Canadá é o país das oportunidades?
Meu marido foi promovido esta semana e eu comecei a me lembrar de todos os meus amigos que subiram de cargo no pouco tempo em que eu estou no Canadá. Gente que entrou num emprego em novembro e foi promovido para gerente em março. Gente que em um ano conseguiu mais 50% do salário e várias outras coisas.
E aí fiquei me perguntando: Será que o Canadá dá mais oportunidades de crescimento profissional do que o Brasil?
Joguei essa pergunta no facebook e a resposta foi clara: SIM. Talvez pela concorrência ser menor, assim como a desigualdade social, talvez porque o brasileiro é trabalhador pra burro e não fica acomodado no mesmo cargo.
A impressão que me dá é que as empresas no Canadá vêem o seu esforço e te compensam por isso, seja melhorando seu cargo, melhorando seus direitos ou até o seu salário. Especialmente se é uma empresa que acabou de começar. Não falo isso apenas para a área de TI, mas outras áreas também.
Isso não serve para todos os casos, mas eu tenho visto isso por aqui e achei muito interessante, pois no Brasil acho que as coisas são um pouco mais engessadas mesmo.
Conheço gente que tinha vida estável no Brasil e mesmo assim continua com uma dificuldade grade de se recolocar no mercado canadense, não chegando nem perto de ocupar o cargo que ocupava no Brasil. Sim, isso acontece também. Uma coisa que muitos brasileiros chegam aqui achando que vão conseguir é justamente ocupar esse cargo. Isso é muito difícil de acontecer. Pra ser bem sincera, eu conheço um cara que tinha um currículo excelente e não baixou a bola de jeito nenhum, demorou meses pra encontrar um emprego, mas quando encontrou, conseguiu um salário altíssimo. O resto, todo mundo que eu conheço aqui teve que andar algumas casinhas para trás e recomeçar.
No entanto, algumas coisas temos que levar em consideração quando falamos que o Canadá dá oportunidades de crescimento profissional . O Filipe Dalto do canal Meu amigo dinheiro (https://www.youtube.com/channel/UCsLZ7v720I1RjyViDe21AHg) foi quem as enumerou. Uma delas é o seu nível de inglês. Sem comunicação clara, dificilmente você vai conseguir melhorar o seu cargo dentro de qualquer empresa, se é que vai conseguir ser empregado. Claro que para algumas funções, saber um inglês básico é o suficiente, mas isso certamente não serve para outras muitas posições.
O tamanho da empresa também é algo muito importante. Não adianta você entrar numa empresa gigantesca e estável e achar que só porque você é bom, você será promovido. A empresa precisa estar crescendo para que novas contratações aconteçam e os funcionários sejam promovidos.
Vale lembrar também que em profissões regulamentadas esse crescimento é muito mais complicado, a não ser que você tenha conseguido validar o seu diploma. E muitas vezes, mesmo validando, o mercado canadense ainda fica truncado por um tempo até você mostrar o seu valor.
Até mesmo para quem trabalha por conta própria normalmente se é mais valorizado. Um bom exemplo é empregada doméstica e vários tipos de serviço. Sim, existem alguns serviços que não são tão “bem pagos” como no Brasil. O meu caso é um deles. No Brasil eu cobrava 100 reais por uma massagem. Aqui cobro 40 e se eu tentar cobrar mais, não atendo ninguém. No Brasil, um bom acupunturista, com experiência, cobra de 150 pra cima. Aqui 100 CAD já tá de muito bom tamanho para alguém com 20 anos de experiência na área.
Tem gente que gasta uma grana alta para se formar no college aqui no Canadá e que não conseguem se colocar na área aqui? Sim. Gente, aqui no Canada, vocês vão encontrar de tudo. Especialmente se a pessoa se formou em algo que não tem demanda na região em que ela mora.
Outra coisa que acredito que também pesa na hora do seu crescimento profissional aqui é o seu visto. Ninguém vai querer te colocar num cargo de responsabilidade se você tem um tempo curto de visto ou até mesmo se você ainda não tem a residência permanente.
No que diz respeito a empreender aqui, parece que o Canadá também dá muito mais oportunidades do que o Brasil. O Canadá incentiva muito mais e dá muito mais suporte aos microempresários do que o Brasil.
E aí? O que vocês acham? Canadá é o país das oportunidades??