TRANSFERIR DINHEIRO PARA O EXTERIOR
CAD em espécie
Levar dólares canadenses em mão é uma opção. Você vai na casa de câmbio, paga a taxa de IOF vigente, paga pela cotação específica da casa de câmbio. Então também é bom pesquisar qual é a casa de câmbio mais em conta. Tem também uma taxa da compra, mas eu acho que isso deve variar de casa pra casa. Só não é muito bom você andar com dinheiro na mão né.
Real em Espécie
Levar reais em mão e trocar no Canadá também é uma opção. Você pode levar até 10 mil dólares canadenses em espécie ou o equivalente em reais sem precisar declarar. Se você levar mais, vai ter que declarar, mas não vai ser cobrado mais nada pra você levar o dinheiro.
Quem for pego com mais de 10.000 dólares não declarados terá o dinheiro apreendido e será indiciado pela Polícia Federal por evasão de divisas. Só que, dependendo de pra onde você for, pode ser que a casa de câmbio (onde você supostamente vai trocar os seus reais por dólares canadenses) não faça essa troca por real. Então pesquise antes na cidade onde você pretende ir se a casa de câmbio faz essa troca.
Cartão de crédito internacional
Que é mais para se você for ficar pouco tempo turistando, porque as taxas são altas. O IOF vai sair 6,38%. Ele é mais seguro, já que você não vai ficar andando com o dinheiro na mão. E a taxa cambial pode ser uma grande surpresa, especialmente em épocas que o dólar sobe e desce mais que elevador. Também é cobrada uma taxa de juros em cima do valor sacado.
VTM
Existe também o cartão de débito pré-pago, que é o VTM (visa travel Money. Ele é fácil, você o carrega pela cotação do dia e aí ele vai ser carregado pela moeda que você quer, no caso, dólar canadense. Aí você pode usar ele em qualquer lugar que aceite débito. Em caso de roubo, você pode cancelar o cartão e pedir um novo. O problema é que o VTM tem IOF de 6,38% também.
Outra questão que eu já vi também foi de gente que carregou com dólar canadense e foi passear nos EUA. E aí teve que converter para dólar americano e meteu mais taxa ainda em cima. Ou seja, não use assim. Para sacar o dinheiro, você paga 2,5 dólares.
Traveller check
Que nada mais são do que cheques de viagem. Eles têm a vantagem de ter seguro contra roubo, perda ou extravio. Então qualquer coisa, você pode pedir o reembolso do dinheiro. Só não são práticos. Esse eu nunca vi ninguém usar, não sei nem se pro Canadá isso se usa hoje em dia.
Paypal
Pra essa opção você vai ter que criar uma conta no paypal e a pessoa pra quem você vai enviar o dinheiro, vai ter que criar uma conta no paypal também. Se você vai passar o dinheiro de você pra você, acho que vai ter que criar uma conta no paypal vinculada ao banco no exterior que você vai transferir o dinheiro. As taxas envolvidas nesse processo (como tem conversão do dinheiro acabam sendo um pouco caras).
Bitcoin
O Bitcoin é uma moeda virtual criptografada que não é controlada por nenhum banco central. O bitcoin flutua muito. Mais do que as moedas normais, estatais. Para saber o preço dele, você precisa entrar em uma bolsa que negocia esses bitcoins. Existem várias bolsas espalhadas pelo mundo que negociam bitcoins em diferentes moedas. Cada bolsa tem usuários que vão comprar e vender pelo preço que tiver lá. Elas têm variações e se você vir que uma bolsa está mais cara, você vai e vende para ela, para se lucrar mais. Se quiserem saber mais, podem entrar nos 3 links a seguir: https://www.bitstamp.net, https://btc-e.com, https://www.quadrigacx.com
Pra enviar o dinheiro do Brasil pro Canadá, você vai se registrar numa bolsa brasileira, comprar bitcoins numa bolsa brasileira, tirar o bitocoin dessa bolsa brasileira e mandar o bitcoin para uma bolsa canadense onde você já estava previamente cadastrado.
Quando chegar os seus bitcoins na sua bolsa canadense, você vai vender eles. Vai pegar os dólares canadenses que vieram das transações do bitcoins e vai fazer um saque para um conta bancária no Canadá. Não é um processo demorado, é bem rápido na verdade. As taxas atualmente para depósito é 0 e quando vc faz a troca de real para bitcoin cobram 0,20% em cima da transação. E quando se saca os bitcoins, eles cobram 2 centavos.
Antes de fazer qualquer remessa, você ter que avaliar as suas opções. Porque obviamente algumas vezes vai estar ruim pra mandar o dinheiro para lá, algumas horas vai estar melhor mandar dinheiro de lá para cá. É só ver os valores das bolsas.
SWIFT bancário
Pelo SWIFT bancário, você pode usar praticamente qualquer agência bancária para fazer isso. Você só precisa solicitar o envio dos recursos por meio da chamada de ordem de pagamento. Para isso, a pessoa que vai receber o dinheiro precisa ter uma conta bancária. E aí tanto quem manda quanto quem recebe pagam uma taxa para fazer essa transferência.
Essa transferência segue mais ou menos uma transferência normal. Você precisa informar os dados da pessoa, o código do banco (IBAN) onde o dinheiro vai ser sacado e o Código SWIFT. As taxas dos bancos dos dois lados costumam ser entre 20 a 40 dólares no exterior, mas no Brasil varia de 20 a 100 dólares. Então é mais interessante usar para enviar muito dinheiro.
Western Union
Outra forma é através do Western Union que é uma empresa de remessas. Através dela, o destinatário não paga nenhuma taxa pra sacar o dinheiro. Quem paga as taxas todas é quem deposita e aí vai colocar onde, quanto e quem vai receber o dinheiro. Aí essa pessoa vai receber o número de controle de transferência de dinheiro, ou o MTCN, onde dá até pra fazer o rastreamento do processo na internet. Esse dinheiro chega em menos de um dia e dá pra ser retirado na própria agência da WU. Tem gente que diz que apesar de ser rápido e tal, acaba tendo um preço alto.
MoneyGram
É uma organização financeira que funciona de forma parecida com a Western Union, mas tem as suas próprias tributações. Essas transferências podem ser feitas em postos de atendimentos onde você vai dizer o nome de quem vai receber o dinheiro, quanto você vai transferir e onde esse dinheiro vai ser coletado. Para você pegar o dinheiro então, você precisa ir ao posto de atendimento com o seu documento de identificação e o número de controle da transferência.
Daycoval
Daycoval é um banco que faz a transferência com um valor de dólar muito inferior ao que vemos normalmente nos bancos. As taxas de transferência são de 18 dólares canadenses + o IOF normal e como é remessa internacional e não tem dinheiro em espécie, eles conseguem fazer o dólar mais baixo mesmo. No caso do Daycoval, você não precisa abrir uma conta no banco, só fazer um cadastro, que é obrigatório pela receita federal. Você pode então transferir o dinheiro para essa conta do Daycoval e, dependendo, se você mandar até meio dia, no dia seguinte o dinheiro já está no Canadá. Essa conta do Daycoval que estou falando é uma conta deles mesmos. Se você for ver, o próprio titular da conta é o Daycoval.
Remessa Internacional por corretoras de câmbio
Uma outra possibilidade é a transferência internacional através de corretoras de câmbio. Eles costumam usar um dólar entre o comercial e o turismo (tem que pesquisar qual tem a melhor cotação) e o IOF normal. Se a finalidade da operação for “disponibilidade no exterior” (envio para a sua conta no Canadá) não incide IR. Mas, claro, precisa primeiro ter uma conta lá.
Acima de 3000 dólares (americanos) é um pouco mais burocrático, precisa assinar uns papéis que vão para o Banco Central (pra comprovar a origem do dinheiro). Mas, vale a pena para levar valores maiores quando já estiver lá sem perder com cotações ridículas ou os 6% de IOF. É bom deixar um procurador de confiança aqui para eventualmente assinar esses papeis.
Neteller
Neteller é uma forma de enviar dinheiro como um paypal talvez. Eles tem um cartão pré-pago Neteller, assim como o Banco Rendimento. No caso, a conta Neteller, você cria no site e lá você vai ter várias e várias e várias opções de como mandar esse dinheiro para essa conta e todas essas opções tem uma porcentagem diferente cobrada em cima do valor que você vai depositar. Algumas são gratuitas, acho que o máximo que vi foi de 9%. Pelo que eu entendi, você faz a compra em dólares na sua conta Neteller e pode enviar esses dólares para a sua conta bancária no Canadá quando chegar por lá.
Xoom.com
Também me recomendaram o site xoom.com . Através dele é possível enviar até 3K dólares AMERICANOS pela taxa de 5 dólares AMERICANOS (Na verdade, esses valores aparecem diferentes em alguns sites. Acho que deve depender um pouco do lugar para onde você está enviando a grana). Reforço isso porque ele só trabalha com dólares americanos. Mas, eles fazem a conversão lá e vira canadense na hora de receber.
É possível fazer essa transferência pelo computador e até mesmo pelo celular, mesmo depois da hora do expediente bancário. Você envia o dinheiro instantaneamente e quem recebe demora no máximo 24 horas pra receber. Esse processo é feito entre duas contas bancárias. Quem paga a taxa, no caso esses 5 dólares, é sempre quem envia o dinheiro, não quem recebe. No caso do xoom, você só precisa fazer o seu registro na plataforma dele, com algumas perguntas tipo endereço e os dados de entrada na plataforma. Aí você vê para onde quer enviar o dinheiro, quanto vai enviar, você vê a taxa que vai pagar. Depois precisa dizer para qual conta o dinheiro vai e aí você faz o pagamento.
Transfermate (antiga PayToStudy)
Ele é específico para estudantes que querem pagar as suas taxas de College e universidade no exterior. Sai uns 3 centavos a mais do que o dólar comercial. Ele envia por volta de 20 mil reais. Eu achei MUITO em conta.
De todos os sistemas de transferência de dinheiro, esse foi o que mais me chamou atenção. Pois, não pagando mais de 20 mil reais, não entra no IR essa transferência. E não tem taxas. No caso, funciona como uma transferência dessas normal: O remetente registra no domínio seguro e fornece seus detalhes de pagamento. Ele recebe a taxa cambial para o dia (válida por 48 horas) e efetua o pagamento na conta bancária da Transfermate em seu país de origem e em sua moeda local.
O pagamento é transferido para a conta bancária do destinatário assim que o pagamento é efetivado. Isso é feito através da conta local da Transfermate no país de destino. E o mais legal é que no site eles ainda dizem quanto você vai economizar pra fazer a transferência com eles.