100 MIL REAIS NÃO É MAIS O SUFICIENTE
Se você se assustou quando falei dos 100 mil reais, então eu tenho uma péssima notícia: O dólar subiu e 100 mil reais não são mais o suficiente para vir para o Canadá como estudante. Pode ser que no passado, vindo direto como residente permanente, especialmente para a província de Quebec, você precisasse apenas de 10 mil dólares no bolso e a passagem aérea pra chegar aqui. Hoje em dia não funciona mais desta forma.
Planilha de Custos Estimados
Eu e mais um monte de outros criadores de conteúdo fizemos vídeos sobre os custos de vir para cá depois de eu ter comentado sobre os 100 mil reais. Cada um com a sua perspectiva, porque nada é receita de bolo e cada família vai ter um perfil diferente. Mas, de uma maneira geral existem valores nos quais precisamos mirar para ter uma imigração de sucesso ou um processo de visto de sucesso. Inclusive eu fiz uma live com pessoas de vários perfis diferentes e de várias cidades do Canadá diferentes que ajudaram vocês a montar uma tabela de custo de vida para vocês terem uma programação financeira mais adequada para o planejamento de imigração. Vocês podem acessar esta planilha aqui. Essa tabela inclui tudo o que vocês vão precisar gastar e ter tanto no pré-Canadá quanto no pós-Canadá e é uma tabela que vale ouro.
Agora vamos ao que interessa
Valores atualizados para você que ainda está pensando em vir aqui para o Canadá. E eu não vou colocar nesta conta os valores que você REALMENTE vai precisar para viver aqui no Canadá. Vou falar valores que incluem os gastos médios com os processos + os valores a serem comprovados para o processo dependendo do tamanho da sua família e do seu objetivo final. Serão recomendações de valores para evitar que por conta da variação do dólar ou necessidade de extensão de visto ou qualquer coisa desse tipo.
Não se assustem com os valores, até porque muitas vezes não gastamos todo esse dinheiro já que grande parte dele é para comprovação apenas e a parte que gastamos às vezes é gasta de pouquinho em pouquinho então não sentimos qual foi todo o gasto exceto se colocarmos na ponta do lápis.
Xô Negatividade!
Lembrando também que ninguém está querendo jogar areia no seu plano. O meu objetivo com o canal e com as mídias sociais e até mesmo com o trabalho com imigração é ajudar você a se planejar e conseguir a sua residência permanente sem precisar passar apertos ou perrengues uma vez que você chegue aqui no Canadá. Se eu quisesse jogar areia no plano de alguém, não usaria o meu tempo pra trazer conteúdo e informações para vocês. Fica a dica.
Complementando…
E só para complementar, estamos falando de vir para o Canadá por vias legais e trabalhando legalmente também. Também não estou considerando a possibilidade dos aplicantes estarem vindo para um programa de pathway, ou seja, estudo do idioma, antes de começar os estudos aqui. Até porque o valor do pathway vai estar relacionado ao tempo que você vai cursar e os gastos podem ser altíssimos dependendo do tamanho da família, pois ninguém pode trabalhar enquanto o aplicante principal for estudante de idiomas. Coloquem isso na calculadora caso seja o plano de vocês.
Os cálculos
Para os cálculos de hoje, vou usar o dólar canadense como 3,10 que é uma média entre o dólar turismo e comercial agora no mês de maio. Mais uma vez, estou usando este valor para compensar uma possível subida do dólar enquanto o seu processo estiver rolando para que você não se prejudique de forma alguma durante o processo.
SOLTEIROS
Pelo Express Entry: A recomendação é que se tenha pelo menos uns 55 mil reais antes de iniciar o processo. Esse valor vai englobar gastos consulares, traduções juramentadas, gastos com uma possível consultoria de imigração, dentre outros, somado ao valor necessário a ser comprovado para o seu processo.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
Só de comprovação financeira para o Express Entry, é necessário comprovar um mínimo de 40 mil reais em média já que em CAD fica em 12,670 CAD.
Para um programa de estudos de 2 anos: Precisamos considerar que se o seu planejamento de imigração for para um programa de 2 anos ou até mesmo 2 programas de 1 ano, um seguido do outro para tentar um PGWP de 3 anos, você vai ter que arcar com todos estes custos sozinho trabalhando part-time a maior parte do ano já que você só pode trabalhar full-time nos regularly scheduled breaks. É muito difícil pagar o segundo ano do College e mais o custo de vida sendo estudante. Sendo assim, a recomendação para os solteiros que vêm estudar aqui no Canadá da forma mencionada acima é que estes tenham todo o valor dos dois anos de curso + o valor do primeiro ano de vida, fora o valor de todos os gastos que este solteiro vai ter para chegar até aqui. A comprovação de fundos para um College de 2 anos fica em torno de 30-36 mil dólares canadenses mais os 10 mil dólares de custo de vida, podendo chegar aí então a um total de 46 mil dólares, isso sem contar os custos pré-processo. 46 mil dólares hoje está em mais de 140 mil reais. Eu arredondaria então para 150 mil reais.
Antes de dizer que o valor é muito alto, entenda que estamos pensando no valor seguro para se ter para que ninguém fique tentado a fazer nada ilegal como o indiano que vai ser deportado por ter trabalhado mais horas do que o permitido, como foi publicado em todo canto essa semana na internet.
CASAL SEM FILHOS
Pelo Express Entry: Mantenho mais ou menos o mesmo valor deste post a nível de gastos no Brasil e comprovação financeira que eu falei no vídeo dos 100 mil reais. Lembrando que naquela conta eu coloquei o valor também de ter um consultor de imigração, que é pago em CAD e como o CAD subiu, o valor também vai subir um pouco. Hoje julgo que um valor seguro para se ter considerando a variação cambial é em torno de uns 75-80 mil reais para um casal. Só a comprovação para o Express Entry ficaria em algo como 48-50 mil reais. Somado a isso, todos os gastos com traduções, burocracias, consultorias e por aí vai.
Para um programa de estudos de 2 anos: Neste caso teremos uma pessoa para trabalhar full-time e uma para trabalhar part-time ou nem sequer trabalhar porque o College pode ser bem pesado e, por questões pessoais, o estudante pode optar por não trabalhar. O CAD, na época em que eu vim, estava mais ou menos na mesma média de hoje então vou dizer que os gastos podem girar em torno de uns 20-30 mil reais para chegar até aqui, sem o valor da comprovação do visto. Nos meus gastos eu incluí tudo mesmo. Passagem, casamento, procurações, traduções, equivalências, vistos, etc. Tudo isso pensando numa imigração futura. O valor a ser comprovado neste caso seria o valor do primeiro ano do curso mais o valor do primeiro ano do College, que nós já sabemos que é um valor muito inferior ao valor que realmente vamos precisar para viver aqui no Canadá. Vou arredondar para 30 mil dólares. 30 mil dólares hoje ficaria em torno de 93 mil reais só para a comprovação mínima de 1 ano. Fora o valor dos gastos para se chegar até o processo de visto. A recomendação: entre 120-130 mil reais para começar a pensar em vir para o Canadá para um programa de estudos em casal. Melhor seria se você tivesse os dois anos de curso mais o ano de custo de vida, totalizando 46 mil dólares. Isso aí já vai dar mais de 142 mil reais o que eu sei que é inviável para muitos de vocês. Arredondo também para 150 mil reais.
Mais uma vez, é um valor SEGURO para evitar negativas de visto e para que vocês tenham certo conforto durante a estadia no Canadá.
CASAL COM 2 FILHOS
Pelo Express Entry: Uma família de 4 precisa comprovar um mínimo de mais ou menos 23,500 CAD, que com a cotação atual ficaria em torno de 73 mil reais só para comprovar para o Express Entry. Enxergo que um casal com filhos irá se precaver financeiramente muito mais do que um casal sem filhos e do que uma pessoa solteira vindo para cá, pois vir com crianças pode ser sempre uma surpresa. Sendo assim, sem contar com todos os gastos envolvidos no processo como as taxas consulares, traduções, etc, como já mencionado anteriormente, acredito que uma família com 2 filhos deva ter pelo menos 130 mil reais antes de começar os planos para imigrar pelo Express Entry.
Para um programa de estudos de 2 anos: Apenas de comprovação financeira teremos que calcular fundos para 4 pessoas, no caso 20 mil dólares canadenses + o primeiro ano do College que vai girar em torno de 16 mil CAD. 36 mil CAD de comprovação mínima vai ficar em torno de 112 mil reais. Preciso dizer que os custos para trazer uma família de 4 pessoas são altos? E que é possível que você continue trazendo dinheiro do Brasil para bancar o custo de vida aqui para uma família de 4? Não, né? Arredondo então um valor interessante para comprovação em família para evitar perrengues como 2 anos de College + 1 ano de custo de vida, somando 52 mil dólares fora todos os gastos com vistos e por aí vai que eu já citei várias vezes. Minha recomendação? Pelo menos 180 mil reais para começar a pensar em vir para o Canadá com segurança para a sua família.
Esses valores são regras? NÃO. São apenas recomendações para o sucesso da sua aplicação, considerando nossa prática com vistos, imigração e planejamento para vir para o Canadá. Se você conseguiu juntar menos e está se virando bem no Canadá, eu tiro o chapéu para você e torço pelo seu sucesso!
2 comments
Ei, Kitty! =)
Não encontrei o link para a planilha no texto. =/
Também não encontrei a planilha