Quer imigrar para o Canadá?
O Canadá tem mais de 50 processos diferentes para você imigrar. Não são só os mais famosos na mídia, como o Express Entry. Então hoje eu vou citar alguns de amigos e conhecidos que eu tive a oportunidade de conversar no meio do caminho. Vale lembrar que eu não vou dar detalhes sobre os processos porque além de não saber, não sou consultora de imigração. Vou deixar links falando sobre os processos do próprio site do CIC, e vocês podem procurar.
Ou seja, você não precisa vir para o Canadá fazer 2 anos de college, pegar um PGWP, e todo or resto que 90% do povo faz para imigrar para cá se você se qualifica para tal.
1 – Spousal Sponsorship: Bom, o primeiro processo é casando com um canadense ou residente permanente. Esse processo pode ser longo e talvez vocês precisem comprovar um tanto de informação para provar que a união de vocês é real. Fora que o canadense tem que comprovar uma renda mínima pra poder te sponsorar.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/sponsor/spouse.asp
2 – Self Employed: Para esse processo, que é bem mais subjetivo do que os outros, você precisa ter uma experiência relevante em áreas artísticas, culturais, esportivas e eu acho que até em eventos. Quem tem experiência cuidando de fazendas também pode se enquadrar nesse processo. Quando eu li esse “self employed” pensei que qualquer profissional autônomo poderia participar dele, mas não é bem assim!
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/business/self-employed/apply-who.asp
3 – Live in Caregiver: Aqui no Canadá não existe Au Pair para brasileiros, então as duas pessoas que eu conheço aqui de Vancouver que quiseram vir como Au Pair, conseguiram vir como Live in Caregiver. Pelo que parece, elas cuidam de crianças aqui, recebem um salário e depois de 2 anos de trabalho aqui, podem aplicar para a imigração. No caso, acho que para esse programa, você pode vir cuidar de pessoas com necessidades especiais, não só crianças.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/caregivers/
4 – Processo do Quebec: Acredito que recentemente tenha ocorrido algumas mudanças no processo do Quebec. Apareceu um nome novo “Mon Projet Quebec” e você não necessariamente precisa saber falar francês para imigrar para o Quebec. Eu confesso que não sei se o processo mudou de nome ou se agora são dois processos (me corrijam se eu estiver errada, por favor). No entanto, o Quebec tem aí o seu processo a parte, como outras províncias do Canadá. É o mais famoso, acho.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/quebec/index.asp
5 – Start-up Visa: Se trata de um programa para quem é empreendedor e tem a intenção de abrir alguma empresa aqui para gerar mais empregos aqui no Canadá. Esse eu confesso que não conheço ninguém que tenha vindo, mas tá aí uma boa ideia.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/business/start-up/index.asp
6 – Investidor: Dizem que o povo mais rico do Canadá veio por esse processo. Então acho que pra vir como investidor, tem que ter bastante grana para querer investir aqui.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/business/iivc/index.asp
7 – Processos de nomeação provincial: Como eu falei antes sobre o Quebec, as outras províncias também tem os seus processos provinciais. O processo de Manitoba também é muito comentado por precisar de apenas 6 meses trabalhando fulltime em qualquer NOC para que você se torne elegível para aplicar, ao contrário de outras províncias, que precisam ter NOCS específicos. Nós fizemos até um vídeo com a Marina, da Portal Canadá sobre o processo de British Columbia (https://www.youtube.com/watch?v=TZOlN4HgkDg), então quem tiver interesse, pode assistir também. Os processos provinciais podem ser aplicados dentro ou fora do Express Entry.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/provincial/index.asp
8 – Canadian Experience Class (EE): Esse provavelmente é o mais famoso de todos, é o que grande parte dos casais tem feito. Todos os meus amigos mais próximos imigraram ou querem imigrar dessa maneira e é como eu vim para cá com o Thiago. Vir para cá estudando e trabalhando, não implica necessariamente que você vá aplicar para a imigração pelo Canadian Experience Class, pois você pode optar por aplicar por outro programa uma vez que esteja aqui, né? No caso, para aplicar pelo CEC, você precisa ter experiência de no mínimo um ano trabalhando aqui no Canadá nos NOCS 0, A ou B, com o visto correto e ter a proficiência mínima do idioma. É o que diferencia ele do Federal Skilled Worker do Express Entry que eu vou falar em seguida.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/cec/apply-who.asp
9 – Federal Skilled Worker (EE): Eu até conheço gente que imigrou por esse programa, mas a pessoa era super mega qualificada. Do tipo, inglês maravilhoso, mestrado no mínimo, sei lá quantos anos de experiência de trabalho no Brasil, menos de 30 anos de idade.. Dizem que ele é impossível, mas não acho, não. Só é difícil você ter tudo maravilhoso antes dos 30.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/immigrate/skilled/index.asp
Eu não vou falar sobre o Federal Skilled Trades, outra modalidade dentro do Express Entry, porque nunca nem ouvi falar de ninguém que veio desse jeito.
10 – Refúgio e asilo: Confesso que quem me pergunta mais sobre esses processos são os próprios refugiados que estão no Brasil. Já vi gente dizendo que com a situação calamitosa que está no Brasil, que iria pedir refúgio no Canadá. Não acho que isso seja possível, mas como também não sei do futuro do Brasil, sei lá se vai rolar uma guerra civil, uma bomba atômica, ditadura militar, então acho que não custa nada falar sobre esse programa também.
Link: http://www.cic.gc.ca/english/refugees/index.asp