Como aprendi inglês? Foi apenas com o curso de inglês no Brasil?
Não! Eu aprendi inglês muito antes.
Então hoje vou contar um pouco para vocês de como foi que eu aprendi inglês, como aprendi a pronúncia correta, etc. No caso, algumas coisas vocês vão poder aplicar para aprender inglês também e outras não. Talvez com os seus filhos.
Bom, desde pequena eu assistia desenhos animados em inglês. Meu pai ia aos Estados Unidos e trazia para mim os filmes da Disney e uns Sing Along Songs em inglês com as músicas dos filmes e as legendas das músicas para que eu pudesse ir assistindo e acompanhando.
Obviamente eu não tinha a menor ideia do que eu estava cantando, como em algumas músicas da Disney eu continuo não sabendo metade das letras, mas me botou em contato desde cedo com os sons em inglês que eu sempre repeti com muita tranquilidade.
Quando somos pequenos aprendemos sempre mais facilmente alguma outra língua. E eu passava o dia todo vendo isso, acho.
Depois com uns 6 a 10 anos, não me lembro, meus pais resolveram me inscrever no CCAA que eu estudei durante algum tempo e eu confesso que não aprendi nada. Durante esse tempo, fui ouvindo músicas em inglês, também sem saber o que eu estava ouvindo, mas eu sempre gostei de música pop então acho que na época tinha mais variedade de música pop em inglês do que em português.
Aos 12 me colocaram na Cultura Inglesa e eu PENEI. Nossa, eu fui uma péssima aluna durante um ano e meio porque a matéria simplesmente não entrava na minha cabeça. Eu ralava pra tirar o mínimo pra passar. Eu estudava das formas mais estapafúrdias possíveis e o inglês não entrava de jeito nenhum. Eu tinha uma boa pronúncia, mas não conseguia aprender o que me passavam.
Até que depois desse um ano e meio de sofrimento, eu comecei a assistir o TVZ e o Disk MTV. Acho que é esse o nome. Já não existe mais o Disk MTV, mas o TVZ tem pra quem tem Multishow. E aí sim o inglês deslanchou. Por que? Eu estava fazendo exatamente o que eu fazia com os Sing Along Songs quando era mais nova, mas dessa vez com mais maturidade e vontade de saber o que eu estava cantando.
O TVZ tem os clipes (tudo bem, as músicas atuais são bem piores do que as da época que eu aprendi inglês, mas ainda tá valendo) com as legendas em português do que está sendo cantado. E eu pegava a letra em inglês e ouvia junto com a legenda em português. Pra mim essa foi de longe a melhor maneira de aprender a língua.
Bom, depois desse período assistindo TVZ direto, meu inglês me tornou uma das melhores alunas da minha turma até eu me graduar no inglês.
Tem gente que gosta de aprender inglês lendo livros e com um dicionário do lado (eu tentei isso e não funcionou pra mim), tem gente que prefere aprender inglês no dia a dia. Vir para o Canadá é uma boa maneira de aprender assim, no SE VIRA NOS 30.
Cada um tem o seu método de aprender inglês e o meu foi como eu aprendi inglês.
A Cultura Inglesa ajudou? MUITO. Mas eu só me dei bem no inglês depois que entendi o quanto a música era importante dentro do meu aprendizado.
Tanto é que quando fui aprender francês, fiz exatamente a mesma coisa. Saí baixando um monte de música em francês, acompanhando a letra em português e francês e seguindo também um livro com aulas básicas de francês.
Espero que esse post tenha te auxiliado um pouquinho e espero que vocês tenham a facilidade para aprender inglês que eu tive depois de usar esse método!
O Vinícius Nery fez um vídeo conosco dando as dicas dele para o IELTS: https://www.youtube.com/watch?v=QWSNZAZ6uqY