pedindo Tuition, Expenses e Funds. Eu devo colocar os valores para a um ano dessas coisas? Porque no Form não indica (dá impressão que seria para o período total do curso)
Muitos agradecimentos,
Pedro
Olá, Pedro!
Os documentos para o visto não precisam ser traduzidos!
Creio que no que fala sobre a Tuition, é pelo ano sim. E quando vc tiver que dizer o dinheiro que você tem, é tooodo o dinheiro comprovado nos extratos.
Não me lembro agora como são esses formulários, mas eu me lembro de ter posto o valor da tuition conforme dizia na minha LOA pelo primeiro ano apenas!
Olá Kitty, obrigado pelo post.
Minha esposa está indo fazer doutorado no Quebec e estamos providenciando os docs da imigração. Minha dúvida é se comprovação de imóveis contam para comprovação de fundos?
Obrigado,
Olá! Apenas se estiverem vendidos. A comprovação dos imóveis é apenas como vínculo
Olá!! Muito obrigada pelas dicas! Estão me ajudando muito. Vc sabe informar se a pessoa que vai patrocinar os meus estudos precisa ter grau de parentesco comigo? Meu namorado e eu queremos ir em 2017 fazer co-op e vamos pagar por tudo. Mas quem vai comprovar renda pro visto será minha sogra. Tanto pro visto dele como pro meu. Sabe dizer se é possível?
Oi Kitty, tudo bem?
Olha, sobre a comprovação, se a pessoa vai fazer curso de dois anos e vai acompanhada do marido, ela comprova, além de 1 ano de college, o valor de 28k cads ou só 14k mesmo? Porque pelo que li em vários posts da a entender que a pessoa só comprova 1 ano ao governo. É isso mesmo ou a comprovação é de 1 ano de college + 14k por ano que for ficar (se dois anos = 28k)?
Obrigada pelas informações!
Para o visto, só é necessário comprovar o primeiro ano, seja do college, seja do custo de vida!
Boa tarde,
Estou solicitando extensão do meu visto (estou no Canadá já) gostaria de saber se minhas comprovações financeiras precisam ser traduzidas ou posso enviar meu extrato em português/ reais mesmo?
Obrigado!!
Olá Kitty, tudo bem?
Estou aplicando para o study permit e estou com dúvida se a carta de intenção tem que ser em inglês ou pode ser em português.
Minha aplicação está sendo Online, então não sei se vai passar pelo consulado em SP.
Olá gostaria de saber quanto o casal tem que ter para conseguir o visto de turismo pra ficar 5, 6 dias em Toronto. No caso os dois trabalha mas meu marido vai ser meu financiador da viagem. Aguardo!
Olá Kitty, essa comprovação financeira para que vai sozinho do 10mil CAD é por mês? Quem ganha uns 3mil reais por mês tem alguma chance de imigrar para o Canada e poder trabalhar e viver como um canadense?
Obrigada!