NÃO AJUDO MAIS NINGUÉM.
Agora que eu cheguei no Canadá, consegui a minha residência permanente, não vou ajudar mais ninguém a vir. E quer saber? Já que eu já imigrei, podem até fechar a imigração pra parar de trazer gente de terceiro mundo pra país de primeiro mundo pra fazer zona. Ainda mais brasileiro, essa raça do demônio. Que fiquem aí nesse paizeco.
Calma, gente, foi só uma “encenação”.
Quando eu estava no Brasil, notava que algumas pessoas que estavam morando no Canadá me pareciam muito arrogantes ou distantes comparado com como eram comigo no Brasil. Algumas eu nem tinha muito contato mesmo, mas eu achava que havia aquela mentalidade de desprezo com relação a quem estava no Brasil. Hoje eu vou contar um pouco sobre como eu vejo as pessoas que estão aqui e como eu me sinto estando aqui. Se eu mudei ou não.
E fico totalmente aberta a saber a percepção de vocês também sobre os brasileiros que vieram morar no exterior, seja Canadá, EUA, Europa, onde for.
Bom, hoje eu não acho que os brasileiros tenham mudado muito. Obviamente que o ambiente molda muito o nosso comportamento, assim como as companhias, então quando você vai para outro país, alguma coisa muda sim dentro de você. Suas preocupações, normalmente são outras. Exemplo: minha preocupação quando estava no Brasil era conseguir um visto para cá e tinha aquela preocupação geral com segurança. Hoje as minhas preocupações são mais como conseguir virar PR, como tentar fazer amigos locais. No entanto, o que eu sinto que mudou muito foi a minha visão sobre os brasileiros que querem vir para o Canadá.
É muito interessante ver o perfil das pessoas que moram aqui. Obviamente tem muito filhinho de papai, criado a leite com pêra que veio pra cá torrar a grana dos pais, fazer baderna, mas a grande e imensa maioria das pessoas são pessoas muito focadas e esforçadas em tentar mudar de vida, aprender um novo idioma, se qualificar, trabalhar com coisas que nunca tinham visto na vida, lidar com uma nova cultura. E, numa boa, isso não é nada fácil.
Estando aqui a gente ouve muitos comentários e perguntas de quem quer vir pra cá dando jeitinho, mentindo, alterando documento e tem muita gente que cansa de tentar ajudar brasileiros por causa disso. A gente percebe que as pessoas caem de para quedas em grupos do facebook, normalmente por conta de algo que ouviu falar (esse algo que ouviu falar grande parte das vezes é que o Canadá precisa de brasileiros) e que agora decidiu que quer ir para o Canadá.
Quem veio pra cá, pesquisou pra burro (tenho certeza que também fez muita pergunta boba. Eu certamente fiz), estudou muito, guardou muito dinheiro, se perguntou 300 vezes se valia a pena largar a família, amigos, imóvel, carro, uma vida feita (bom, vamos lá, não são todos, mas eu recebo esse dilema de brasileiros todo dia no meu inbox) pra viver em outro país onde tudo era incerto, mas que tinha certeza de que era um lugar melhor para se viver.
O discurso que eu mais ouço de brasileiros aqui é que pessoas que estão no Brasil vêm até eles, perguntam como fazer para vir para cá, alguns explicam todo o processo e no final não ouvem sequer um obrigado (se é que ouviram um bom dia) ou ouvem “ah, muito difícil, quero não”. Ou seja, tem muita gente que, ao contrário de youtubers, bloggers, snapchaters, etc, não está aqui pra doar o tempo delas ajudando ninguém a vir para cá, mas mesmo assim o fazem e depois de explicar tudo bonitinho, ainda tem que ouvir “ah, não, quero não”. Eu entendo quem desiste na primeira dificuldade, porque existem tantas outras dificuldades no caminho que eles nem sabem ainda. Imigrar, jogar tudo o que você tem para trás, é muito difícil. No entanto, para algumas pessoas pode ser bem frustrante ouvir esse tipo de coisa. Aliás, não só frustrante, mas algumas pessoas acham que é até falta de respeito.
Fora que tempo é uma coisa importante, né, gente? Tem gente que gostaria muito de ajudar o pessoal, mas falta tempo. Trabalha e estuda que nem louco e ás vezes não tem tempo aqui nem pra passar com a família, que dirá ajudando o povo a vir pra cá.
Então, se você, como eu, achava que o Brasileiro ficava metido, arrogante e não queria ajudar mais ninguém a vir para o Canadá, saiba que pode ser por causa de situações como essas que eu citei acima que isso acontece.
E eu não estou falando de gente que é paga para te ajudar. Agências, consultorias. Estou falando de pessoas que fazem tudo de bom grado.
Claro que tem gente aqui com o discurso de “ah, agora que eu imigrei, eles podem fechar a imigração pra parar de trazer gente de terceiro mundo prum país de primeiro mundo” como eu disse no começo. Tem disso aqui também, mas ninguém sai expondo esse tipo de coisa porque é feio. Porém, quem tem esse pensamento no Canadá, provavelmente já tinha pensamentos e atitudes como essas no Brasil também.
Outra coisa que tira do sério qualquer um que se dispôe a ajudar é gente que quer tudo mastigado. O povo vem no teu inbox, não te dá bom dia e fala “Quais as cidades que tem mercado pra mim no Canadá? Qual o visto eu tenho que tirar? Ah, diz aí, não quero pesquisar”. E isso é uma baita falta de respeito com quem ficou dias, semanas, meses, anos pesquisando e estudando os processos para vir par ao Canadá. Mais uma coisa que chateia um grande número de brasileiros que veio aqui pro Canadá com todo esse esforço é pergunta cretina do tipo “quero trabalhar no Canadá ilegalmente, como faço?”. Certeza que se você fizer esse tipo de pergunta, o povo vai te linchar porque um número enorme de pessoas pesquisou durante anos e guardou dinheiro durante anos, aprimorou o seu idioma e o seu curriculo durante anos pra chegar aqui e você querer dar jeitinho para vir.
Inclusive, acho que vale a pena assistir o vídeo que o Cidadão do Mundo fez a respeito de trabalho ilegal: https://www.youtube.com/watch?v=CnGh_y0v-6E&t=0s
Eu estaria mentindo se eu dissesse que nunca fiz pergunta cretina pra ninguém. Especialmente no começo. Não esse tipo de pergunta acima, mas outras perguntas bobas, mas eu sempre pesquisei muito também. E o sucesso para vir para o Canadá é e sempre será PESQUISAR.
“Mas Kitty, eu não sei onde pesquisar”. Simples: Google.
“Mas eu não estou familiarizado com o Google e pesquisa, sou uma pessoa muito humilde, não tenho instrução”. Não tem problema, te ensino a usar o google.
“Mas eu não achei nada no google”. Então pode deixar que no próximo vídeo dessa semana, eu vou te ensinar a procurar sobre mercado de trabalho aqui no Canadá.
Então saiba: se você tem real interesse em se esforçar pra vir pro Canadá, em aprender, em tentar, em passar por todos os processos longos e complicados que são necessários para vir para cá, saiba que SEMPRE haverá brasileiros que vão enxergar o seu esforço e se dispor a te ajudar. Mas tudo tem limite. Você tem que fazer a sua parte antes de achar que nós temos que fazer a sua parte por você. Senão, meu amigo, as pessoas vão se cansar e começar a ter a atitude que eu tive no começo do post.
Uma hora cansa e ningém é obrigado.