Hoje vou contar para vocês algumas coisas que eu não esperava ver aqui no Canadá e todas as vezes que eu vejo, ainda me surpreendo! Pode ser que eu tenha visto apenas uma vez ou várias vezes e não necessariamente serão coisas ruins. Tem coisa boa também! Ou seja, me surpreendeu positivamente!
1 – Gente pedindo dinheiro no sinal e fazendo malabarismo ou coisas do tipo
De vez em quando isso acontece aqui na frente de casa. Meu marido ao me ouvir falando que vi isso, ele já logo disse “é Brasileiro ou latino”. Bom, eu não sei dizer. Cara de brasileiro não tinha, mas foi muito parecido com aquelas cenas que vemos nos sinais no Rio de Janeiro.
2 – Gente pregando no metrô ou pedindo esmola
Sim, eu tinha a impressão de que aqui a nossa viagem de metrô fosse ser oposta ao que eu vivi no Rio. E eu me enganei. De vez em quando tem gente pregando dentro do metrô ou pedindo esmola. Uma vez até tirei uma foto de uma senhora pedindo esmola no skytrain e abordando passageiro por passageiro. Não, não é em toda viagem de metrô que fazemos que tem alguém pedindo esmola ou pregando. Mas não é algo que você deva ficar surpreso em ver como eu fiquei.
3 – Neve em Vancouver ou -15
Essa foi surpresa master, mas uma surpresa maravilhosa. Porque aqui todo mundo reforçava que a neve nem chegava no chão que já derretia. E aí me vem um dos invernos mais frios nos últimos 20 anos com quilos e quilos de neve e, nossa, foi maravilhoso. Eu não esperava mesmo conhecer neve aqui em Vancouver.
4 – Gente andando de moto
Ai, Kitty, como assim você não esperava ver gente andando de moto? Porque é muito frio, galera! Eu não estou falando de andar de moto no verão, não. Estou falando no inverno mesmo. Não sei como esse povo não fica congelado com o vento e chuva gelados e ainda correndo o risco de derrapar num black ice ou qualquer coisa assim.
5 – Tantos negros no lado leste
Esse eu me surpreendi depois de ter passado muito tempo em Vancouver. Porque a diferença na quantidade de negros é gritante. Quando cheguei em Toronto, eu realmente entendi o que é muti-culturalidade. Afinal, aqui em Vancouver é meio que uniculturalidade rsrs
6 – Não esperava ver gente correndo na rua fazendo 1 grau.
Mesmo esquema da moto. Pra quem é recém chegado e não tá acostumado com temperaturas próximas do zero, é meio bizarro ver gente que sequer conseguiu sair de casa com essa temperatura usando roupas de exercício! Sair de casa bem agasalhado é ok, mas com short e top ou bermuda, dá um nó na nossa cabeça. Em lugares muito frios do Canadá, parece que os canadenses pensam “opa, temperatura positiva”, bora fazer farra agora!
7 – Ver tanta gente reclamando do sistema público de saúde como eu vi aqui
Isso me surpreendeu muito por mais que gente que nunca tinha vindo ao Canadá tivesse me dito que o sistema de saúde daqui poderia ser meio complicado. Depois que cheguei, o tanto de reclamação que ouvi, por mais que eu nunca tenha vivenciado nada disso, me deixou chocada. Eu tive uma paciente aqui que tava com uma pedra nos rins e os médicos diagnosticaram ela com como tendo ansiedade. E outros tantos casos de médicos que não deram importância alguma pro paciente ou para o diagnóstico certo, não queriam investir tempo e nem exames o suficiente. Ainda mais que aqui pra marcar um exame ou um especialista pode demorar séculos. Se já tem tanta gente reclamando que pode demorar para conseguir um médico de família, imagina um especialista.
8 – Gente andando de casaco com 25 graus do lado de fora.
Mas gente, como assim!!! 25 graus nessa terra é um calor do filho do capiroto com febre e abraçando a gente. Não é 25 graus do Rio de Janeiro que já tem gente encasacada, não. Com 23 graus em Toronto, eu achei que fosse desmaiar de tanto calor. Eu sinceramente acho que o povo usa casaco e manga comprida aqui pra se proteger do sol e não do frio. Porque tem que manter a pele clara pra não acharem que ela é trabalhadora rural.
9 – Crianças tão bem educadas
Gente, as crianças aqui, as que eu conheci, que nasceram, cresceram ou que já estão há muito tempo aqui, em sua grande maioria, são muito educadas. Na verdade, eu vejo isso comparando com as brasileiras. Eu tenho a impressão de que as crianças canadenses são um pouco mais tímidas, quietas. Pode ser impressão minha, óbvio, porque não convivo com crianças o tempo inteiro, mas as poucas que eu tive o prazer de conhecer… A diferença foi gritante. Pode ser porque muitas também são filhos de asiáticos e aí tem toda aquela coisa da disciplina e tal vindo dos pais.
10 – Tanto verde em Toronto
Ah, essa foi uma das coisas que mais me chocou positivamente. Que cidade verde, que cidade linda, que cidade cheia de prédio. Sim, Vancouver também é verde, mas eu sempre tive a ideia de que Toronto era cinza igual São Paulo! Mas não, é verde, verde, verde!
11 – Seringas usadas jogadas em parques onde as crianças brincam.
Isso aconteceu recentemente aqui em Vancouver e virou caso de polícia. A situação com drogas pesadas aqui em Vancouver é muito muito complicada e se complica mais ainda quando crianças brincando podem se machucar ou se contaminar com essas agulhas.
12 – O tanto de gente com distúrbio mental na rua
Acho que isso é bem comum no Canadá quase todo. Uma boa parte dos homeless tem algum distúrbio mental e falam sozinhos no meio da rua ou agem de maneira nem esquisita. No começo eu ficava bem assustada, achava que iam querer me assaltar, mas até hoje eles se mostraram inofensivos. Eu também nunca ouvi caso nenhum de gente que foi agredida ou algo do tipo por um doido na rua no Canadá.