Hoje venho contar algumas coisas que eu aprendi a valorizar morando aqui no Canadá. Algumas são coisas canadenses, outras brasileiras, mas o que importa é que eu passei a olhar para essas coisas de uma maneira diferente.
1 – MÁQUINA DE LAVAR E SECAR EM CASA
Aqui no Canadá isso é uma regalia. E provavelmente se você alugar um imóvel com máquina de lavar e secar dentro, você vai pagar algo a mais por isso. Eu ainda não tive a oportunidade de morar em um lugar com esses equipamentos a meu total dispor, mas já estipulei que em Toronto eu vou morar. Nem que eu tenha que pagar 2,500 CAD num apartamento.
Hoje, o apartamento no qual eu moro, me obriga a sair na chuva, no vento, no frio para poder lavar roupa, além de descer 2 andares de escada carregando as roupas no muque. Mas esse não é bem o problema. O problema é ser estabanada carregando tudo isso pra cima e pra baixo. Já quase rolei da escada algumas vezes.
2 – A NOSSA LÍNGUA
Eu acho que aprendi a valorizar as nossas expressões, certas coisas que nem com muito esforço dá pra traduzir em significado e em intensidade. Especialmente depois que voltei a escrever as minhas histórias. Percebi que eu já não sabia me expressar da mesma maneira e me deu uma baita vontade de voltar a ler em português, por mais que hoje em dia eu tenha que focar mais no inglês.
Fora isso, a nossa língua é bonita. Gente, comparado com o tanto de língua que a gente ouve pelas ruas aqui no Canadá, a nossa língua é linda. Até quando o sotaque da pessoa não é o que mais agrada os nossos ouvidos, mesmo assim a nossa língua é linda.
3 – A NÃO OBRIGATORIEDADE EM FAZER CERTAS COISAS
Eu particularmente sou uma pessoa que não é muito boa seguindo ordens ou se sentindo obrigada a fazer algo. Sou meio como o meu pai nesse sentido. O nosso primeiro impulso ao ouvir que a gente tem que fazer determinadas coisas é de tentar fazer o oposto.
Quando eu digo sermos obrigados a fazer certas coisas é tipo “você tem que ir a esse lugar”. “Você tem que se reunir com essas pessoas”. “Você tem que seguir certos protocolos ou regras sociais”.
Aqui, se alguém me disser que eu tenho que fazer alguma coisa apenas por fazer ou porque a pessoa acha que é o certo ou não me dá uma boa justificativa, eu mando pastar.
4 – FERIADOS NA SEGUNDA-FEIRA
Eu não sei se todos os feriados, mas praticamente todos os feriados caem na segunda-feira. Então toda vez que tem feriado, tem long weekend. No Brasil a gente está acostumado a emendar os de terça e quinta, mas e os de quarta-feira? E os que caem no sábado ou no domingo? Aqui a gente emenda na segunda como long weekend. Só prejudica quem tem aulas de matérias específicas na segunda. Ou trabalhos específicos na segunda. Mas de resto, eu amo.
5 – ALGUMAS COISAS QUE VÊM DO BRASIL
Especialmente a comida. E o legal é que você não fica limitado à comida da sua região. Eu tenho amigos aqui de SP, do Sul e do Nordeste. E quando tem festinha, eu descubro delícias brasileiras desses lugares que eu não fazia ideia de que existiam. Outro dia fui no aniversário de uma amiga de Fortaleza e tinha uma tapioca em quadradinhos com queijo que a gente mergulhava em leite condensado. Quando no Brasil eu ia ter a oportunidade de experimentar esse manjar dos deuses estando no Rio?
A gente não consegue achar tudo o que gostamos aqui no Canadá, mas quando acha alguém que cozinha bem, essa pessoa nunca deixa a gente voltar da festa sem ter comido pelo menos umas 3 mil calorias.
Outras coisas que o pessoal vai falar que valorizam muito e que vêm do Brasil são pano de prato, alicate de unha, panela de pressão e mais um tanto de coisas que você acha aqui, principalmente o pano de prato que tem alguns muito bons aqui (tão bons quanto os do Brasil, inclusive) mas que acho que por uma questão de costume as pessoas costumam valorizar mais.
6 – SOL
Eu não sei onde vocês moram no Brasil e nem no Canadá, mas se tem uma coisa que você passa a apreciar cada segundo é o sol. E eu acho que eu já devo ter dito isso mil vezes. Só quem vem pra cá entende de fato a alegria de ver um dia ensolarado. Nem vou me alongar muito porque acho que cada um tem que passar por essa experiência pra entender.
Espero que tenham gostado do posto de hoje!
E vocês, o que vocês aprenderam a valorizar morando no Canadá?