No post que eu fiz sobre a difícil decisão de voltar para o Brasil, muita gente ficou assustada quando eu disse que para começar a “brincar” de vir para o Canadá, tinha que ter pelo menos 100 mil reais.
Eu confesso que esqueci de dizer que isso se aplicava para quem vinha com visto de estudos e com intenção de imigrar e não qualquer pessoa vindo fazer qualquer coisa.
No entanto, depois de pensar muito sobre isso, eu percebi que talvez esse valor se enquadre nos dois casos. Tanto pra quem quer imigrar direto quanto para quem quer vir estudar. Sim, para imigrar talvez 100 mil seja exagerado, uns 70 mil já dê conta do MÍNIMO.
Mas primeiro, deixem-me falar sobre quem vem estudar: No caso, vou falar sobre mim porque cada caso é um caso, mas eu posso me usar como um exemplo que talvez vocês se identifiquem e os valores que vou citar se apliquem a vocês também.
QUEM VEM ESTUDAR:
Quem me conhece sabe que antes de botar o pé no Canadá, eu e meu marido gastamos 37 mil reais.
Esses 37 mil reais só contaram um pedaço do meu college (que eu consegui desconto) e não contou o dinheiro que precisamos comprovar para o consulado canadense para a obtenção do visto.
Ou seja, depois que eu cheguei aqui no Canadá, tive que pagar mais 6 mil dólares (do college com desconto) e ainda tivemos que comprovar 15 mil dólares para o visto. Ou seja, 37 mil reais + 21 mil dólares. Na época, o dólar estava 3 reais. 37 mil + 63 mil reais = 100 mil reais. Esse é o processo de um casal que precisa pagar um tanto de coisa pra vir aqui para o Canadá estudar, ok? Com tudo, desde traduções juramentadas.
Ou seja, 37 mil reais não inclui o dinheiro que eu precisava comprovar para o consulado canadense. Eu precisava comprovar 15k CAD por sermos um casal + o resto do meu college, já que eu já tinha pago um semestre (repito, com desconto).
Link com o valor necessário para comprovar para o visto de estudos: http://www.cic.gc.ca/english/study/study-how-documents.asp
QUEM VEM DIRETO PELO EXPRESS ENTRY
Agora vamos falar sobre quem quer vir para o Canadá já com o PR e vai fazer de tudo para não vir estudando. Ou seja, vai estudar pra burro o idioma, vai se qualificar, vai ter que usar todos os documentos que conseguir para aplicar pro Express Entry, coisa que eu e o Thiago NÃO FIZEMOS. Eu não traduzi todos os meus documentos, eu não peguei todas as minhas cartas de comprovação de experiência, eu não enviei os meus documentos para o WES. Mas vamos fingir agora que eu fiz tudo isso, ok? E vamos falar sobre todo so valores baseados em hoje, 2017. Ou seja, dólar mais ou menos a 2,50.
COMPROVAÇÃO DE FUNDOS PARA IMIGRAÇÃO
Primeiro de tudo é o dinheiro que obrigatoriamente um casal precisa apresentar para a imigração que são em torno de 15,300 mil dólares canadenses = 40 mil reais. Todos nós sabemos que esse é um valor ridiculamente baixo para se comprovar para morar no Canadá para um recém chegado que vai precisar comprar um monte de coisa assim que chegar. Especialmente se chegar no inverno, né? Aí lá vai aquela saga de comprar 300 mil roupas pra aguentar -20.
Link com a comprovação de fundos para o Express Entry: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/funds.asp
TRADUÇÃO JURAMENTADA DOS DOCUMENTOS
A segunda coisa são as traduções. E com tradução a gente gasta muito. No meu caso eu teria que traduzir 4 diplomas, 4 históricos escolares, certidão de casamento, 2 certidões de nascimento, cartas de comprovação de experiência de trabalho, certidão de antecedentes criminais. No baixo, essas traduções todas vão custar uns 2 mil reais.
O Kitty no Canadá tem parceria com duas empresas de tradução juramentada, sendo uma no Brasil e outra no Canadá. A Litero (canada@litero.com.br) no Brasil e a Docsbase (order@docsbase.ca) no Canadá. Lembrando que para obter os descontos da Docsbase, você precisa mencionar o promocode Kitty no Canadá.
PROVAS DE INGLÊS E CURSO PREPARATÓRIO
Agora outra coisa importante são as provas de inglês. Supondo que você seja uma pessoa normal, sem inglês pica das galáxias e que precise ou fazer a prova 2x porque não atingiu a pontuação necessária da primeira vez ou precisou de um curso preparatório para o IELTS ou comprou material para estudar, o que quer que seja, você vai gastar pelo menos 2x o valor da prova para as duas pessoas. Ou seja, 800x 4 = 3200 reais. Ah, Kitty, não preciso disso, tiramos nota boa no IELTS de primeira. Ok, então faça só vezes 2. O meu marido está indo fazer a prova de inglês pela quinta vez. E ele está no segundo ano dele morando aqui no Canadá. Então eu tô realmente cotando baixo que você só vai precisar dessa grana aí.
EQUIVALÊNCIA DOS DIPLOMAS
Bom, você precisa fazer a equivalência dos seus diplomas, certo? Então mais 550 CAD pelos diplomas do casal pela IQAS (esse valor é a equivalência + taxas + o correio pra eles mandarem de volta). Eu confesso que não sei se cada diploma custa 275 CAD, já me disseram que cada pessoa paga 275 CAD, independentemente de quantos diplomas sejam. Eu tenho 3 diplomas, então eu tô colocando como só 275 CAD. 550 CAD = 1375 reais.
CORREIO
O correio pra enviar tudo isso (porque nós sabemos que não são todas as instituições que mandam tudo, então você vai ter que gastar uma grana com correio)sairia em torno de uns 250 reais. O nosso deu mais ou menos isso pra fazer as equivalências de diplomas. Mas eu enviei um diploma só, não os 3.
CASAMENTO
Agora antes de aplicarmos para a residência permanente, se eu e o Thiago não tivéssemos vindo para cá antes, teríamos que ter nos casado como eu sei que muitas pessoas fazem antes de vir para cá e apenas para vir para cá. O nosso casamento 2 anos atrás dos 762. Sim, nós nos casamos pra conseguirmos vir para cá.
CONSULTORIA DE IMIGRAÇÃO
Agora que conseguimos a nota do IELTS e temos as equivalências e traduções, podemos finalmente aplicar para o processo de imigração. Mas pera: você vai fazer sozinho? Se sim, ok. Se não, separe uns 3 mil dólares para pagar o seu consultor de imigração. Mas do que isso, não acho que valha a pena. 3,000 CAD = 7,500 reais.
PROCESSO DE IMIGRAÇÃO
O Express Entry para o casal são 2080 CAD. Ou seja 5,200 reais. Não vai fazer o Express Entry? Ok, verifique quanto vai gastar.
CONSULTA E EXAMES MÉDICOS
Agora precisamos fazer os exames médicos. Esse valor varia muito de estado para estado e de local para local que você vai fazer os seus exames. Mas no caso cada consulta com o médico do consulado foi 350 (700 para os dois), e os exames de sangue e do tórax foram 340 para cada (680). Tudo ficou num total de 1380 reais.
PROCURAÇÕES
Legal, agora você vai precisar fazer procurações para a sua família aqui no Brasil. No Rio a procuração está 410 reais. Para nós dois, 820 reais.
PASSAGENS AÉREAS
Conseguimos a nossa residência permanente, oba! Agora precisamos comprar as passagens. Valor de passagem varia muito. De 2 mil a 5 mil. Como vamos ter tempo para pesquisar, vou deixar o valor de cada passagem a 2,500. Para 2 passagens, 5 mil reais.
ESTADIA ANTES DE ENCONTRAR UM APARTAMENTO
Bom, vamos chegar em Vancouver e vamos ficar em algum lugar ou vamos contratar o serviço de alguém para encontrar um apartamento para a gente. No barato, se contratarmos um serviço como o da Bed4Student (canada@bed4student.com), vai ficar uns 500 dólares. No caro, se pagarmos um Airbnb pra procuramos sozinhos, vai ficar algo em torno de uns 700 a 1000 CAD. Vou colocar como se fôssemos pagar de estadia 750 CAD só pra não tender sempre pro mais caro. 1875 reais só até encontrarmos o nosso apartamento.
SEGURO SAÚDE POR 3 MESES
Calma, calma. Agora precisamos fazer um seguro saúde porque aqui em BC você só começa a ter direito ao MSP quase 3 meses depois de chegar no Canadá. Para estudante e cônjuge é mais barato. Mas e para quem vem morar mesmo? Bom, cotando pela ingle international por 3 meses o seguro saúde (peguei o de 100 mil dólares porque o de 50 mil não deve ter direito a quase nada e vai que acontece alguma coisa bizarra) ficou por 900 CAD os dois. 2,250 reais.
Somando tudo o que gastamos até agora, sem nem pisar no Canadá já deu 70,237 reais.
Agora vamos lá: Quando eu cheguei aqui no Canadá em 2 meses foram 10 mil dólares. Mas isso porque eu tive que pagar um tanto de coisa que vocês não fazem nem ideia. Não foi só porque no AIRBNB que ficamos era tão sujo que eu tinha nojo de comer em casa. Era roupa, foi material de trabalho, foi a licença pra trabalhar aqui no Canadá, foi o computador pro Thiago trabalhar, os celulares. Várias e várias e várias coisas. A gente não tem noção do quanto gasta com o tanto de taxa e de coisa que tem que providenciar assim que chega. E não teve jeito, tivemos que trazer mais dinheiro do Brasil. No caso, dessa conta toda, só sobrariam 5 mil dólares.
Uma coisa que eu não posso dizer que é regra, mas que eu tenho certa esperança de que seja assim para as pessoas que imigram direto é que em até 3 meses elas consigam um emprego legal. Não um emprego que pague o mínimo porque alguém que tem uma alta qualificação e um alto inglês tem muito mais chances de conseguir um emprego que não pague o mínimo, especialmente se for de TI. Mas e se ambos do casal são advogados ou médicos ou de alguma profissão regulamentada? E se ambos do casal têm uma vida confortável no Brasil e não quiserem abrir mão disso para morar passando sufoco no Canadá com apenas 5 mil dólares sobrando na poupança? Não sei.
Imigrar para o Canadá não é barato, gente. Todos os valores que eu dei são de estimativas, podem não fazer parte da sua realidade, mas certamente fariam e fizeram parte da minha. Eu não sou rica, meu marido não é rico. Nós dois somos como muitos de vocês, passamos pelos mesmos perrengues que vocês irão passar. Ou eu posso sempre tentar dizer algo que evite que vocês passem os perrengues que passamos.
Comentários
5 comments
Esse R$ 100 mil é para casal? E para quem vem sozinho o custo cai pela metade?
Nao isto é o valor minimo para qualquer um.
Nossa. Já tô achando que é melhor ir com mestrado.
E para crianças você sabe o valor que seria para o visto?
Olá, e para crianças você saberia o valor do visto?