Será que canadense gosta de imigrantes ?
Essa pergunta está entre as maiores que eu recebo lá no canal quando se quer ser imigrante no Canadá. E hoje eu resolvi trazer a resposta para vocês. Já aviso, pode ser polêmico, apesar de eu achar que não. Não posso falar em nome de todos os canadenses do Canadá, então fique a vontade para comentar aqui o que os canadenses que te cercam pensam a respeito do assunto também.
Bom, o Canadá é um país formado por um número enorme de imigrantes. As chances de o canadense que você encontrar na rua ser filho ou neto de imigrante é muito alta. Ou seja, esse canadense dificilmente vai expressar algum tipo de insatisfação com relação a população imigrante. A não ser que seja contra algum povo específico.
Os canadenses, em sua maioria, sabem a importância do imigrante para que o Canadá cresça e prospere. Afinal, um país tão grande quanto o Canadá com uma população tão pequena precisa sim de pessoas de fora vindo para cá trabalhar, investindo dinheiro aqui para enriquecer o país e para ajudar a pagar também as aposentadorias dos canadenses mais idosos.
Já ouvi casos de canadenses que chegaram ao ponto de agradecerem aos imigrantes por estes terem vindo para o Canadá. Alguns realmente valorizam todo o esforço do Canadá em fazer o país ser melhor com a ajuda dos imigrantes.
No entanto, não é possível dizer isso sobre todos os canadenses. Aliás, nunca é possível generalizar nada, né?
A grande verdade é que dizer que canadense gosta de imigrante é mentira. O canadense é muito educado e sempre viveu cercado de imigrantes, então para muitos deles é mais do que comum ter gente de tudo quanto é tipo ao redor. A não ser que esses canadenses morem em cidades afastadas que realmente não tem muitos imigrantes.
Há canadenses que gostam de ver a multiculturalidade e alguns ficam até com inveja (inveja boa, po) quando vêem que todo mundo ao redor deles sabe falar mais de uma língua e eles às vezes só sabem falar uma. Afinal, apesar de terem aulas na escola de ambas as línguas do Canadá, dificilmente eles dominam ambas. Alguns se sentem estimulados a querer aprender linguas novas ou até mesmo as tradições de outros países para poder interagir mais com os imigrantes.
Temos que pensar também que se os canadenses tivessem sérios problemas com imigrantes, muitos deles não se casariam com imigrantes, certo?
Normalmente, os canadenses mais novos são bem mais abertos e receptivos do que os mais velhos.
Já ouvi de alguns canadenses mais velhos, (inclusive da dona do segundo Airbnb em que eu fiquei) que eles viram o que aconteceu com o Canadá nos últimos 40, 50 anos e vêem como o Canadá mudou para pior. A criminalidade cresceu, se vê muito mais sujeira espalhada (que de acordo com os canadenses, é coisa de imigrante mal educado), shoppings e locais públicos ficam abarrotados de gente. A vida tranquila canadense que existia anos antes não existe mais. Alguns deles preferem inclusive sair dos grandes centros e ir para cidades menores por causa da “muvuca dos imigrantes”.
Muitos canadenses ficam chateados que imigrantes não tem interesse em se mesclar à cultura canadense e tentam impor as suas culturas ao Canadá. O Canadá permite isso, então eles nem têm muito o que fazer. Isso fica bem claro quando vemos pequenos guetos de imigrantes de determinada nacionalidade em alguma parte do Canadá. Acho natural pessoas da mesma nacionalidade quererem ficar próximas umas das outras, afinal, tem o mesmo background e certamente os canadenses muitas vezes também se sentem mais a vontade com outros canadenses.
Não posso dizer que não exista preconceito dos canadenses com imigrantes. O Canadá diário até fez um vídeo mostrando algumas situações chatas de preconceito, mas a grande parte, se tem algum problema com imigrantes, não expoe.
Toda vez que eu vejo alguma postagem mais polêmica sobre imigrantes/refugiados vindo pro Canadá, existem sempre os canadenses que acham lindo que o Canadá esteja abrindo as portas para receber todas essas pessoas e outros que brigam muito porque acreditam que o Canadá não dá suporte o suficiente para os próprios canadenses e as vagas de emprego abertas serão ocupadas pelos imigrantes e não pelos canadenses.
Alguns acham que os imigrantes roubam os empregos dos canadenses. Mesmo que muitas vezes os imigrantes estejam trabalhando em empregos que os canadenses não querem trabalhar.
Já cheguei ao ponto de ler que os recém formados canadenses estariam perdendo suas vagas no mercado de trabalho para os imigrantes que já chegam aqui com 10 anos de experiência. Mas temos que convir que dificilmente um recém formado estaria disputando a mesma vaga que alguém com 10 anos de experiência, né?
Resumindo o post de hoje: é exagero dizer que todo canadense gosta de imigrantes. Afinal, cada canadense é um canadense e cada imigrante é um imigrante. Não acredito que os canadenses num geral vão se afastar de você só porque você é imigrante. Aqui eles respeitam os imigrantes como eles gostariam de ser respeitados também. Mas alguns deles ficam ressentidos com o crescimento desenfreado de determinados locais depois da chegada de muitos imigrantes que “roubam seus empregos” e que não querem se inserir à cultura local.
O canadense é um povo pacífico e eu, sinceramente, me sinto muito bem perto de canadenses. Nunca me senti diminuída ou como uma outsider no meio de canadenses (só com a moça do airbnb), mesmo que muitas coisas que eles falem ou ao que se refiram não façam sentido para mim porque eu não cresci no Canadá. Como eu disse, os canadenses são muito gentis e educados, são muito engraçados, tem um senso de comunidade incrível e muitos deles são muito abertos ao novo. Porém, o comportamento dos canadenses pode ser muito diferente dependendo de onde eles estejam. Já ouvi falar de dificuldades grandes de entrosamento com canadenses em locais mais afastados no Quebec pois a comunidade canadense é mais fechada.