Casamento ou união estável para os vistos canadenses?
Bom, no caso do casamento, o único documento necessário de ser apresentado é a certidão do casamento, mais nada. Por si só ela já diz o suficiente. Lembrando que ela precisa ser traduzida por um tradutor juramentado, independentemente de onde você esteja aplicando.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
O casamento demora um pouco pra marcar (no nosso caso marcamos no dia, levando as 2 testemunhas e pagando quase 800 reais). No dia do casamento, ainda pagamos mais taxas, mas o preço varia de cidade para cidade e só pudemos casar depois de quase 30 dias. No entanto, diante da imigração canadense, a certidão de casamento é um documento incontestável.
Com relação a união estável, é possível que os casais encontrem um problema. O governo canadense exige que a união estável seja de pelo menos 12 meses. Ou seja, que você esteja morando com a pessoa no último ano. Os oficiais também vão querer ver outros documentos que comprovem essa união estável como: contas em ambos os nomes indo para o mesmo endereço, conta conjunta, prova de posse de imóvel conjunto, dentre outros documentos que atestem a legitimidade do relacionamento. Lembrando que isso tudo de pelo menos 12 meses!
Se você preferiu não casar, tem todos esses documentos, mas só vai fazer a sua união estável agora. NÃO SE PREOCUPE: Existe uma coisa chamada União Estável com Data Retroativa. Daí você pode colocar no documento a data que essa união estável começou. Além disso, já vi casais de namorados que moravam juntos aplicando para o visto canadense sem uma declaração formal de união estável. Precisaram apresentar o formulário IMM5409 com firma reconhecida, os documentos citados acima e os vistos foram aprovados sem problemas.
4 comments
Kitty, primeiro obrigada pela postagem.
Segundo… uma dúvida. Nos dois casos a dificuldade/facilidade é a mesma para se conseguir o visto/imigração?
No caso de União estável, complica mais ou é só mesmo a questão de um ano? E no caso, TODOS os documentos tem que ter 12 meses, né?
Desculpa as perguntas, mas é difícil achar sobre isso! hahaa muito obrigada!
Bom dia, obrigado pelo post, está ajudando muitas pessoas como eu que estão cheios de duvidas. Uma coisa que não consegui entender direito, seria mais facil eu casar com minha namorada no Canada? Ou seria melhor fazermos a declaração de união estavel ainda no Brasil, pois eu vou para o Canada em fevereiro e ela só vai em setembro para me acompanhar. Obrigado.
Pra vir pra cá juntos, vocês precisam já vir com a união estável com pelo menos 1 ano ou casamento.
Kitty eu moro e trabalho no Brasil, meu noivo é canadense mora e trabalha no Canadá, como ele vai se aposentar daqui dois anos, ele achou melhor a gente se casar em julho no Brasil e eu ir morar no Canadá com ele. Me casando com ele é mais fácil para eu conseguir qual tipo de visto? Ja consigo automaticamente por ele ser canadense, trabalhar e ter residência própria?