Meu amigo Mario que mora aqui há anos e já é cidadão canadense me ajudou a fazer esse post para vocês, afinal muitas coisas podem ser difíceis de encarar quando decidimos vir para o Canadá saindo do Brasil. Hoje eu vou listar 5 delas.
Se você é preconceituoso, homofóbico, acha que todo muçulmano é terrorista e acha que a única religião certa no mundo é a sua.
Aqui no Canadá eles levam muito a sério as atitudes preconceituosas. Muito a sério mesmo. Eu não preciso entrar em detalhes, pois acho que vocês já ouviram falar isso várias vezes não só vindo de mim, mas de outros youtubers, bloggers e pessoas que moram no Canadá. Mas uma coisa que talvez não tenham exposto é que para algumas pessoas é emocionalmente desgastante estar aqui e ter que aceitar comportamentos, culturas e práticas de outros imigrantes e até os locais. Ter que aceitar que seus filhos vão estudar com crianças/jovens muçulmanas ou homossexuais e não há nada que você possa fazer a respeito disso. Você não precisa gostar de outras culturas, religiões ou homossexuais, mas pode ser algo que te incomode muito.
Se o seu ideal de lugar perfeito é quente o ano inteiro.
Eu não acredito que sejamos obrigados a gostar de frio para vir para o Canadá. Pode ser bem difícil viver no frio e até mesmo canadenses muitas vezes não entendem por que saimos de um país quente para vir morar aqui. Acredito que muitos deles, se tivessem a oportunidade de morar em um local com um clima melhor, abraçariam essa oportunidade. No entanto, viver no frio não pode ser algo impensável ou insuportável para você. Muitos aspectos acabam compensando o frio, ainda mais porque normalmente só sentimos frio na rua. Mas várias coisas acompanham o frio e o inverno como a neve, gelo, pele seca, escorregões no meio da rua ou aqui pro lado de British Columbia, a chuva que não cessa.
Se você é dependente de outros e quer continuar assim.
Muitos imigrantes saem de uma vida confortável e com mordomias no Brasil e ao chegar aqui se deparam com uma realidade onde vão ter consertar as próprias coisas, fazer a própria comida, lavar a própria privada, cuidar dos próprios filhos, arrumar a própria bagunça. Acredito que isso seja um pouco mais difícil para pessoas mais velhas e que a vida toda pagaram para que outras pessoas fizessem esse serviço para eles. Óbvio que existe gente que sempre fez tudo isso sozinho e vai tirar de letra morar aqui no Canadá. Mas essa não é a realidade de todo mundo que quer vir para o Canadá ou chega até aqui.
Aqui no Canadá, os serviços que nós pagávamos (ou explorávamos) outras pessoas para fazer são caros e por isso muitas vezes os próprios canadenses sabem fazer de tudo um pouco. Uma coisa bem clássica pra citar como exemplo também é montar os próprios móveis. Todos os móveis que eu sempre comprei no Brasil, a pessoa que trazia até a minha casa já montava. Aqui quem monta tudo é você.
Se você não está disposto a se mesclar a cultura canadense
Isso é muito importante, na minha opinião. Há locais aqui no Canadá com poucos canadenses comparados com outros. Eu sempre quis muito conseguir me inserir na comunidade canadense e me mesclar à cultura deles, mas como canadenses são peças raras aqui, isso foi bem difícil. Porém, o “ar canadense”continua pairando sobre nossas cabeças e temos que nos adaptar ao local para que tudo flua. Se a sua ideia é viver dentro de uma bolha de brasileiros, falando em português, comendo apenas comidas brasileiras, vivendo a mesma vida que vivia no Brasil, mas no Canadá, você de fato nunca vai imigrar. Você vai ser apenas alguém que se mudou para cá, como diz o meu amigo Gianni.
Se você é homem machista
Isso é sério. Eu tenho ouvido cada vez mais de homens brasileiros que nem se consideram machistas que o Canadá é de um feminismo exagerado. As atitudes que as mulheres têm, que aqui tudo é assédio. Eu confesso que algumas coisas me deixam um pouco surpresa aqui. Dentro de um consultório aqui (mudando totalmente de ambiente), se você der um olhar um pouco abaixo do pescoço para uma mulher, ela pode alegar assédio. Alguns homens, já sabendo que aqui eles realmente correm riscos se mantiverem comportamentos como os que têm no Brasil, já me perguntam o que pode ou não pode fazer até mesmo dentro de balada. Um rapaz me falou que um cara disse para ele que se você levar uma garota para jantar e quiser pagar a conta, ela pode surtar e ficar com raiva do cara e chamar de machista.
Se vocês não viram o vídeo que eu fiz com o Adam sobre como os canadenses são na conquista, talvez tenham ali um pouco de informação sobre o que eu tô falando aqui.
Já me disseram que na província do Quebec, o feminismo é bem mais forte do que em outras províncias. Eu nunca estive lá, não saberia dizer.