CARTA DE CUSTEIO
A carta de custeio é uma carta do patrocinador financeiro da sua viagem. A pessoa que vai arcar com todos os custos da sua viagem enquanto você estiver no exterior. O objetivo é ter um patrocinador caso precise comprovar mais dinheiro do que tem para seu processo de visto.
Em anexo a esta carta deve-se colocar documentos financeiros dessa pessoa pra comprovar que ela tem dinheiro o suficiente pra te bancar. Tais como IRPF, extratos bancários dos últimos 4 meses, holerites, etc.
Esta carta precisa ser registrada em cartório, tendo a firma do seu patrocinador reconhecida. Se por acaso não forem os seus pais te patrocinando e sim a sua empresa, essa carta precisa ser feita em papel timbrado.
Lembrando que qualquer um pode ser o seu patrocinador: pais, amigos, parentes… Contanto que a pessoa queira te patrocinar, ela pode. Só pode não ser muito bem visto pelo oficial da imigração se não for um parente direto.
SEGUE O MODELO:
Primeiro o seu patrocinador precisa se apresentar. Acredito que a preferência seja seu pai, mãe, irmãos e não avô, avó, mas cada caso é um caso. Então ele vai colocar as informações dele.
Carta de custeio
Eu, ________ , brasileiro, de estado civil ______, de profissão _______, (assim, só pra ficar o mais completo possível), de RG __________e inscrito sob CPF __________, residente do endereço __________ CEP ________ declaro que irei arcar com todos os custos envolvidos na viagem, como custo de emissão de visto consular, passagem aérea, hotel, alimentação, gastos pessoais e seguro viagem do meu filho/irmão/amigo ___________, brasileiro, profissão ________, RG _________, CPF__________ Passaporte ____________, residente do endereço___________( ou “residente do endereço acima indicado”) enquanto ela/ele estiver estudando/visitando o curso/a cidade de _____ no Canadá, no período de __________ até ________. Me responsabilizarei por gastos tais como ___________.
Anexo a esta carta, você encontrará os meus documentos financeiros.
Assinatura
Caso você esteja aplicando para o seu visto de dentro do Canadá, por exemplo, para uma extensão de visto de estudos, todos os documentos financeiros, inclusive a carta de custeio precisam ser em inglês.
Você não precisa traduzir o imposto de renda inteiro (apenas as partes importantes) e os extratos podem ser em português, contanto que você faça a conversão dos valores para os oficiais entenderem o valor que você tem em real e em CAD.
Espero que tenha conseguido ajudar vocês com esse modelinho.
20 comments
Olá, muito obrigado pela ajuda. Ótimo blog.
Bom serão meus pais que me custearam, então devo fazer uma carta para cada um?
Quando eu fiz uma carta de apoio, fiz uma carta para os dois e eles apenas assinaram.
No caso, a carta de custeio pede pra que seja um de cada.
Ola, muito obrigado pela ajuda gostei muito desse post porem tenho uma duvida. Nunca trabalhei aqui no Brasil e pretendo estar aplicando o visto de estudante, pretendo comprar passagem só de ida para o Canada pois depois do termino do meu visto de estudante pretendo dar entrada no work permit ou direito no residencia permanente canadense como trabalhador qualificado caso eu já tenha alguma experiencia de trabalho no período em que eu esteja no college. Então oque eu devo colocar na área de profissão e é melhor comprar a passagem de ida e volta so para poder justificar nessa carta de custeio ??????
Olha, o processo de visto é um complexo de documentos. Se você não tem um documento, como por exemplo, algo que diga que você tem experiência de trabalho, precisa correr atrás de outros documentos que reforcem outros vínculos com o Brasil. Eu sugiro que você entre em contato com um consultor de imigração, ainda mais se você tiver pouco dinheiro. Eles tendem a negar vistos de homens solteiros e com determinada idade pois faz parecer que querem ficar ilegalmente no Canadá. Se quiser a minha sugestão, entre em contato com a Renata Oliveira da Go North. Ela tem feito os vistos dos nossos inscritos, inclusive ajudando a reverter os que foram negados. O e-mail dela é parceriakitty@gonorthsa.com
Kitty, sabe quanto mais ou menos deve ser os rendimentos da pessoa que vai custear a viagem? E se eu tiver rendimentos de aluguéis aqui no Brasil, também servem para compor a renda?
Olá, Nai! Eu não sei te informar. Acho que o exigido é que tenha o dinheiro mínimo necessário em conta!
Olá, gostaria de saber se essa carta pode ser feita pelo meu tio?
Pode sim!
Oi, Kitty! Parabéns pelo blog!
Gostaria de saber como eu deveria calcular as data de embarque e retorno, visto que ainda não comprei as passagens e não tenho acesso ao qual será o meu último dia de aula no college. Devo contar 2 anos certinhos?
Abraço!
Vc não precisa comprar a sua passagem de volta! Não se preocupe. Na carta de aceitação do college diz quando acaba o seu college!
Olá Kitty, parabéns pela ótima sequência de informações que vc trás. Pode ter certeza que nos ajuda demais.
Gostaria apenas de saber se tem um limite de pessoas para custear a viagem?
E no meu caso que sou casado e tenho filha, se eu viajar antes para o Canadá e elas apenas depois de 2 ou 3 meses, preciso comprovar os rendimentos referente a apenas a minha pessoa ou já tenho que comprovar os valores de uma família?
Se elas aplicarem para os vistos no mesmo processo que você, os gastos serão de todos. Acho que vale mais a pena aplicar todo mundo junto
Boa noite, Kitty.
Você colocou um exemplo de carta de custeio, porém em uma das respostas acima, você disse que fez uma carta de apoio. Existe alguma diferença entre carta de custeio e carta de apoio?
Pergunto isso, pois acho que uma carta de apoio se encaixa mais a minha situação, pois sou eu quem arcou e arcará com todas as despesas da viagem e acredito que uma carta de apoio dos meus pais para demonstrar que tenho suporte financeiro para alguma eventualidade ou emergência poderá ajudar na aprovação do visto.
Caso a resposta da pergunta acima seja sim, por favor, poderia me enviar um exemplo de carta de apoio?
Sigo seu canal no YT e assisto muito dos seus vídeos e gostaria de agradecer pelo apoio.
Olá. Sim, a carta de apoio não é um documento oficial. Foi uma coisa que eu fiz só pra provar que tinha pais vivos e que tinham dinheiro caso fosse necessário.
A carta de custeio já é um documento oficial e que precisa de firma reconhecida. Hoje em dia acho que é mais negócio fazer logo uma carta de custeio!
Oi Kitty,
Essa carta precisa ter uma tradução juramentada e além disso ser reconhecida firma em cartório da original em português? Posso escreve la em ingles direto?
Att. Karisa
Sim, você pode escrevê-la em inglês! Mas Só é necessário se você for aplicar de dentro do Canadá. Se for aplicar do BR, pode ser em português.
Olá Kitty
Sou de Salvador-BA e pretendo viajar para o Canadá entre 09 de abril e 09 de maio de 2018. Já tenho carta de aceitação da Escola + hospedagem (Host family com pensão completa) e atualmente estou no processo de reunir minha documentação para solicitar o visto de turismo, já que meu curso é de apenas 4 semanas (em Toronto). Tenho uma dúvida: eu estarei arcando com os custos pessoais durante minha estadia em Toronto (transporte, ‘lanchinhos’, passeios, lembrancinhas, etc.). Para isso estarei levando 2,500 CADs. MInha avó paterna, que é pequena empresária, estará me auxiliando apenas com a passagem área de ida e volta, mas pretendo declará-la como custeadora da viagem, já que sou estudante de mestrado e minha única renda (além da quantia reservada na poupança para gastos pessoais em Toronto) é uma bolsa no valor de R$1.500. Devo colocar na carta custeio que ela me financiará as passagens e parte dos custos pessoais (neste último caso, só para “engrossar” os recursos destinados a esta categoria de gasto)?
Agradeço seu retorno.
Att.
Eu posso ter um sponsor, no caso meu pai para o processo do express entry??
Não