Hoje eu vou listar para vocês as perguntas que eu mais recebo sobre vir aqui para o Canadá com as suas devidas respostas!
1 – Como consigo um visto de trabalho para o Canadá?
Bom, gente, essa depende muito de uma série de fatores. Atualmente as pessoas têm escolhido vir com o visto de trabalho a partir do cônjuge estudando porque simplesmente não é possível aplicar para um visto de trabalho aqui para o Canadá de forma fácil. Outra forma de você conseguir um visto de trabalho é sendo super qualificado e conseguindo uma oferta oficial de emprego com um LMIA. O LMIA é concedido depois que a empresa conseguiu comprovar que não encontrou ninguém aqui no Canadá depois de meses procurando para preencher aquela vaga. Por isso que eu digo que a pessoa tem que ser super qualificada. Tem que ter algo a mais que o povo daqui não tem. As pessoas que eu conheço que receberam LMIA são todas da área de TI.
Você também pode conseguir um visto de trabalho através do programa True Canada da World Study, mas tem que se encaixar no perfil certinho pra receber o WHV. Não é pra qualquer um. E também não é barato
2 – Como eu sei se meus filhos terão direito a escola pública?
Os seus filhos terão direito a escola pública se você vier estudar em uma instituição pública (de college, universidade, etc. Porém, não para inglês). Ou se você vier com um visto de trabalho tipo esse do LMIA. Eu digo tipo esse porque quem faz doutorado, dependendo da instituição, também te dá visto de trabalho e com ele você pode matricular os filhos na escola.
3 – Quanto dinheiro tenho que ter para começar o plano Canadá?
Eu sempre recomendo que para quem vem estudar, que guarde pelo menos 100 mil reais. Seja solteiro ou casal. Eu fiz um outro post explicando exatamente esses 100 mil reais porque antes mesmo de pisar no Canadá, sem ter pago o meu college todo, sem ter pago muita coisa, inclusive, nós já tínhamos gastado 37 mil reais na época que viemos. Veja o post e entendam do que eu estou falando.
4 – Qual é a forma mais fácil de imigrar para o Canadá?
Essa resposta depende muito de quem é você, com o que você trabalha, qual a sua idade, o perfil da sua família… Porque, por exemplo: Digamos que você é um músico com muita experiência na área e tal. Têm processo que você se enquadra bem. Agora imagine que você é fazendeiro. Tem programa pra você. Imagine que você esteja já no Canadá e não tenha feito faculdade ou até fez, mas nunca trabalhou na área ou sempre trabalhou com o que o brasileiro chama de subemprego. Tem programa pra você. Eu acho que um pedaço do processo de BC permite que você trabalhe em qualquer entry level job pra aplicar e o processo de Manitoba também permite que você trabalhe, na verdade, em qualquer NOC por 6 meses full-time pra ser apto a imigrar. Bom, a verdade é que tudo vai depender do seu perfil. É por isso que eu sempre indico que as pessoas façam uma análise do perfil para descobrir em qual processo elas se enquadram e qual processo seria mais “fácil” para o caso daquela pessoa. Aqui no canal a gente sempre indica o trabalho da Renata Prates da Go North que, inclusive, dá descontos para os nossos inscritos nessa análise de perfil através do e-mail parceriakitty@gonorthsa.com Só mandar o e-mail que já vai ter o desconto na consultoria.
5 – Dá pra viver com quanto por mês no Canadá?
Depende de onde você vai morar, o tamanho da sua família, mas num geral arrisco dizer que para um casal dá para viver com um custo de vida entre 2 e 3 mil dólares aqui no Canadá. Mais do 3 mil dólares é conforto e college.
6 – A minha área tem mais demanda onde?
Bom, como eu não sei quem é você e de qualquer forma, mesmo que eu soubesse quem é você, eu não manjo nada de área nenhuma que não seja a minha aqui, deixo com vocês o link do vídeo que eu fiz sobre 5 sites nos quais vocês podem verificar as ofertas nas áreas de vocês e os salários também.
7 – Dá para trabalhar enquanto estudo num college?
Depende do seu college. Se você for para um co-op privado, aqueles cursos vocacionais, super mamão com açúcar que você só tem 4 horas de aula por dia, quando tem aula todo dia, não tem muito trabalho de casa e tal, dá, apesar de você só poder trabalhar 20 horas por semana. Agora, se você estuda num college público, cheio de assignments, cheio de dever de casa, artigo, trabalho etc, é muito difícil. Tenho um amigo que diz que se arrepende amargamente de ter começado a trabalhar enquanto fazia college público em Toronto porque ele estava pirando. Mas se não existe outra opção, como você vir solteiro ou você estar acompanhado de alguém que está ganhando apenas o salário mínimo, aí não existe a opção de não trabalhar. A não ser que vocês tenham guardado muito dinheiro!
8 – Consigo um emprego no Canadá estando no Brasil?
Conseguir um emprego sem ter sua permissão de trabalho ou sequer sem estar no Canadá é muito difícil. Se algumas pessoas já acham difícil conseguir emprego na própria área no Canadá com a permissão de trabalho e estando aqui, imagina longe e sem. Não digo que é impossível, mas eu acho que é muito muito difícil. Só um OBS: as pessoas que NORMALMENTE têm dificuldade de encontrar emprego aqui é porque não tem idioma o suficiente para conseguir trabalhar. Emprego tem aos montes.
9 – Qual é a melhor cidade para se morar no Canadá?
Uma coisa que eu aprendi aqui no Canadá é que existe lugar pra todo mundo. O exercício mais difícil de se fazer na hora de escolher a cidade que é melhor para você é ser honesto consigo mesmo quando você estiver fazendo uma procura de cidade. Obviamente o mercado de trabalho é importantíssimo, mas não é tudo. Por que eu falo sobre ser honesto com você? Porque você precisa se conhecer muito bem e entender o seu perfil. No momento que você entende o seu perfil, você precisa encontrar uma cidade que seja compatível com ele. Quando a gente gosta da cidade na qual a gente mora, problemas pequenos continuam pequenos. Quando a gente não gosta, os problemas pequenos se tornam enormes. Isso serve para qualquer coisa. Para a nossa profissão, para o nosso casamento… Para tudo. Não existe uma cidade melhor no Canadá para se morar, por mais que índices e pesquisas digam tal tal coisa sobre tal cidade. No caso, pesquisas apontam que Ottawa é a melhor cidade para se morar no Canadá. Tanto é que fiz um vídeo sobre isso com um casal de amigos meus de lá. Mas fora essa pesquisa, olhe para dentro, analise o seu perfil e pesquise uma cidade que seja parecida com quem você é e quais são os seus objetivos.
10 – Vale a pena morar no Canadá?
Bom, eu gostaria de dizer que sim, mas eu tenho que dizer depende. Eu não sei como era a sua vida no Brasil. Eu não sei se você e o seu cônjuge eram funcionários públicos formados em direito e tinham uma vida mega confortável no Brasil e vão ter que abrir mão de todo o conforto e carreira que tinham no Brasil pra vir pra cá começar do zero. Mas, pessoalmente, para mim, hoje vale muito a pena. Eu sinto falta da minha família, dos meus amigos, do meu cachorro, dos meus pacientes que ficaram no Brasil. Sinto falta da comida brasileira e do sol, mas o que a gente encontra aqui é uma tranquilidade inexplicável. Eu até brinco que o meu joelho parou de doer desde que eu vim pra cá porque eu parei de sentir o medo doido que eu sentia morando no Rio de Janeiro. Isso que eu falei só vai ser entendido por quem sabe algo sobre Medicina Chinesa. Mas sim, vale muito a pena pra tranquilizar o coração, para recomeçar, para ter qualidade de vida. A gente arruma uns cabelos brancos aqui porque fica preocupado sobre como vai conseguir imigrar, como vai conseguir se manter começando do zero e tal, mas poder andar na rua sem medo, ver o seu dinheiro não sendo jogado no lixo, ter a oportunidade de ter uma vida nova, não tem preço. Eu vou fazer um vídeo específico sobre esse tópico.
1 comment
otimo site