Está vindo para Vancouver ou até mesmo para alguma outra cidade do Canadá e gostaria de saber quais aplicativos podem te ajudar nesse primeiro momento?
Então confira a nossa lista:
Aplicativos de trânsito: Eu uso pelo menos 3 porque já vi dar problema nos 3, então vejo sempre quem é que dá informação igual pra me basear neles. Eu uso o:
TransLinkBusTracker – É um aplicativo que te permite ver quais ônibus passam em determinado ponto onde você está, quais são os pontos ao seu redor. Mais ou menos o que um aplicativo desses é pra fazer mesmo.
Transit – Esse, até onde eu sei, pega no Canadá todo. Ele tem basicamente o mesmo sistema do Translink, com a vantagem de ser nacional e, acredito eu, um pouco mais confiável do que o Translik. Também diz em quanto tempo o ônibus vai passar, onde vai passar, qual ônibus vai passar, em qual direção.
Google Maps – É o que eu mais gosto porque além de dizer tudo isso, com algumas pequenas falhas, ele também me ajuda a localizar lojas e essas coisas de google maps, né, gente?
Caso você more em Toronto, também existe o TTC – Toronto que você pode usar, mas eu não sei como é.
Aplicativos de clima: Sim, existem vários e são extremamente importantes. Nada pior do que sair de casa sem a roupa adequada. A gente olha pra fora, vê aquele céu azul, lindo, pensando “hoje vai dar praia” e quando põe o pé pra fora tá a maior friaca.
Accuweather – Esse é o que eu mais gosto. A Cassandra do Canada.br que me recomendou.
Weather – Acho que esse é da própria Apple e ás vezes eu uso só pra confirmar as minhas suspeitas que está frio o bastante pra não sair de casa com apenas um casaco.
Aplicativos para quem está procurando apartamento ou precisa mobiliá-lo:
Walkscore – Eu particularmente gosto muito do Walkscore. Foi o Thiago Moreira do Moreira’s in Canada que me apresentou esse aplicativo. Ele também tem um site que tem algumas outras funcionalidades, mas o bom do aplicativo é que ele mostra exatamente quais são as áreas quentes para se morar. Ou seja, onde você vai ter uma facilidade com o transporte público, onde você vai ter facilidade de se locomover andando e de bike. Fora que ele também apresenta locais que estão oferecendo apartamentos para alugar.
Craigslist – Craigslist é uma super mão na roda. Não somente para ajudar a arrumar apartamento, emprego e mais um milhão de coisas, mas como para ajudar a mobiliar a sua casa de graça.
Ikea – O aplicativo da ikea nos auxiliou muito quando fomos fazer compras lá, pois deixamos a nossa lista de compras marcada ali. Neste caso, o próprio aplicativo nos dizia onde encontrar os produtos na saída da loja. Não precisamos ficar tirando foto do que queríamos, da etiqueta e tals.
Kijiji – É outro aplicativo mão na roda como o Craigslist. Eu não usei muito porque gostei mais da forma com que o Craigslist organiza as coisas, mas tem muita gente que é super fã do Kijiji.
My U-haul – Nós não chegamos a usar, mas aqui no Canadá essa empresa é famosa pra fazer mudança, levar as coisas que você compra da IKEA, por exemplo, pra casa. Ele te ajuda a alugar o automóvel que você deseja, com o preço e tamanho que você precisa pra ajudar a fazer essa mudança.
Aplicativos para compras de mercado:
Costco – Eu particularmente não uso, mas já vi muita gente recomendando usar.
Flipp – O princípio é o de juntar os encartes dos mercados com as ofertas para que você veja o que é mais interessante comprar ontem e guardar um dinheirinho fazendo compras.
Existem vários outros nessa mesma linha. Save.ca, IGA, mas acho que cada local do Canadá tem um aplicativo mais específico.
Foursquare – Ele não é bem de mercado, mas eu gosto dele para saber onde tem o que para comer e dá pra ver as resenhas também. Acredito que ele funcione no Brasil também. Eu que nunca tinha conhecido antes.
Aplicativos para o seu banco:
Bom, quando eu digo aplicativos para o seu banco, obviamente vai depender do seu banco. O meu, do RBC, é uma super mão na roda, como seria o do Banco do Brasil se eu estivesse no Brasil. Nada melhor pra controlar os seus gastos como ter um aplicativo do banco pra te dizer “Você está ficando pobre, pare de gastar”.
Aplicativo de cartões:
Pra quem não sabe, quando se chega no Canadá, todos querem te enfiar 300 cartões. Desde que cheguei aqui, tenho mais cartões do que a vida toda tive no Brasil. Então, apesar de não usar esses apps, tem gente que usa e gosta:
Stocard – Você consegue colocar todos os seus cartões nesse aplicativo e aí não precisa ficar andando com todos esses cartões na rua. Só usar o celular.
Aplicativos de tradução:
Google Translator – Eu gosto muito, mas ele de vez em quando me aparece com umas traduções meio bizarras ou que não fazem sentido e ele é usado online apenas.
Dictbox – É um dicionário offline que te fala também como se pronuncia corretamente a palavra. Assim como sinônimos e uma frase onde essa palavra se aplica.
E por último e não menos importante, um aplicativo que eu achei muito interessante, apesar de ainda não ter usado.
Lock it or lose it – Ele é um app que se você é assaltado, roubado e tals, ele pode te ajudar a recuperar esses itens. Aqui em Vancouver tem muito roubo de bicileta. Se você coloca as informações da sua bicicleta, por exemplo, nesse aplicativo e ela for roubada, o Vancouver Police Department pode te ajudar a recuperá-la. Você coloca o número de série ou fotos, por exemplo pra identificar seus itens. Se gostou da ideia, assista esse vídeo do YouTube que fala sobre o App: (https://www.youtube.com/watch?v=ezIIYv-dlaY)