Mito 1 – O Canadá quer brasileiros
A gente já começa pelo mais clássico de todos. Alguém resolveu ter a ideia brilhante de fazer esse desserviço para as pessoas que trabalham ajudando pessoas a virem para o Canadá e publicou uma matéria dizendo que o Canadá queria brasileiros. Gente, brasileiros não têm diferencial algum como profissionais que faça com que as empresas canadenses queiram brasileiros. Sim, profissionais brasileiros podem ser muito bons e se viram nos 30 pra resolver tudo, são trabalhadores, mas dizer que o Canadá quer brasileiros é mentira. Eles querem imigrantes qualificados, com nível alto do idioma e de preferência que já estejam no Canadá com algum visto de trabalho ou residência permanente.
Mito 2 – É fácil imigrar para o Canadá
O Canadá dá muitas oportunidades para a imigração com seus pra lá de 50 programas diferentes de imigração, mas isso não significa que seja fácil. Vamos pegar o processo do Express Entry, por exemplo, que exige de você um nível alto de idioma, dinheiro (Sim, você precisa comprovar dinheiro para vir para cá imigrado), qualificação profissional e ás vezes se você não tem essa pontuação toda, é preciso vir para o Canadá trabalhar e estudar para se encaixar no processo deles. Ou seja, não é nem fácil, nem barato e muito menos rápido. Então valorizem o profissional que está te auxiliando no processo.
Mito 3 – Não é mais necessário visto para vir para o Canadá
Essa também é clássica e ouso dizer que todo dia alguém me vem com essa pergunta. Se você quer vir como turista para o Canadá, a partir de determinada data, acho que maio, você poderá apenas solicitar uma autorização eletrônica de viagem para entrar no Canadá por avião SE você já tiver tido um visto canadense nos últimos 10 anos OU se tiver um visto americano válido. Para imigrar, morar, estudar, trabalhar ainda será necessário ter o visto condizente com as suas intenções e se você não tiver tido nenhum dos vistos citados acima, terá que tirar o visto de turismo. E vale lembrar que não se pode trabalhar com visto de turismo aqui.
Mito 4 – Canadense é loiro, alto dos olhos azuis
Claro que existem canadenses loiros, altos e de olhos azuis, afinal, o Canadá é um país enorme e foi colonizado por europeus. No entanto, a população hoje em dia é muito misturada e não é possível dizer que todo canadense é loiro alto dos olhos azuis. Eu conheço um montão de canadenses de olhos puxados, inclusive.
Mito 5 – Ficar ilegal no Canadá é igual a ficar ilegal nos EUA
Pelo que parece, existem youtubers nos EUA que estão ilegalmente ou incentivam o povo a ficar ilegalmente nos EUA (não sei se peguei o bonde andando e quis subir na janelinha), mas aqui não rola mesmo de fazer o mesmo. Não dos youtubers fazerem isso, mas das pessoas fazerem isso e acharem que vão ter a vida boa que têm nos EUA. Aqui os ilegais não tem direito A NADA. Saúde, escola, nada nada nada.
Mito 6 – Canada é igual aos EUA, mas com a imigração aberta.
Como eu já falei no tópico anterior, existem sim diferenças entre EUA e Canadá. Meu pai já mencionou algumas delas num vídeo que ele fez comigo aqui no canal porque ele é mega puxa-saco dos EUA. A vida é diferente, a tolerância e convivência com imigrantes pode ser diferente dependendo de onde você more, as oportunidades para os imigrantes, o convívio com os nativos… Tem tanta coisa que é diferente… Eu tenho um amigo canadense aqui que não gosta de ir aos EUA pra começar porque quando ele cruza a borda para os EUA, ele é tratado como terrorista (porque tem um sobrenome africano) e acha as pessoas lá muito mal educadas.
Mito 7 – Os canadenses amam a política de imigração canadense e os imigrantes e não existe preconceito.
Já fiz um vídeo aqui no canal mostrando que não funciona bem assim. A grande maioria da população canadense vai sim te tratar com respeito e educação, mas isso não significa que eles gostem de imigrantes ou da abertura à imigração que o Canadá tem e tampouco que não haja preconceito. Uma amiga minha de Alberta me narrou que ela já ouviu de canadenses que eles são racistas com os First Nations, que são todos bêbados, drogados e um tanto de outras coisas. Eu nunca perguntei aos meus colegas aqui o que eles pensam sobre o assunto para dizer que é algo possível aqui também.
Mito 8 – As pessoas são todas educadíssimas e tudo o que se ouve na rua é sorry.
Sim, a população canadense é muito educada e eu chego a ficar supresa as vezes com a educação deles, mas não é tudo isso que se fala não. Que eles trocam as vírgulas por sorry, que tá todo mundo abrindo porta pra você e essas coisas. Sim, a população é educada, mas nada em exagero, ainda mais quando estamos em locais onde há muitos imigrantes que não tiveram a mesma educação canadense a vida toda, né?
Mito 9 – É frio o ano inteiro.
Eu posso dizer isso sobre Vancouver (porque, vamos combinar, o calor aqui é um punzinho que dura 5 dias e o resto do tempo faz 14-16 graus), mas certamente não sobre o resto do Canadá. Com temperaturas pra lá dos 40 graus, um calor sufocante durante o verão. Tirando aqui a região em que eu moro, acho que todas as temperaturas devem ser bem extremas tanto no inverno quanto no verão. Então, sim, se você for para o lado leste do Canadá no verão, você vai sofrer com o calor.
Mito 10 – No Canadá as pessoas são muito frias.
Para quem está acostumado com o jeito brasileiro, os canadenses podem parecer frios sim. Eles demoram para te chamar de amigo, comparado com os brasileiros, mas quando são amigos, são amigos de verdade, vão sair pra passear com você, vão ser amigos com quem você vai poder contar sempre.
Mito 11 – Teremos educação e saúde gratuita no Canadá.
Vamos com calma. Você vem com que visto? Você vem para qual província? Para a questão da educação, não adianta vir com visto de turismo achando que seu filho estudará de graça, pois não vai. Se você veio para fazer um diploma em instituição privada, também vai ter que pagar a escola do seu filho. O School Board aqui da minha cidade é bem enfático com relação a isso. No caso de você estar falando sobre educação pós-secundária, mesmo com o nome público, ela é paga para todos. Pode ser bem mais barata do que para um estudante internacional, mas continua sendo paga. Com relação a saúde, também vai depender do seu status no Canadá e da província em que você pretende morar. Tanto os residentes temporários quanto os cidadãos canadenses pagam pela saúde pública na província de British Columbia, por exemplo. É um valor extra, não está incluída nos impostos normais.