Eu li o artigo do Alexandre Luis Pedrosa do blog Visto para o Canadá sobre as cidades com o menor custo de vida aqui no Canadá (http://vistoparaocanada.com.br/menor-custo-de-vida-no-canada/) e além de repassar este artigo para vocês, gostaria de comentar algumas coisas sobre ele. Então, muito obrigada, Alexandre, por permitir que eu use o seu artigo pro meu post.
Algumas considerações antes de começar:
Os dados que ele usou eu acredito que foram baseados em pesquisas em sites como o Numbeo (cost of living) que fazem um levantamento de uma série de preços para realizar uma comparação entre diversas cidades do mundo todo. É possível que estes dados estejam desatualizados ou não existam dados o suficiente sobre várias cidades. De qualquer forma, os valores são aproximações e pode ser que se enquadrem sim com a realidade que você encontra nestas cidades. É difícil colocar uma regra de custo de vida, pois vários gastos são muito pessoais. Eu, por exemplo, gasto muito com comida porque preciso manter meu corpinho no formato que ele tem hoje.
Ele escolheu cidades conhecidas e fez um paralelo entre elas. Certamente o Canadá tem cidades com custo de vida mais baixo do que as selecionadas, mas é preciso considerar o aspecto do trabalho na hora de escolher a sua cidade e acho que foi isso que ele pensou. Se escolhesse cidades muito pequenas e longínquas, certamente a oferta de trabalho ia ser limitada.
Winnipeg:
Aluguel em Winnipeg: Considerando aquela regra de quanto mais perto do centro, mais caro, alugar um apartamento em Winnipeg com o básico, porém fundamental, incluso ainda apresenta vantagens diante de outras cidades. Perto do centro: média de CAD$ 1.300 (calefação, água, luz, ar-condicionado e condomínio impactam no preço, mas a média apresentada inclui esses “extras”).
Alimentação: É importante definir qual será seu estilo de vida na cidade, isso serve para qualquer lugar que for morar no Canadá. Comer fora de casa custa caro, geralmente. As pessoas que optam por preparar sua própria comida acabam economizando. As compras em supermercado são vantajosas, sobretudo se priorizar as promoções. Um valor de CAD$ 600 mensais para um casal é bem adequado.
Pausa para breve comentário: Aqui no Canadá, acho que mais de uma vez por semana nós recebemos encartes com promoções na caixa de correio. Então dá pra economizar bem se você ficar vasculhando as promoções. Eu imagino que este valor de 600 CAD seja real mesmo, pois tenho amigos aqui que dizem que mercado em Vancouver é mais barato que em Winnipeg.
Internet e celular em Winnipeg: uma dica que vale para todas as províncias é buscar os pacotes que reúnam serviços nas operadoras. Quem vai morar em Winnipeg e quer economizar no custo de vida no Canadá, existem pacotes que custam cerca de CAD$ 180 e oferecem serviços como internet para celular e para casa, TV por assinatura, ligações e mensagens ilimitada.
Transporte: Atualmente o Monthly Pass custa CAD$ 88.55.
Pausa para breve comentário: Pegar temperaturas muito baixas usando o transporte público é muito sofrido, mas sim, totalmente viável. Já conheci gente de Winnipeg dizendo que a vida melhorou 100% depois de comprar um carro. A Amanda Araújo mesmo sempre aluga carro quando precisa fazer alguma coisa.
Halifax:
A cidade atrativa para estudantes internacionais se revela também vantajosa para os interessados em imigrar para o país com a família. O custo de vida no Canadá, dessa cidade em especial, é baseado em moradia, alimentação e lazer. A cidade é pequena, portuária, litorânea e acolhedora, ideal para um estilo de vida mais tranquilo e livre.
Aluguel em Halifax: Os aluguéis em apartamentos de um único quarto, os chamados 3 e ½, vão de CAD$ 770 a CAD$ 1000, afastados do centro e próximos ao centro, respectivamente. Certamente mais em conta que outras cidades.
Pausa para breve comentário: Esse negócio de 3 e meio, 2 e meio eu acredito que tenha a ver com o número de cômodos. Corrijam-me se eu estiver errada. Quando se procura por apartamentos em Quebec é bem comum essa forma de falar sobre o tamanho do apartamento também. Aqui em Vancouver eu nunca vi assim.
Alimentação: Considerada baixa e não varia muito em comparação com as outras cidades citadas.
Transporte público em Halifax: Cerca de CAD$111 mensais
Quebec City:
Pequena e charmosa, a cidade de Quebec se torna interessante para quem sabe viver gastando moderadamente.
Aluguel em Quebec: Os valores variam muito, por isso, a regra de pesquisar muito e as vantagens inclusas nos custos é muito bem-vinda e influencia no custo de vida no Canadá. Seguro, se é mobiliado, consierge, água, energia elétrica, calefação… Apartamentos perto do centro se aproximam em termos de valores aos de outras cidades com seus CAD$ 1.200 de média, os mais afastados podem custar bem menos, sendo possível achar por CAD$ 600, mas sem muitas utilities inclusas.
Pausa para breve comentário: Achei essa variação bem grande sobre perto do centro e longe do centro. No entanto, devemos lembrar que pra quem prefere morar longe do centro, o gasto com transporte certamente vai ser maior.
Alimentação: Existem muitos supermercados pequenos, isso pode encarecer ou baratear as compras, o que está em jogo são os hábitos alimentares. Estimar um valor de CAD$ 500 para compras de um casal é adequado.
Transporte público em Quebec: Bilhete mensal a CAD$ 85,60.
Hamilton:
A cidade preserva ares interioranos, é pequena e próxima a Toronto. Quem vive a realidade de grandes congestionamentos das metrópoles brasileiras dificilmente se intimidará com o deslocamento de trem ou carro se arrumar um emprego em Toronto. É forte em siderurgia e é sede de algumas indústrias, o que acaba atraindo profissionais do setor.
Pausa para breve comentário: Meu pai outro dia fez uma pesquisa básica sobre Hamilton, especialmente voltado para o clima. Parece que a cidade tem dois climas diferentes dependendo de onde você vá morar. Mais quente e mais poluído perto da parte industrial (obviamente) e mais parecido com Toronto longe da parte industrial.
Aluguel de apartamento em Hamilton: Como esse é um ponto que mais impacta no custo de vida no Canadá, o imigrante precisa priorizar as pesquisas por aluguéis baratos. Em Hamilton um apartamento de um quarto no centro da cidade chega a custar CAD$ 925. Já em regiões mais afastadas o valor cai para CAD$ 785.
Pausa para breve comentário: Eu confesso que eu mesma fui olhar aluguel por lá uma vez. Fiquei totalmente chocada quando vi uma casa de 3 quartos, dois andares, dois banheiros por algo entre 1300 e 1500 CAD.
Alimentação: Compras em supermercado, considerando boa variedade de carnes, na média de CAD$ 400 para duas pessoas.
Transporte público: O valor do passe mensal é de CAD$ 101,20 para transitar pela cidade com o Presto, e quem morar em Hamilton e trabalhar em Toronto, o deslocamento de trem beira os CAD$ 400 mensais.
Calgary:
Uma das cidades famosas do Canadá para o turismo e eventos no segmento Country, normalmente, não está na lista de prioritárias para imigração. Mas quando o assunto é custo de vida no Canadá, Calgary desponta como uma das interessantes.
Aluguel em Calgary: Não é difícil encontrar aluguéis com custo abaixo dos CAD$ 1000, e com boa localização. Grande parte dos apartamentos não são exatamente novos e amplos, mas preservam ótimo estado de conservação e funcionalidade.
Alimentação: Existem polêmicas em relação ao custo com alimentação quando há comparação de Calgary com outras cidades superestimadas, como Vancouver, por exemplo. Usando o comparador do site Numbeo os valores para comer em restaurantes em Calgary são 10% mais caros e os preços ao consumidor batem os 4%.
Pausa para breve comentário: Isso é uma coisa interessante a se falar, pois foi o mesmo que o casal do Travel and Share disse. Calgary foi o lugar no Canadá com as compras de mercado mais caras que eles encontraram, pelo que eu me lembro. Engraçado, né?
Internet e celular: Existem pacotes de internet a CAD$ 50.
Transporte: O Monthly Pass custa CAD$101.00 (a partir de janeiro, 2017).
Ponto positivo em morar em Calgary: os argumentos ganham ainda mais força por conta da ausência de imposto provincial. Se nas outras cidades pode-se considerar 15% em impostos… Os valores para compra de imóvel também chamam atenção. Quem vislumbra comprar uma casa em Calgary ainda tem condições para isso desembolsando cerca de CAD$ 500.000, raro para os padrões canadenses.
Pausa para breve comentário: Eu ouço falar muito bem de Calgary e Edmonton. Apesar do clima instável que tem por lá, conheço pouca gente que foi para lá e não gostou.
Montreal:
Considerando as cidades mais procuradas e conhecidas, não podemos deixar de citar o custo de vida em Montreal. Embora a cidade seja turística e muito procurada para intercâmbio de francês, o investimento em itens básicos para viver são razoáveis:
Moradia: O custo médio do aluguel em Montreal é de CAD$ 800 (gás, energia e água inclusos). Existem muitos imóveis com estrutura em madeira, isso impacta na privacidade, mas pode ser também um ônus no preço, pois exige mais cuidados com a segurança. Neste caso, os moradores investem em seguros para ressarcimento em caso de incêndio, incluindo cerca de CAD$ 30 no valor mensal.
Alimentação: Compra básica em supermercados estimada em CAD$ 300 mensais para uma pessoa.
Pausa para breve comentário: Essa pessoa aí come tanto quanto eu.
Internet e celular: Média de CAD$ 70 em um plano com 250GB. Já para planos de celular, as possibilidades são infinitas. Caso imigre em casal, há planos incluindo aparelhos com valores a partir de CAD$ 150.
Transporte: O ticket mensal tem o valor de CAD$ 82, incluindo ônibus e metrô.
O Alexandre pegou custos bem básicos incluídos no custo de vida que vocês vão ter por aqui, mas precisamos lembrar de vários outros custos como lavanderia, roupas, plano de saúde (dependendo da província), academia, entre outras coisas que talvez vocês precisem pagar.
Confiram o vídeo que fiz com a Dani do blog Canadá passo a passo falando sobre o custo de vida para casais aqui em Vancouver e veja o tipo de coisa com que vocês podem vir a ter que se preocupar no se orçamento também: https://www.youtube.com/watch?v=dPPsuMdmbBc